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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0430 - Metodologia do Ensino de Psicologia II
Methodology of Teaching Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina Metodologia do Ensino de Psicologia II visa dar continuidade às discussões trazidas em Metodologia do Ensino de Psicologia I, tendo em vista a ampliação das competências e habilidades que foram desenvolvidas no núcleo comum dos cursos de formação de psicólogos, nas disciplinas da Licenciatura do IPUSP e das disciplinas realizadas pelos alunos na FEUSP. 
O seu objetivo maior será formar um profissional capaz de “ atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos, na educação continuada, assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros socioeducativos, instituições e outros”. (Parecer CNE/CES no. 338/2009). 
O programa de Metodologia do Ensino de Psicologia II segue a proposta da Resolução no. 5, de 15 de março de 2011, que especificou ainda melhor o Projeto Pedagógico para a Formação do Professor de Psicologia, propondo que ele deverá se pautar na construção das competências e habilidades básicas constantes no núcleo comum do curso de Psicologia e daquelas previstas nas Diretrizes Nacionais para a Formação do professor da Educação Básica, em nível superior. 
A proposta da disciplina Metodologia do Ensino de Psicologia II seguirá os encaminhamentos do Projeto Pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia, apresentando os seguintes objetivos básicos:
1.	Complementar a formação de psicólogos, articulando os saberes específicos da área com os conhecimentos didáticos e metodológicos.
2.	Possibilitar a formação de professores de Psicologia comprometida com as transformações político-sociais, adequando sua prática pedagógica às exigências de uma educação inclusiva.
3.	Formar os professores de Psicologia comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania, capazes de refletir, expressar e construir, de modo crítico e criativo, novos contextos de pensamento e ação.
Um destaque será dado aos seguintes conteúdos direcionados a construção dos conhecimentos, habilidades e competências do professor de Psicologia:
a)	Trazer uma visão abrangente do papel social do educador, assim como a reflexão sobre sua prática e a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do futuro professor.
b)	Articular e utilizar os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos no curso de Psicologia para a ampliação e o amadurecimento do papel do professor.
c)	Levar em conta as características de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, o contexto socioeconômico e cultural, bem como na organização didática de conteúdos e na escolha de estratégias e técnicas a serem empregadas.
d)	Promover o conhecimento da organização escolar, gestão e legislação de ensino referentes à Educação no Brasil, assim como a análise das questões educacionais relativas à dinâmica institucional e à organização do trabalho docente.
e)	Refletir a respeito da realidade escolar brasileira e as articulações existentes com as políticas públicas educacionais e o contexto socioeconômico mais amplo. 
f)	Refletir a respeito dos estágios supervisionados relativos à prática de ensino de Psicologia.  

A disciplina, além da carga horária de estágio, terá 20 horas dedicadas às Práticas como Componentes Curriculares. Nelas será feita a análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudos de casos ou através de relatos de entrevistas de professores e alunos. Também serão analisados os materiais pedagógicos utilizados pelos professores em sala de aula. As discussões se voltarão à análise das situações de estágio e a propostas de intervenção. Também estão previstas visitas e a participação de eventos relativos à área de Ensino de Psicologia. E a apresentação de filmes vinculados aos assuntos abordados no programa da disciplina.   

Os objetivos específicos da disciplina são os seguintes: 
1.	Refletir a respeito da prática docente do professor de Psicologia, transformando-a em um processo de investigação, construção e reconstrução do saber pedagógico e saber psicológico. 
2.	Repensar as questões de estágio e de que forma elas contribuem para a formação do professor no Ensino de Psicologia. 
3.	Repensar as questões de sala de aula e de que maneira elas atingem ao professor de Psicologia. 
4.	Repensar as questões da escola e do projeto político pedagógico em relação ao trabalho do Professor de Psicologia. 
5.	Repensar as questões metodológicas e de que maneira elas podem auxiliar os professores de Psicologia.
6.	Refletir a respeito dos processos de exclusão/ inclusão na escola.
7.	Refletir a respeito do uso das novas tecnologias nos processos educativos e psicológicos. 
8.	Refletir a respeito dos processos avaliativos na escola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2089052 - Leny Magalhaes Mrech
 
Programa Resumido
A disciplina de Metodologia do Ensino de Psicologia II pretende contribuir para a formação do professor de Psicologia em seus diversos níveis de especialidade, a saber: na análise das políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos profissionalizantes e técnicos, na educação continuada e nos contextos de educação informal como os abrigos, centros socioeducativos, instituições, etc. 
O eixo central desta disciplina serão as discussões a respeito do professor como investigador do ensino de Psicologia. Começando a partir de como ele trabalha e indo na direção final dos processos avaliativos. 
O curso de Metodologia do Ensino de Psicologia II pretende discutir qual o lugar estratégico do professor de Psicologia e do Ensino de Psicologia pensando em seus diferentes níveis.   
Um lugar de destaque será dado ao estágio supervisionado que propiciará que os alunos reflitam a respeito da prática docente nos contextos formais e informais de educação e nas situações de sala de aula. 
O objeto de estudo maior será o próprio conceito de ensino de Psicologia e investigação das práticas em situação de sala de aula e no estudo do desenvolvimento do trabalho pedagógico nos contextos institucionais educativos.
 
 
 
Programa
Conteúdo Programático:
1.	O Professor de Psicologia como investigador: 
1.1.	Da própria práxis
1.2.	Dos alunos 
1.3.	Da realidade atual da escola
1.4.	Do Projeto Político Pedagógico
1.5.	Da aula
1.6.	Dos processos avaliativos
1.7.	 Dos processos de exclusão e inclusão escolar
1.8.	Das novas mídias eletrônicas e televisivas 
2.	A preparação dos documentos pedagógicos: plano de aula, preparação de textos e materiais didáticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas de aprofundamento dos conteúdos. Aulas visando a articulação dos conteúdos do curso de Formação de Psicólogos e o impacto desses conteúdos na Educação. Uma construção contínua a ser estabelecida pelo professor e alunos. Orientação e acompanhamento dos projetos de estágio. O estágio obrigatório será de 60 horas feito em escola pública preferencialmente. No caso dos alunos da Psicologia a sugestão seria que eles estagiassem nas escolas técnicas em disciplinas que apresentam o conteúdo de Psicologia. A avaliação será continua visando o desenvolvimento do aluno na disciplina e na condução do estágio e na preparação do relatório de estágio e aulas programadas. Um destaque especial será dado às Práticas como Componentes Curriculares (30 horas). Em todas as aulas haverá um tempo específico dedicado a discutir de que maneira poderíamos pensar a articulação entre os conteúdos dados em classe e os estágios em relação às práticas como componentes curriculares. Uma constante revisão do que o aluno já teve anteriormente no Curso de Psicologia e como ele poderia utilizar esses conteúdos em situações de ensino de Psicologia.
Critério
Verificação de leituras. Análise da apresentação do conteúdo das aulas dos alunos. Participação nas aulas expositivas da professora. Participação nas atividades de grupo. Análise da montagem do estágio e do relatório de estágio. Domínio dos conceitos fundamentais apresentados.
Norma de Recuperação
Os alunos reprovados ao final do semestre farão recuperação no prazo regulamentar, mediante a realização de uma prova dissertativa a respeito dos principais conteúdos trazidos pelo curso.
 
Bibliografia
     
AMADO, Ana Cristina da Silva – O Ensino de Psicologia: o Cenário Atual In SEKKEL,  Marie Claire e BARROS,  Carlos César (organizadores) – Licenciatura em Psicologia – temas atuais. São Paulo, Editora Zagodoni, 2013.
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