1. Fomentar o senso crítico do licenciando, que propicie uma atuação sistêmica nos diversos espaços profissionais de seu domínio, em especial nos contextos escolares e de sala de aula. 2. Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e práticos sobre a organização e planejamento do ensino, e sobre os processos de ensino e aprendizagem de Química e Ciências. 3. Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Química no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, por meio do estágio supervisionado e de planos de ensino.
As disciplinas de Metodologia do Ensino de Química I e II são oferecidas a partir de uma visão de continuidade e integração entre ambas. Reflexões e discussões sobre cultura, ciência e processos de produção de conhecimento, sobre a organização, planejamento das atividades e módulos temáticos de ensino de Química no Fundamental II e Médio, sobre o papel da linguagem, experimentação, história, tecnologias digitais e meios mediacionais no ensino e na aprendizagem de ciências, antecipam o desenvolvimento de projetos de planejamento e sua realização, que são sistematicamente estudados por meio de técnicas de análise de episódios de ensino, subsidiando a reflexão sobre as ações mediadas em sala de aula, de modo a permitir a instauração de práticas e a apropriação de fundamentos teóricos sobre a avaliação e o planejamento do ensino. Concomitantemente, ocorrem os estágios supervisionados a partir de projetos individuais e coletivos, realizados em escolas campo, preferencialmente da rede pública de ensino. Neles, serão coletadas informações sobre a infraestrutura e espaços físicos, o professor, os alunos, a coordenação pedagógica e a direção da escola. Também serão observadas as atividades de ensino, as interações e outros aspectos da sala de aula. Atividades e planos de ensino serão desenvolvidos na escola campo. Atividades de Práticas como Componentes Curriculares estão relacionadas à produção de sequências didáticas, materiais de apoio ao aluno e ao professor que serão aplicados na forma de minicursos temáticos.
1. A prática de ensino na formação docente e o papel do estágio supervisionado. 2. Projetos de estágios supervisionados. 3. Noções sobre cultura, ciência e formas de produção de conhecimento químico e conhecimento escolar. 4. Sobre a linguagem, medição e o processo de elaboração de significado. 5. Análise de episódios de ensino. 6. Sobre a noção de atividade de ensino. 7. Os eixos conceitual, temático e da atividade na organização e planejamento do ensino. 8. O papel das tecnologias digitais na organização do ensino e na mediação da aprendizagem.
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