Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0434 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas II
Methodology of the Teaching of Biological Sciences II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Analisar os currículos de Ciências Biológicas e disciplinas correlatas em vigor na escola de ensino fundamental e médio. 2. Realizar e executar planejamentos curriculares. 3. Analisar e elaborar instrumentos e material para avaliação. 4. Analisar e selecionar recursos necessários ‘a execução de cursos de Ciências Biológicas 5.Vivenciar situações práticas do exercício profissional por meio da realização de estágios
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2987179 - Martha Marandino
80098 - Silvia Luzia Frateschi Trivellato
 
Programa Resumido
Esse curso examinará a evolução do papel das Ciências Biológicas no currículo escolar e propiciará uma análise dos programas em vigor, documentos legais e livros didáticos. Os processos de avaliação serão discutidos através de análise e preparação de diferentes instrumentos de verificação da aprendizagem. Peculiaridades do ensino de diferentes tópicos serão consideradas através da apresentação de sugestões de estruturação de unidades e organização de modalidades didáticas ; tal propósito resultará da articulação entre os temas desenvolvidos nas aulas da disciplina e as atividades realizadas pelos alunos nos estágios simultâneos. Especial consideração será dada aos métodos e resultados de pesquisa em ensino e aprendizagem de Biologia.
 
 
 
Programa
1.Orientações e projetos para realização de estágio. 2. A situação da Biologia no currículo escolar. 3. Planejamento curricular no ensino de Biologia. 4. Avaliação. 5. O ambiente - atividades e segurança no laboratório e no campo. 6. Estrutura do conhecimento nas Ciências Biológicas. 7. Pesquisas em ensino e aprendizagem de Biologia. 8. O tratamento pedagógico de tópicos especiais de Biologia, entre outros, genética, Fisiologia, Ecologia, Educação Ambiental e Biotecnologia. Nas aulas da disciplina serão utilizadas modalidades didáticas tais como exposições dialogadas, práticas de laboratório e de campo, exercícios simulados, jogos, etc. Parte fundamental da disciplina corresponde ‘as atividades realizadas durante os estágios; tais atividades serão acompanhadas ao longo das aulas, documentadas pelos alunos e constituirão um relatório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por meio de produções escritas e da realização do estágio
Critério
Trabalhos individuais
Trabalhos em grupos
Relatórios de estágio
Norma de Recuperação
1. Realização integral dos estágios e apresentação de relatório.
2. Trabalho escrito sobre os conteúdos desenvolvidos
 
Bibliografia
     
BSCS, Biology Teachers Handbook. John Wiley and Sons, 1970.
CARVALHO, Anna Maria e GIL-PEREZ, Daniel. Forma,cão de Professores de Ciências. Cortez, 1995.
FEUSHAW, P. Development and Dilemmas in Science Education, Falner Press, 1988.
HENDERSON, J. and KRUITON, S. Biotechonology in Schools. Open University Press, 1990.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia, Harbra, 1986.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências, E. P. U., São Paulo, 1986.
McWethy,Patricia J. Basic Biological Concepts: What should the world's children know? Proceedings from the IUBS/CBE Symposium, 1994.
MILLAR, Robin (edit.) Doing Science - Images of Science in Science Education. Falmer Press, 1989.
NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. UNESP, 1996.
OLIVEIRA, D. L. Ciências das salas de aula. Mediação, 1997.
ROMEY, Willians. Inquiry Techniques for Teaching Sciences, Prentice Hall, 1968.
SHULMAN, Lee. Learning by Discovery, Mac Nally, 1969.
SUTTON, C. (Coodenador). Science Teacher Education Project, Mac Graw Hill, 1976.
VOSS, Buton - Biology as Inquiry, C. U. Mos by Co., 1968.
HASSARD, Jack. Minds on Science. Middle and Secondary School Methods. Harper Collins, 1992.
JORGE, V. Crisci, McINERNEY, Joseph D. e McWETHY, Patricia J. Order & Diversity in the Living Word: Teaching Taxonomy & Systematics in Schools, NABT, 1993.
AMERICAN FEDERATION OF TEACHERS.. What College-Bound Sudents Abroad Are Expected to Know About Biology. National Center for Improving Science Education, 1994
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0434

Clique para consultar o oferecimento para EDM0434

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP