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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0421 - Metodologia do Ensino de Geografia I
Geography Teaching Methodologies I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1.	Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem nessas instituições;
2.	Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre a teoria e a prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar;
3.	Analisar e discutir as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia; 
4.	Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia;
5.	Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares;
6.	Analisar e discutir as propostas e os parâmetros curriculares oficiais;
7.	Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica;
8.	Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia;
9.	Compreender o estágio como um momento importante de preparação para a docência e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação no contexto educativo da escola básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1560400 - Nuria Hanglei Cacete
1868511 - Sonia Maria Vanzella Castellar
 
Programa Resumido
O curso busca constituir um trabalho coletivo, em classe, integrando discussões teóricas e metodológicas relacionadas aos estágios de modo a sensibilizar os alunos para a prática docente. Considerar o estágio como momento importante para a reflexão sobre questões relativas ao cotidiano escolar, que se colocam, sobretudo, na escola pública. O curso visa também compreender o significado da disciplina escolar Geografia no currículo do Ensino Básico. Analisar as propostas e pareceres curriculares oficiais, à luz da bibliografia existente sobre Ensino e Aprendizagem da Geografia. Trabalhar com metodologias convencionais e inovadoras, disciplinares ou interdisciplinares, utilizando, sobretudo, as linguagens mais frequentes na produção e divulgação da ciência geográfica. As atividades desenvolvidas ao longo do curso devem se preocupar com a elucidação das seguintes questões: O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar Geografia?
 
The course seeks to constitute collective work, in class, integrating theoretical and methodological discussions related to internships to raise students' awareness of teaching practice. It considers the internship as an important moment to reflect on issues related to daily school life that arise, above all, in public schools. The course also aims to understand the meaning of the school subject Geography in the Basic Education curriculum. It analyzes official curricular proposals and opinions, in light of the existing bibliography on Geography Teaching and Learning. Work with conventional and innovative, disciplinary or interdisciplinary methodologies, using, above all, the most frequent languages ​​in the production and dissemination of geographic science. Activities developed throughout the course should address the following questions: What to teach? How to teach? Why teach Geography?
 
 
Programa
1. O Estágio Supervisionado; conceito e diretrizes.
2. Elaboração de Projetos de Estágio Supervisionado 
3. A Geografia enquanto ciência e disciplina escolar do Ensino Básico
4. A História da disciplina escolar: as transformações dos conceitos com o movimento da História e das mudanças espaço-temporais.
5. O significado da inserção da Geografia no currículo do Ensino Básico em suas diferentes modalidades. Análise das propostas curriculares e parâmetros curriculares nacionais. O currículo verticalizado e o integrado.
6. As relações entre a Geografia acadêmica e a Geografia escolar desde as origens da disciplina.
7. Os métodos convencionais de ensino da Geografia e a produção didática.
8. Os métodos inovadores e a pesquisa em Geografia: a diversificação de linguagens e sua aplicação no ensino, (fotografias, interpretação de fotos aéreas e das imagens de satélites, literatura, música, filmes e jogos dramáticos).
9. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia.
10. A Geografia e suas relações com as demais disciplinas do currículo: métodos interdisciplinares de apreensão da realidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, apresentação das práticas escolares e dos projetos de ensino efetivados no Ensino Básico, entrevistas e palestras de professores convidados.
Critério
Participação nas atividades do curso, apresentação oral e escrita dos relatórios e trabalhos realizados durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Médio
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos: de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Alunos da escola básica, pais e comunidade correspondente.
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito das disciplinas das Licenciaturas têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da inserção social da FEUSP. Do ponto de vista das/dos discentes, as iniciativas visam possibilitar-lhes experiências formativas por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços educativos formais e não formais. Do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos, as ações buscam promover impacto social decorrente da construção de conhecimentos advindos da relação universidade-sociedade no enfrentamento de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados à vida escolar e demais espaços educativos.
Descrição da atividade
- Levantamento das características da escola e da comunidade – situação socioeconômica e demandas - Entrevistas com os sujeitos sociais e sua análise: alunos, professores, zeladoria, direção, coordenação pedagógica, lideranças da comunidade; - Leitura e análise de documentos oficiais da escola: Plano Anual, Projeto Político Pedagógico, etc. - Estrutura pedagógica: planejamento, projeto pedagógico da escola, relação escola-comunidade, avaliação e aprendizagem, atividades interdisciplinares, projetos didáticos; - Gestão e estrutura de poder na escola; - Elaboração de projeto de estágio considerando as características e as demandas existentes na escola e na comunidade; - Execução do projeto de estágio. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: - Visitas às escolas selecionadas - Reuniões quinzenais com os estudantes - Elaboração de projeto em atendimento às demandas - Levantamento das atividades desenvolvidas
Indicadores de avaliação da atividade
- O contexto sociodemográfico, desempenho escolar, a complexidade da gestão da escola, investimento destinado à educação, rendimento escolar e acesso à educação.

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