Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0424 - Metodologia do Ensino de Filosofia II
Methodology of Teaching Philosophy II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. De acordo com as diretrizes elaboradas em Metodologia da Filosofia I, especificar estratégias de adequação dos requisitos básicos do trabalho filosófico às condições particulares do ensino médio. 2. Dedicar atenção especial às exigências da leitura filosófica de textos. 3. Elaboração de projetos de ensino de filosofia para o ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
88162 - Celso Fernando Favaretto
1338990 - Paulo Henrique Fernandes Silveira
 
Programa Resumido
Delineados, no curso de Metodologia do Ensino de Filosofia I, os pressupostos do ensino de filosofia no ensino médio, trata-se de elaborar estratégicas de ensino e aprendizagem, diversificadas de acordo com as opções feitas quanto à concepção de filosofia, aos conteúdos, materiais e objetivos específicos.
 
 
 
Programa
1. A formação filosófica e formação cultural do professor de filosofia. 1.1. A importância da pesquisa permanente. 1.2. As relações entre a filosofia, a literatura, a música e as artes plásticas. 2. Objetivos modais do ensino de filosofia: desenvolver as capacidades de conceituação, argumentação e problematização. 2.1. A leitura filosófica dos textos filosóficos e outros. 2.2. Filosofia, linguagem e significação. A enunciação filosófica. 3. Preparação para o estágio: orientações e encaminhamentos. 3.1. O relatório como reflexão sobre as experiências de estágio. 3.2. Propostas para a diversificação do estágio: observação; participação; regência; mini-cursos; projetos e seminários.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas, discussões, seminários e análises de textos.

2. Elaboração de projetos de ensino de filosofia.

3. Análise (assistência e discussão) de filmes, vídeos, documentários.

4. Análise e discussão do material didático.

5. Análise de relatórios de estágio.
Critério
1. Desempenho dos alunos nos seminários e análises de textos.
2. Análise dos projetos de ensino de filosofia elaborados pelos alunos.
3. Relevância dos relat
Norma de Recuperação
Retomada dos trabalhos realizados no semestre, mediante análise de uma dissertação e entrevista individual. Cumprimento das horas de estágios.
- Época: 1ª Quinzena de fevereiro.
 
Bibliografia
     
ARANTES, P. Um Departamento Francês de Ultramar. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
__________ et alii. A Filosofia e seu ensino. Petrópolis/São Paulo: Vozes/ Educ. 1995.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
GALLINA, S.; TOMAZETTI, E. (orgs.). Territórios da prática filosófica. Santa Maria: USFM, 2009.
GOTO, R; SILVEIRA, R. (orgs.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
GELAMO, R. Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino de filosofia. In. Pro-posições. v. 19, n. 3 (57). Campinas: UNICAMP, 2008.
GRANGER, G-G. Por um conhecimento filosófico. Campinas: Papirus, 1989.
HORN, G. Ensinar filosofia pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2009.
KOHAN, W (org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LEBRUN, G. Por que filósofo? In. Estudos CEBRAP-15, São Paulo: CEBRAP, 1976.
MARNOTO, I. (coord.). Didactica da filosofia, v. I-II. Lisboa, Universidade Aberta, 1990.
NIELSEN NETO, H. (org.) O ensino da Filosofia no 2º grau. São Paulo: Sofia/SEAF, 1986.
OBIOLS, G. Uma introdução ao ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.
SILVA, F. Por que filosofia no segundo grau. In. Estudos Avançados, 6(14). São Paulo: IEA-USP, 1992.
TASSIN, E. La ‘valeur formatrice’ de la philodsophie. In. La grève des philosophes. Paris, Osiris, 1986.
TOZZI, M. et. alii. Apprendre à Philosopher dans les Lycées d'aujour’hui. Paris: Hachete, 1992.
VOLTOLINE, R. Educação e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0424

Clique para consultar o oferecimento para EDM0424

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP