Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0433 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I
Methodology of the Teaching of Biological Sciences I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Analisar a situação do ensino das Ciências Biológicas na escola de ensino fundamental e médio. 2. Analisar as tendências atuais do ensino de Ciências Biológicas. 3. Selecionar, analisar, planejar e executar várias modalidades didáticas adequadas ao ensino de Ciências Biológicas. 4. Selecionar utilizar e conservar equipamento e organismos necessários ao desenvolvimento de cursos práticos de Ciências Biológicas. 5. Selecionar, manter e usar recursos audio-visuais. 6.Vivenciar situações práticas do exercício profissional por meio da realização de estágios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80098 - Silvia Luzia Frateschi Trivellato
 
Programa Resumido
Este curso examinará os métodos básicos de instrução para as Ciências Biológicas. Formas de comunicação, realização de atividades didáticas e a natureza do diálogo professor-aluno serão analisadas durante as aulas e praticadas ao longo da realização dos estágios. O curso pretende prover os alunos com competência em habilidades básicas de condução de aula, incluindo manejo de classe e motivação pela familiarização com amplo espectro de modalidades didáticas, sua elaboração e aplicação; tal propósito resultará da articulação entre os temas desenvolvidos nas aulas da disciplina e as atividades realizadas pelos alunos nos estágios simultâneos. Atenção especial será dada ao papel da Biologia em tópicos de relevância social.
 
 
 
Programa
1. Orientações e projetos para realização de estágio. O ensino de Ciências Biológicas - tendências e perspectivas. 2. Objetivos do ensino de Ciências Biológicas. 3. Modalidades didáticas. 4. O laboratório - sua organização e manutenção. 5. Comunicação entre o professor e aluno. Nas aulas da disciplina serão utilizadas modalidades didáticas tais como exposições dialogadas, práticas de laboratório e de campo, exercícios simulados, jogos, etc.Parte fundamental da disciplina corresponde ‘as atividades realizadas durante estágios; tais atividades serão acompanhadas ao longo das aulas, documentadas pelos alunos e constituirão um relatório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por meio de produções escritas e da realização do estágio
Critério
Trabalhos individuais
Trabalhos em grupos
Relatórios de estágio
Norma de Recuperação
1. Realização integral dos estágios e apresentação de relatório.
2. Trabalho escrito sobre os conteúdos desenvolvidos
 
Bibliografia
     
BSCS, Biology Teachers Handbook. John Wiley and Sons, 1970.
CARVALHO, Anna Maria e GIL-PEREZ, Daniel. Forma,cão de Professores de Ciências. Cortez, 1995.
FEUSHAW, P. Development and Dilemmas in Science Education, Falner Press, 1988.
HENDERSON, J. and KRUITON, S. Biotechonology in Schools. Open University Press, 1990.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia, Harbra, 1986.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências, E. P. U., São Paulo, 1986.
McWethy,Patricia J. Basic Biological Concepts: What should the world's children know? Proceedings from the IUBS/CBE Symposium, 1994.
MILLAR, Robin (edit.) Doing Science - Images of Science in Science Education. Falmer Press, 1989.
NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. UNESP, 1996.
OLIVEIRA, D. L. Ciências das salas de aula. Mediação, 1997.
ROMEY, Willians. Inquiry Techniques for Teaching Sciences, Prentice Hall, 1968.
SHULMAN, Lee. Learning by Discovery, Mac Nally, 1969.
SUTTON, C. (Coodenador). Science Teacher Education Project, Mac Graw Hill, 1976.
VOSS, Buton - Biology as Inquiry, C. U. Mos by Co., 1968.
HASSARD, Jack. Minds on Science. Middle and Secondary School Methods. Harper Collins, 1992.
JORGE, V. Crisci, McINERNEY, Joseph D. e McWETHY, Patricia J. Order & Diversity in the Living Word: Teaching Taxonomy & Systematics in Schools, NABT, 1993.
AMERICAN FEDERATION OF TEACHERS.. What College-Bound Sudents Abroad Are Expected to Know About Biology. National Center for Improving Science Education, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0433

Clique para consultar o oferecimento para EDM0433

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP