1. Analisar a situação do ensino das Ciências Biológicas na escola de ensino fundamental e médio. 2. Analisar as tendências atuais do ensino de Ciências Biológicas. 3. Selecionar, analisar, planejar e executar várias modalidades didáticas adequadas ao ensino de Ciências Biológicas. 4. Selecionar utilizar e conservar equipamento e organismos necessários ao desenvolvimento de cursos práticos de Ciências Biológicas. 5. Selecionar, manter e usar recursos audio-visuais. 6.Vivenciar situações práticas do exercício profissional por meio da realização de estágios.
Este curso examinará os métodos básicos de instrução para as Ciências Biológicas. Formas de comunicação, realização de atividades didáticas e a natureza do diálogo professor-aluno serão analisadas durante as aulas e praticadas ao longo da realização dos estágios. O curso pretende prover os alunos com competência em habilidades básicas de condução de aula, incluindo manejo de classe e motivação pela familiarização com amplo espectro de modalidades didáticas, sua elaboração e aplicação; tal propósito resultará da articulação entre os temas desenvolvidos nas aulas da disciplina e as atividades realizadas pelos alunos nos estágios simultâneos. Atenção especial será dada ao papel da Biologia em tópicos de relevância social.
1. Orientações e projetos para realização de estágio. O ensino de Ciências Biológicas - tendências e perspectivas. 2. Objetivos do ensino de Ciências Biológicas. 3. Modalidades didáticas. 4. O laboratório - sua organização e manutenção. 5. Comunicação entre o professor e aluno. Nas aulas da disciplina serão utilizadas modalidades didáticas tais como exposições dialogadas, práticas de laboratório e de campo, exercícios simulados, jogos, etc.Parte fundamental da disciplina corresponde ‘as atividades realizadas durante estágios; tais atividades serão acompanhadas ao longo das aulas, documentadas pelos alunos e constituirão um relatório.
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