No currículo da Licenciatura, a disciplina EDM 0428 METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA II está situada em uma dupla confluência: a que se dá entre as disciplinas pedagógicas e as de conteúdo específico (Matemática) e também a que diz respeito ao encontro do discurso teórico sobre Matemática e Educação e a realidade concreta da sala de aula. Entre os objetivos da disciplina encontram-se: - uma reflexão crítica sobre as concepções a respeito da Matemática partilhadas pelos licenciandos, bem como sobre a influência de tais concepções sobre a prática pedagógica; - a articulação entre os temas tratados nas disciplinas pedagógicas e os conteúdos matemáticos do restante do currículo da Licenciatura; O estabelecimento de pontes entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo da Licenciatura e aqueles que os licenciandos irão lecionar na escola básica; - a conscientização sobre a situação do ensino de Matemática no Brasil e em outros países, por meio de contatos com currículos, programas e outros materiais didáticos; - a pratica efetiva do ensino de Matemática, por meio de estágios supervisionados, aulas simuladas, docência orientada, bem como de outros trabalhos diretamente relacionados com a ação docente
Concepções sobre a Matemática e conseqüências para o ensino; Abordagem crítica de temas selecionados entre os conteúdos a serem ensinados na Escola Básica; Materiais didáticos para o ensino de Matemática; Planejamento e avaliação de atividades didáticas em Matemática. Currículos de Matemática (conteúdos, forma de organização). Questões de natureza epistemológica relacionadas com o ensino de Matemática. Abordagem crítica das tecnologias informáticas como recurso pedagógico.
II-1 A avaliação em Matemática: características a) Concepções de avaliação: medida e indícios b) Avaliação e planejamento: projetos, mapas, instrumentos II-2 Currículos de Matemática na escola básica: análise de conteúdos e organização a) Currículos da escola básica no Brasil: análise de conteúdos específicos b) A articulação entre o ensino de Matemática Elementar e a Matemática Superior II-3 Epistemologia e didática da Matemática: questões a) Questões de natureza histórico-filosófica e sua relação com o ensino b) Questões de natureza psico-sociológica e sua relação com o ensino II-4 Questões abertas relevantes para professores de Matemática: discussão a) Tecnologias informáticas na escola: possibilidades e limites b) Outras questões, em função do interesse dos licenciandos PCC: - Atividades realizadas em eventos acadêmicos na universidade e relacionadas a temas do programa da disciplina como, por exemplo: oficinas, minicursos, workshops, exposições, palestras, vídeos, filmes. - Monitoria em eventos voltados para a capacitação de professores para o ensino de Matemática realizados na Universidade ou na escola; - Visitas a exposições, feiras, museus, escolas, teatro desde que relacionadas com as temáticas do ensino de Matemática na educação básica - Leituras adicionais de textos sobre temáticas afins com o programa da disciplina e elaboração de textos relacionados.
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