1. Discutir o alcance e as limitações do ensino de filosofia no ensino médio. 2. Propor perspectivas de ensino de filosofia, considerando a sua especificidade, a intersecção com outros domínios do saber e com outras disciplinas do currículo. 3. Entender a filosofia no ensino médio como possibilidade de articulação entre a dimensão ético-cultural e a experiência vivida. 4. Propor requisitos mínimos da formação do professor de filosofia para o ensino médio.
A filosofia é uma disciplina estratégica no ensino médio: permite aos alunos a oportunidade de apropriar-se das condições indispensáveis para a elaboração do pensamento reflexivo. Uma adequada formação do professor de filosofia decorre tento de sua compreensão da especificidade do trabalho filosófico quanto seu talento e agilidade na transformação dos elementos deste trabalho, temas, problemas, linguagens, métodos em matéria significativa para os alunos.
1. Filosofia e ensino de filosofia no Brasil. Abordagem histórica. 1.1. A filosofia como disciplina escolar. Trabalho filosófico, atitude filosófica e ato filosófico. 1.2. Filosofia, ensino de filosofia e cultura. Conhecimento e experiência. 2. Imagens da filosofia. Ensinar filosofia: qual filosofia? 2.1. História da filosofia: centro ou referencial? 2.2. A questão da transmissão no ensino de filosofia. 3. Ensino de filosofia e a diversidade. 3.1. Diferença e inclusão escolar. 3.2. Diferença e trans-pedagogia. 4. Preparação para o estágio: orientações e encaminhamentos. 4.1. O relatório como reflexão sobre as experiências de estágio. 4.2. Propostas para a diversificação do estágio: observação; participação; regência; mini-cursos; projetos e seminários.
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