1. Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem nessas instituições; 2. Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre a teoria e a prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar; 3. Analisar e discutir as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia; 4. Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia; 5. Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares; 6. Analisar e discutir as propostas e os parâmetros curriculares oficiais; 7. Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica; 8. Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia; 9. Compreender o estágio como um momento importante de preparação para a docência e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação no contexto educativo da escola básica.
O curso busca constituir um trabalho coletivo, em classe, integrando discussões teóricas e metodológicas relacionadas aos estágios de modo a sensibilizar os alunos para a prática docente. Considerar o estágio como momento importante para a reflexão sobre questões relativas ao cotidiano escolar, que se colocam, sobretudo, na escola pública. O curso visa também compreender o significado da disciplina escolar Geografia no currículo do Ensino Básico. Analisar as propostas e pareceres curriculares oficiais, à luz da bibliografia existente sobre Ensino e Aprendizagem da Geografia. Trabalhar com metodologias convencionais e inovadoras, disciplinares ou interdisciplinares, utilizando, sobretudo, as linguagens mais frequentes na produção e divulgação da ciência geográfica. As atividades desenvolvidas ao longo do curso devem se preocupar com a elucidação das seguintes questões: O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar Geografia?
1. O Estágio Supervisionado; conceito e diretrizes. 2. Elaboração de Projetos de Estágio Supervisionado 3. A Geografia enquanto ciência e disciplina escolar do Ensino Básico 4. A História da disciplina escolar: as transformações dos conceitos com o movimento da História e das mudanças espaço-temporais. 5. O significado da inserção da Geografia no currículo do Ensino Básico em suas diferentes modalidades. Análise das propostas curriculares e parâmetros curriculares nacionais. O currículo verticalizado e o integrado. 6. As relações entre a Geografia acadêmica e a Geografia escolar desde as origens da disciplina. 7. Os métodos convencionais de ensino da Geografia e a produção didática. 8. Os métodos inovadores e a pesquisa em Geografia: a diversificação de linguagens e sua aplicação no ensino, (fotografias, interpretação de fotos aéreas e das imagens de satélites, literatura, música, filmes e jogos dramáticos). 9. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia. 10. A Geografia e suas relações com as demais disciplinas do currículo: métodos interdisciplinares de apreensão da realidade
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