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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0425 - Metodologia do Ensino de Física I
Physics Teaching Methodologies I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
a) Fornecer subsídios teóricos e vivências de situações práticas para que o licenciando integre os conhecimentos científicos da área, os conhecimentos didáticos gerais sobre educação, os conhecimentos específicos sobre o ensino da física na educação básica e os conhecimentos sobre os contextos de atuação. 
b) Possibilitar oportunidades de análise crítica sobre situações vivenciadas na escola, durante o estágio, a partir dos pressupostos teóricos trabalhados ao longo da disciplina, construindo apoio para as atividades de implementação de propostas didáticas na escola, em estágio.
c) Conhecer aspectos teóricos que sustentam estratégias e recursos metodológicos para a abordagem da física e utilizar estes conhecimentos para o planejamento de atividades didáticas.
d) Desenvolver autonomia docente que possibilite uma atitude de permanente avaliação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6578131 - Elio Carlos Ricardo
2961052 - Lúcia Helena Sasseron Roberto
2104163 - Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
 
Programa Resumido
Problemas e perspectivas atuais da organização curricular do ensino de física na educação básica. Caracterização do ensino veiculado nas escolas e re-conhecimento da sala de aula, em situações de estágio na escola. Desenvolvimento, aplicação e análise de intervenções em atividades de estágio em situação escolar. Reconhecimento de potencialidades do ensino de Física em contextos não-formais.
 
Curricular organization of physics teaching in basic education: current problems and perspectives. Characteristics of the teaching in schools and the recognition of the classroom in situations of internship at school. Development, application, and analysis of interventions in internship activities in school situations. Recognition of the potential of teaching Physics in non-formal contexts.
 
 
Programa
a) Práticas e abordagens vigentes na escola e as propostas oficiais para o ensino de física na educação básica: organização curricular; concepções sobre ensino, aprendizagem e ciências e suas relações com procedimentos pedagógicos; estratégias didáticas utilizadas nas aulas da educação básica; novas tecnologias para o ensino de física.
b) As relações didáticas entre professor e alunos e entre alunos: interações discursivas na sala de aula; contrato didático
c) Atividades de estágio em uma perspectiva investigativa e inovadora: observação e reconhecimento da escola e das práticas educativas relativas ao Ensino de Física; elaboração, implementação e análise de propostas didáticas; observação de situações de atendimento em instituições de educação não-formal (museus e centros de ciências, observatórios, etc)

Obs: As atividades de estágio ocorrerão concomitantemente e de forma integrada ao demais temas do programa
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por meio de acompanhamento do envolvimento dos estudantes registrado em atividades em sala de aula e atividades de estágio. Estas situações demandarão construção, pelos estudantes, de produções escritas, como portfólios, resenhas e relatórios, podendo compreender também provas escritas. Estas atividades podem compreender ações individuais e em grupo, realizadas em sala de aula ou em outros horários de estudos.
Critério
A aprovação está condicionada à frequência mínima em 75% das aulas, à obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos e à realização do estágio. Médias entre 3,0 (três) e 4,9 (quatro e nove) pontos possibilitam que o estudante realize recuperação em período conforme calendário USP.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado os estágios). 1º semestre: 1ª quinzena de julho.
 
Bibliografia
     
ABIB, M. L. V. dos S. Uma Abordagem Piagetiana para o Ensino da Flutuação dos Corpos. Textos Pesquisa para o Ensino de Ciências, nº 2, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1988.
ABDALLA, Maria Cristina B.. O discreto charme das partículas elementares. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.
ASTOLFI, Jean-Pierre. A didática das ciências Trad. Magda S. S. Fonseca. Campinas-SP: Papirus, 1990.
ASTOLFI, Jean-Pierre et al. As palavras-chave da didática das ciências. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
AQUINO, J. G. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.24, n.2, 1998.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BORGES, M.R.R. Em debate: Cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.p.9 a p.73,1996.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares, aos Parâmetros Curriculares Nacionais, FÍSICA. MEC/SENTEC.
CACHAPUZ, A., GIL- PEREZ, D., CARVALHO, A.M.P., PRAIA, J., VILCHES, A. (2005). A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo, Editora Cortez.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo, Cortez, 1993.
CARVALHO, A. M. P. de (org.) Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage, 2013.
CARVALHO, A. M. P. de (org.) Ensino de Física. São Paulo: Cengage, 2010.
CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage, 2012.
CHALMERS, A.F. O que é Ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 2003.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A. P.. Física. São Paulo: 1992.
EINSTEIN, Albert; INFELD, Leopold. A evolução da física. Trad. Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
FEYNMAN, Richard Philips. Física em 12 lições. Trad. Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
GIL-PEREZ, A. VILCHES, M. EDWARDS, J. F. PRAIA, P. VALDÉS, M. L. VITAL, H. TRICÁRIO E C. RUEDA, A. Educação científica e a situação do mundo: um programa de atividades dirigido a professores. Revista Ciência & Educação. V.9, n.3, 2003.
LEMKE, J. Investigar para el futuro de la educación científica: nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir, University of “Investigación Didátida”, Enseñanza de las ciencias, v.24, n.1, 2006.
MATEUS, Alfredo Luis. Ciência na tela: experimentos no retroprojetor. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como. Trad. Vanise Dresch. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E. P. U., 2000.
MOREIRA, M.A. (1985). Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos. São Paulo. Editora Moraes.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PIETROCOLA, Maurício (org.). Ensino de Física: conteúdos, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.
SILVA, Cibelle Celestino (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
VILLANI, A. Reflexões Sobre o Ensino de Física no Brasil: Práticas, Conteúdos e Pressupostos. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 6, n. 2., 1984.

Obs: Serão também utilizados livros didáticos de Física para o Ensino Médio e artigos diversos de periódicos da área de ensino de ciências, como:
Revista Brasileira de Ensino de Física.
Caderno Catarinense de Ensino de Física.
Investigações no Ensino de Ciências
Ensaio
Ciência & Educação
Enseñanza de las Ciencias.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes, professores e comunidades escolares da educação básica em ações voltadas ao ensino e à aprendizagem de física.
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito das disciplinas das Licenciaturas têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da inserção social da FEUSP. Do ponto de vista das/dos discentes, as iniciativas visam possibilitar-lhes experiências formativas por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços educativos formais e não formais. Do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos, as ações buscam promover impacto social decorrente da construção de conhecimentos advindos da relação universidade-sociedade no enfrentamento de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados à vida escolar e demais espaços educativos.
Descrição da atividade
Leitura e discussão de textos; participação em atividades de ensino voltadas à comunidade escolar e não escolar, por meio de acompanhamento, planejamento e implementação de propostas; discussões e avaliação sobre experiências ocorridas nos momentos de estágio; apresentação de registros e relatos críticos sobre as experiências. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: O acompanhamento acontecerá a partir de relatos produzidos de modo oral e escrito pelos estagiários e em discussões estabelecidas em sala de aula e em momentos de supervisão com os docentes responsáveis e estagiários de pós-graduação.
Indicadores de avaliação da atividade
Engajamento com as propostas e posicionamento crítico frente às atividades.

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