A disciplina Metodologia do Ensino de Psicologia II visa dar continuidade às discussões trazidas em Metodologia do Ensino de Psicologia I, tendo em vista a ampliação das competências e habilidades que foram desenvolvidas no núcleo comum dos cursos de formação de psicólogos, nas disciplinas da Licenciatura do IPUSP e das disciplinas realizadas pelos alunos na FEUSP. O seu objetivo maior será formar um profissional capaz de “ atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros socioeducativos, instituições e outros”. (Parecer CNE/CES no. 338/2009). O programa de Metodologia do Ensino de Psicologia II segue a proposta da Resolução no. 5, de 15 de março de 2011, que especificou ainda melhor o Projeto Pedagógico para a Formação do Professor de Psicologia, propondo que ele deverá se pautar na construção das competências e habilidades básicas constantes no núcleo comum do curso de Psicologia e daquelas previstas nas Diretrizes Nacionais para a Formação do professor da Educação Básica, em nível superior. A proposta da disciplina Metodologia do Ensino de Psicologia II seguirá os encaminhamentos do Projeto Pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia, apresentando os seguintes objetivos básicos: 1. Complementar a formação de psicólogos, articulando os saberes específicos da área com os conhecimentos didáticos e metodológicos. 2. Possibilitar a formação de professores de Psicologia comprometida com as transformações político-sociais, adequando sua prática pedagógica às exigências de uma educação inclusiva. 3. Formar os professores de Psicologia comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamento e ação. Um destaque será dado aos seguintes conteúdos direcionados a construção dos conhecimentos, habilidades e competências do professor de Psicologia: a) Trazer uma visão abrangente do papel social do educador, assim como a reflexão sobre sua prática e a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do futuro professor. b) Articular e utilizar os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos no curso de Psicologia para a ampliação e o amadurecimento do papel do professor. c) Levar em conta as características de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, o contexto socioeconômico e cultural, bem como na organização didática de conteúdos e na escolha de estratégias e técnicas a serem empregadas. d) Promover o conhecimento da organização escolar, gestão e legislação de ensino referentes à Educação no Brasil, assim como a análise das questões educacionais relativas à dinâmica institucional e à organização do trabalho docente. e) Refletir a respeito da realidade escolar brasileira e as articulações existentes com as políticas públicas educacionais e o contexto socioeconômico mais amplo. f) Refletir a respeito dos estágios supervisionados relativos à prática de ensino de Psicologia. A disciplina, além da carga horária de estágio, terá 20 horas dedicadas às Práticas como Componentes Curriculares. Nelas será feita a análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudos de casos ou através de relatos de entrevistas de professores e alunos. Também serão analisados os materiais pedagógicos utilizados pelos professores em sala de aula. As discussões se voltarão à análise das situações de estágio e a propostas de intervenção. Também estão previstas visitas e a participação de eventos relativos à área de Ensino de Psicologia. E a apresentação de filmes vinculados aos assuntos abordados no programa da disciplina. Os objetivos específicos da disciplina são os seguintes: 1. Refletir a respeito da prática docente do professor de Psicologia, transformando-a em um processo de investigação, construção e reconstrução do saber pedagógico e saber psicológico. 2. Repensar as questões de estágio e de que forma elas contribuem para a formação do professor no Ensino de Psicologia. 3. Repensar as questões de sala de aula e de que maneira elas atingem ao professor de Psicologia. 4. Repensar as questões da escola e do projeto político pedagógico em relação ao trabalho do Professor de Psicologia. 5. Repensar as questões metodológicas e de que maneira elas podem auxiliar os professores de Psicologia. 6. Refletir a respeito dos processos de exclusão/ inclusão na escola. 7. Refletir a respeito do uso das novas tecnologias nos processos educativos e psicológicos. 8. Refletir a respeito dos processos avaliativos na escola.
A disciplina de Metodologia do Ensino de Psicologia II pretende contribuir para a formação do professor de Psicologia em seus diversos níveis de especialidade, a saber: na análise das políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e técnicos, na educação continuada e nos contextos de educação informal como os abrigos, centros socioeducativos, instituições, etc. O eixo central desta disciplina serão as discussões a respeito do professor como investigador do ensino de Psicologia. Começando a partir de como ele trabalha e indo na direção final dos processos avaliativos. O curso de Metodologia do Ensino de Psicologia II pretende discutir qual o lugar estratégico do professor de Psicologia e do Ensino de Psicologia pensando em seus diferentes níveis. Um lugar de destaque será dado ao estágio supervisionado que propiciará que os alunos reflitam a respeito da prática docente nos contextos formais e informais de educação e nas situações de sala de aula. O objeto de estudo maior será o próprio conceito de ensino de Psicologia e investigação das práticas em situação de sala de aula e no estudo do desenvolvimento do trabalho pedagógico nos contextos institucionais educativos.
Conteúdo Programático: 1. O Professor de Psicologia como investigador: 1.1. Da própria práxis 1.2. Dos alunos 1.3. Da realidade atual da escola 1.4. Do Projeto Político Pedagógico 1.5. Da aula 1.6. Dos processos avaliativos 1.7. Dos processos de exclusão e inclusão escolar 1.8. Das novas mídias eletrônicas e televisivas 2. A preparação dos documentos pedagógicos: plano de aula, preparação de textos e materiais didáticos.
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