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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0432 - Metodologia do Ensino de Quimica II
Chemistry Teaching Methodologies II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 60 h , Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1. Fomentar o senso crítico do licenciando, que propicie uma atuação sistêmica nos diversos espaços profissionais de seu domínio, em especial nos contextos escolares e de sala de aula.
2. Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e práticos sobre a organização e planejamento do ensino, e sobre os processos de ensino e aprendizagem de Química e Ciências.
3. Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Química no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, por meio do estágio supervisionado e de planos de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
504200 - Agnaldo Arroio
2142893 - Marcelo Giordan Santos
 
Programa Resumido
As disciplinas de Metodologia do Ensino de Química I e II são oferecidas a partir de uma visão de continuidade e integração entre ambas. Reflexões e discussões sobre cultura, ciência e processos de produção de conhecimento, sobre a organização, planejamento das atividades e módulos temáticos de ensino de Química no Fundamental II e Médio, sobre o papel da linguagem, experimentação, história, tecnologias digitais e meios mediacionais no ensino e na aprendizagem de ciências, antecipam o desenvolvimento de projetos de planejamento e sua realização, que são sistematicamente estudados por meio de técnicas de análise de episódios de ensino, subsidiando a reflexão sobre as ações mediadas em sala de aula, de modo a permitir a instauração de práticas e a apropriação de fundamentos teóricos sobre a avaliação e o planejamento do ensino. Concomitantemente, ocorrem os estágios supervisionados a partir de projetos individuais e coletivos, realizados em escolas campo, preferencialmente da rede pública de ensino. Neles, serão coletadas informações sobre a infraestrutura e espaços físicos, o professor, os alunos, a coordenação pedagógica e a direção da escola. Também serão observadas as atividades de ensino, as interações e outros aspectos da sala de aula. Atividades e planos de ensino serão desenvolvidos na escola campo. Atividades de Práticas como Componentes Curriculares estão relacionadas à produção de sequências didáticas, materiais de apoio ao aluno e ao professor que serão aplicados na forma de minicursos temáticos.
 
The disciplines of Chemistry Teaching Methodology I and II are offered based on a perspective of continuity and integration between them. Reflections and discussions about culture, science, and the processes of knowledge production, about the organization, and planning of the activities and thematic modules of the teaching of Chemistry in Middle School and High School, about the role of language, experimentation, history, digital technologies and mediational means in the teaching and learning of science, anticipate the development of planning projects and their accomplishment, which are systematically studied through techniques of teaching episodes analysis, offering a reflection about actions mediated in the classroom to allow the establishment of practices and appropriation of theoretical foundations about evaluation and teaching planning. At the same time, the supervised internships occur based on individual and collective projects that take place in field school, preferably in public schools. The teacher, the students, the pedagogical coordination, and the director of the school collect information about the infrastructure and physical space there. Teaching activities interactions and other aspects of the classroom will also be observed. Activities and teaching planning will also be developed in the field school. Activities and teaching planning with Curricular Components are related to the production of didactic sequences, support material to students and the teacher will be applied in the format of thematic mini-courses.
 
 
Programa
1. A prática de ensino na formação docente e o papel do estágio supervisionado.
2. Projetos de estágios supervisionados.
3. Planejamento de módulos temáticos de ensino.
4. Elaboração de material de apoio às atividades de ensino.
5. Execução de planos de ensino em sala de aula.
6. Avaliação e reflexão sobre a prática de ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Elaboração de projeto, relatório sobre o estágio supervisionado e sobre o planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino. Elaboração de resenhas sobre textos de livros e revistas sobre Educação em Química e Ciências. Análise de episódios de sala de aula. Leitura e discussão de textos. Elaboração, aplicação e avaliação de planos de ensino para o Ensino Fundamental II e Médio. Apresentação de seminários. Participação e desenvolvimento de atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Critério
Elaboração de resenhas, de projetos e relatórios de estágio, de planos de ensino, provas escritas e arguição oral.
Norma de Recuperação
Provas e trabalhos escritos.
 
Bibliografia
     
CHASSOT, A. e OLIVEIRA, R.J. (org.). “Ciência, ética e cultura na educação”. Ed. UNISINOS, São Leopoldo, 1998.
ECHEVERRÍA, A.R e ZANON, L.B. (org.). “Formação superior em Química no Brasil”. Ed. UNIJUÍ. Ijuí, 2010.
GIORDAN, M. “Computadores e linguagens nas aulas de ciências”. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, Reimpressão, 2013.
LOPES, Alice R.C. “Conhecimento escolar: ciência e cotidiano”. Ed. UERJ, Rio de Janeiro, 1999.
MALDANER, O.A. “A formação inicial e continuada de professores de Química”. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 4ª ed., 2013.
MALDANER, O.A. E ZANON, L.B. “Fundamentos e propostas de ensino de química para a Educação Básica no Brasil”. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 2012.
MACHADO, A.H. “Aula de Química: discurso e conhecimento”. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014.
MORTIMER, E.F. “Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências”. Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2000.
SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. “Educação em Química: compromisso com a cidadania”. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 4ª ed., 2010.
OLIVEIRA, R.J. “A escola e o ensino de ciências”. Ed. UNISINOS, São Leopoldo, 2000.
VIGOTSKI L.S. “A construção do pensamento e da linguagem”. Ed. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2a ed., 2009.

Periódicos:
Química Nova, Química Nova na Escola e Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola (Sociedade Brasileira de Química).
Ciência e Educação (UNESP).
Investigações no Ensino de Ciências (UFRGS).
Ensaio (UFMG).
Enseñanza de Las Ciências: (Universidade Autônoma de Barcelona - Espanha).
Educación Química (UNAM-México)
Journal of Chemical Education: (American Chemical Society - EUA).

URLs:
www.sbq.org.br/ensino Página da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química.
www.lapeq.fe.usp.br Página do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas da Faculdade de Educação da USP.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Estudantes e professores, além das comunidades escolares da educação básica em ações voltadas ao ensino e à aprendizagem de Química e Ciências em geral.
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito das disciplinas das Licenciaturas têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da inserção social da FEUSP. Do ponto de vista das/dos discentes, as iniciativas visam possibilitar-lhes experiências formativas por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços educativos formais e não formais. Do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos, as ações buscam promover impacto social decorrente da construção de conhecimentos advindos da relação universidade-sociedade no enfrentamento de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados à vida escolar e demais espaços educativos.
Descrição da atividade
Leitura e discussão de textos; participação em atividades de ensino e divulgação voltadas à comunidade escolar e não escolar, por meio de acompanhamento, planejamento e implementação de propostas; discussões e avaliação sobre experiências ocorridas nos momentos de estágio; apresentação de registros e relatos críticos sobre as experiências. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: O acompanhamento acontecerá a partir de relatos e registros produzidos de modo oral, escrito e digital, pelos estagiários e em discussões estabelecidas em sala de aula e em momentos de supervisão com os docentes responsáveis e estagiários de pós-graduação.
Indicadores de avaliação da atividade
Engajamento com as propostas e posicionamento crítico frente às atividades.

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