a) Fornecer subsídios teóricos e vivências de situações práticas para que o licenciando integre os conhecimentos científicos da área, os conhecimentos didáticos gerais sobre educação, os conhecimentos específicos sobre o ensino da física na educação básica e os conhecimentos sobre os contextos de atuação. b) Possibilitar oportunidades de análise crítica sobre situações vivenciadas na escola, durante o estágio, a partir dos pressupostos teóricos trabalhados ao longo da disciplina, construindo apoio para as atividades de implementação de propostas didáticas na escola, em estágio. c) Conhecer aspectos teóricos que sustentam estratégias e recursos metodológicos para a abordagem da física e utilizar estes conhecimentos para o planejamento de atividades didáticas. d) Desenvolver autonomia docente que possibilite uma atitude de permanente avaliação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos.
Problemas e perspectivas atuais da organização curricular do ensino de física na educação básica. Caracterização do ensino veiculado nas escolas e re-conhecimento da sala de aula, em situações de estágio na escola. Desenvolvimento, aplicação e análise de intervenções em atividades de estágio em situação escolar. Reconhecimento de potencialidades do ensino de Física em contextos não-formais.
a) Práticas e abordagens vigentes na escola e as propostas oficiais para o ensino de física na educação básica: organização curricular; concepções sobre ensino, aprendizagem e ciências e suas relações com procedimentos pedagógicos; estratégias didáticas utilizadas nas aulas da educação básica; novas tecnologias para o ensino de física. b) As relações didáticas entre professor e alunos e entre alunos: interações discursivas na sala de aula; contrato didático c) Atividades de estágio em uma perspectiva investigativa e inovadora: observação e reconhecimento da escola e das práticas educativas relativas ao Ensino de Física; elaboração, implementação e análise de propostas didáticas; observação de situações de atendimento em instituições de educação não-formal (museus e centros de ciências, observatórios, etc) Obs: As atividades de estágio ocorrerão concomitantemente e de forma integrada ao demais temas do programa
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