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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0428 - Metodologia do Ensino de Matemática II
Mathematics Teaching Methodologies II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
No currículo da Licenciatura, a disciplina EDM 0428 METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA II está situada em uma dupla confluência: a que se dá entre as disciplinas pedagógicas e as de conteúdo específico (Matemática) e também a que diz respeito ao encontro do discurso teórico sobre Matemática e Educação e a realidade concreta da sala de aula. 
Entre os objetivos da disciplina encontram-se:
- uma reflexão crítica sobre as concepções a respeito da Matemática partilhadas pelos licenciandos, bem como sobre a influência de tais concepções sobre a prática pedagógica;
- a articulação entre os temas tratados nas disciplinas pedagógicas e os conteúdos matemáticos do restante do currículo da Licenciatura;
O estabelecimento de pontes entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo da Licenciatura e aqueles que os licenciandos irão lecionar na escola básica;
- a conscientização sobre a situação do ensino de Matemática no Brasil e em outros países, por meio de contatos com currículos, programas e outros materiais didáticos;
- a pratica efetiva do ensino de Matemática, por meio de estágios supervisionados, aulas simuladas, docência orientada, bem como de outros trabalhos diretamente relacionados com a ação docente
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
10625191 - Raquel Milani
1696002 - Vinicio de Macedo Santos
 
Programa Resumido
Concepções sobre a Matemática e conseqüências para o ensino; Abordagem crítica de temas selecionados        entre os conteúdos a serem ensinados na Escola Básica; Materiais didáticos para o ensino de Matemática; Planejamento e avaliação de atividades didáticas em Matemática. Currículos de Matemática (conteúdos, forma de organização). Questões de natureza epistemológica relacionadas com o ensino de Matemática. Abordagem crítica das tecnologias informáticas como recurso pedagógico.
 
Conceptions about Mathematics and consequences for teaching; Critical approach to topics selected from the content to be taught in Basic School; Didactic materials for teaching Mathematics; Planning and evaluation of teaching activities in Mathematics. Mathematics Curricula (contents, form of organization). Questions of an epistemological nature related to the teaching of Mathematics. Critical approach to computer technologies as a pedagogical resource.
 
 
Programa
II-1 A avaliação em Matemática: características
a) Concepções de avaliação: medida e indícios
b) Avaliação e planejamento: projetos, mapas, instrumentos
II-2 Currículos de Matemática na escola básica: análise de conteúdos e organização
a) Currículos da escola básica no Brasil: análise de conteúdos específicos
b) A articulação entre o ensino de Matemática Elementar e a Matemática Superior
II-3 Epistemologia e didática da Matemática: questões
a) Questões de natureza histórico-filosófica e sua relação com o ensino
b) Questões de natureza psico-sociológica e sua relação com o ensino
II-4 Questões abertas relevantes para professores de Matemática: discussão
a) Tecnologias informáticas na escola: possibilidades e limites
b) Outras questões, em função do interesse dos licenciandos

PCC: 

- Atividades realizadas em eventos acadêmicos na universidade e relacionadas a temas do programa da disciplina como, por exemplo: oficinas, minicursos, workshops, exposições, palestras, vídeos, filmes.
- Monitoria em eventos voltados para a capacitação de professores para o ensino de Matemática realizados na Universidade ou na escola;
- Visitas a exposições, feiras, museus, escolas, teatro desde que relacionadas com as temáticas do ensino de Matemática na educação básica
- Leituras adicionais de textos sobre temáticas afins com o programa da disciplina e elaboração de textos relacionados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os trabalhos a serem desenvolvidos incluem atividades diversificadas, como Instrumentações para o Ensino, Aulas simuladas, Trabalhos em Grupo, pequenos Projetos de Pesquisa, leitura de livros ou artigos, preparação de materiais didáticos, preparação de atividades para os estágios, entre outras. Instrumentações para o ensino - Têm a forma de aulas expositivas dialogadas, ministradas pelo professor responsável, abordando tema relativo ao conteúdo da disciplina. Ao final do semestre letivo, os alunos deverão submeter-se a uma prova escrita sobre os temas abordados nas Instrumentações. Aulas Simuladas - São atividades a serem realizadas em classe pelos licenciandos, com orientação do professor responsável. Cada aluno deverá apresentar uma aula para os demais colegas, apresentando um tema relacionado com o currículo da escola básica com uma forma de abordagem inovadora. Projetos de Pesquisa - São pequenos trabalhos de investigação realizados por um grupo de 3 a 5 alunos, ao longo do semestre letivo, sobre um tema de caráter problemático, envolvendo a busca da resposta a uma ou mais questões inicialmente formuladas pelo grupo. Ao final do semestre, o produto final da investigação será um relatório, a ser apresentado em sala de aula. Leituras - Cada um dos licenciandos deverá escolher um livro que considere relacionado com a formação do professor de Matemática, e após uma leitura crítica, apresentá-lo aos colegas em classe, de modo a convencê-los da importância da referida leitura. Estágios - Os alunos deverão realizar Estágios, supervisionados pelo professor (60h por semestre). É imprescindível que uma parte das atividades de estágio seja realizada em escolas da rede pública, entre as quais se inclui a Escola de Aplicação da FEUSP. Relatos de situações de interesse coletivo ocorridas durante as atividades de Estágio deverão ocorrer em algumas das aulas da disciplina, para possibilitar uma discussão conjunta e uma troca de experiências. Cada aluno apresentará um Relatório Final circunstanciado sobre as atividades de Estágio desenvolvidas ao longo de cada semestre.
Critério
Todas as atividades desenvolvidas, tanto individualmente quanto em grupo, serão consideradas na Avaliação Final dos alunos. Dada a natureza da disciplina, a freqüência às aulas e a participação efetiva nas mesmas são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos, sendo levadas em conta na Avaliação. A ponderação das diversas atividades será realizada a cada semestre, sendo fixada no início das aulas, e podendo variar de um semestre para outro. Um exemplo de atribuição de valores às atividades é o seguinte: Prova sobre as Instrumentações: 20% (2,0) Relatório circunstanciado das atividades de Estágio: 20% (2,0) Apresentação de Leituras em classe: 15% (1,5) Apresentação de Aula Simulada: 15% (1,5) Apresentação do Projeto de Pesquisa: 20% (2,0) Participação em classe: 10% (1,0) TOTAL: 100% (10,0)
Norma de Recuperação
Serão fixadas na época adequada, em função das atividades efetivamente realizadas
 
