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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0421 - Metodologia do Ensino de Geografia I
Methodology of the Teaching of Geography I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1.	Estabelecer vínculos entre a universidade pública e as escolas estaduais e municipais por meio dos estágios e do desenvolvimento de projetos comprometidos com o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem nessas instituições;
2.	Refletir sobre a educação e o ato de educar a partir da relação entre a teoria e a prática, entre o saber acadêmico e o saber escolar;
3.	Analisar e discutir as diferentes concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem em Geografia; 
4.	Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia;
5.	Conhecer, analisar e avaliar projetos e experiências que envolvam trabalhos interdisciplinares;
6.	Analisar e discutir as propostas e os parâmetros curriculares oficiais;
7.	Elaborar e executar projetos que envolvam alternativas metodológicas para o ensino e a aprendizagem em Geografia, tendo como referência as práticas pedagógicas e a realidade da escola básica;
8.	Analisar, produzir e utilizar recursos didáticos e diferentes linguagens no ensino e na aprendizagem em Geografia;
9.	Compreender o estágio como um momento importante de preparação para a docência e como oportunidade ímpar de estudo, investigação, acompanhamento e participação no contexto educativo da escola básica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
979173 - José Eustáquio de Sene
1560400 - Nuria Hanglei Cacete
1868511 - Sonia Maria Vanzella Castellar
 
Programa Resumido
O curso busca constituir um trabalho coletivo, em classe, integrando discussões teóricas e metodológicas relacionadas aos estágios de modo a sensibilizar os alunos para a prática docente. Considerar o estágio como momento importante para a reflexão sobre questões relativas ao cotidiano escolar, que se colocam, sobretudo, na escola pública. O curso visa também compreender o significado da disciplina escolar Geografia no currículo do Ensino Básico. Analisar as propostas e pareceres curriculares oficiais, à luz da bibliografia existente sobre Ensino e Aprendizagem da Geografia. Trabalhar com metodologias convencionais e inovadoras, disciplinares ou interdisciplinares, utilizando, sobretudo, as linguagens mais frequentes na produção e divulgação da ciência geográfica. As atividades desenvolvidas ao longo do curso devem se preocupar com a elucidação das seguintes questões: O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar Geografia?
 
 
 
Programa
1. O Estágio Supervisionado; conceito e diretrizes.
2. Elaboração de Projetos de Estágio Supervisionado 
3. A Geografia enquanto ciência e disciplina escolar do Ensino Básico
4. A História da disciplina escolar: as transformações dos conceitos com o movimento da História e das mudanças espaço-temporais.
5. O significado da inserção da Geografia no currículo do Ensino Básico em suas diferentes modalidades. Análise das propostas curriculares e parâmetros curriculares nacionais. O currículo verticalizado e o integrado.
6. As relações entre a Geografia acadêmica e a Geografia escolar desde as origens da disciplina.
7. Os métodos convencionais de ensino da Geografia e a produção didática.
8. Os métodos inovadores e a pesquisa em Geografia: a diversificação de linguagens e sua aplicação no ensino, (fotografias, interpretação de fotos aéreas e das imagens de satélites, literatura, música, filmes e jogos dramáticos).
9. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem em Geografia.
10. A Geografia e suas relações com as demais disciplinas do currículo: métodos interdisciplinares de apreensão da realidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, apresentação das práticas escolares e dos projetos de ensino efetivados no Ensino Básico, entrevistas e palestras de professores convidados.
Critério
Participação nas atividades do curso, apresentação oral e escrita dos relatórios e trabalhos realizados durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental e Médio
Norma de Recuperação
Critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos: de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
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