Bibliografia
     
BARKER, S. – Filosofia da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
BOYER, C. B. – História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
BRUMFIEL-KRAUSE – Elementary mathematics for teachers. London: Addison-Wesley, 1969.
BUTLER and WREN – The teaching of secondary mathematics. New York: McGraw-Hill, 1965.
BRONOWSKI, J. – O senso comum da Ciência. São Paulo: Edusp/Itatiaia, 1979.
CARAÇA, B. J. – Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.
COSTA, M. A. – As idéias fundamentais da Matemática. São Paulo: Edusp, 1971.
COURANT, R., and ROBBINS, H. - O que é a Matemática? Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000
DEVLIN, K. – O gene da Matemática. Rio de Janeiro: Record, 2004.
__________ - Mathematics – The Science of Patterns. New York:  Scientific American Library, 1994.
EVES, H. – Introdução à História da Matemática. Campinas: Edit da UNICAMP, 2004.
FREUDENTHAL, H. – Perspectivas da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
IFRAH, G. – História Universal dos Algarismos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
LIMA, E. L. et alii – A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1999.
LIONNAIS, F. (org.) – Las grandes corrientes del pensamiento matemático. Buenos Aires: Universitária, 1962.
MACHADO, N. J. – Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1987.
_________  - Matemática e Língua Materna. São Paulo: Cortez, 1990.
__________ - Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1995.
MACHADO, N. J., CUNHA, M. O. – Lógica e linguagem cotidiana.  Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MENNINGER, K. – Number words and number symbols. A cultural History of Numbers. New York: Dover, 1992.
MLODINOW, L. – A janela de Euclides. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
SAUTOY, M. du – A música dos números primos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2007.
VAN-HIELE, P. Structure and insight: a theory of mathematics education. N. York: Academic Press, 1986.
WILDER, R. L. – Evolution of mathematical concepts. London: Open University, 1973.

REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo
 (Todos os números)
REVISTA EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA. Associação dos Professores de Matemática. Lisboa 
(Todos os números)
O                 Esta é uma bibliografia geral, de referência: para cada atividade da disciplina, será sugerida uma bibliografia específica.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
comunidade escolar.
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito das disciplinas das Licenciaturas têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da inserção social da FEUSP. Do ponto de vista das/dos discentes, as iniciativas visam possibilitar-lhes experiências formativas por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços educativos formais e não formais. Do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos, as ações buscam promover impacto social decorrente da construção de conhecimentos advindos da relação universidade-sociedade no enfrentamento de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados à vida escolar e demais espaços educativos.
Descrição da atividade
- Interação dos estagiários com a equipe gestora e professores da escola onde o estágio será realizado; - Planejamento de atividades de ensino e avaliação pelos estagiários sob a supervisão do docente da disciplina e professor da escola; - Exposição dos estagiários sobre objetivos e atividades do estágio com os estudantes para a comunidade escolar; - Implementação de atividades de ensino e avaliação junto aos estudantes na escola; - Compartilhamento de atividades de ensino e metodologias e seus fundamentos com a comunidade escolar; - Vivência de atividades (palestras, minicurso, apresentação de vídeos, exposições, feiras científicas etc. com a comunidade escolar abrangendo os responsáveis pelos estudantes da escola; - Divulgação de resultados de atividades de estágio em murais da escola com divulgação para a comunidade escolar incluindo responsáveis pelos estudantes da escola. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: Por meio de relatos e relatórios dos estudantes
Indicadores de avaliação da atividade
relatos de grupos da comunidade escolar a professores e estudantes.

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