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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0437 - Metodologia do Ensino de Italiano I
Methodology of the Teaching of Italian I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Oferecer aos licenciandos uma reflexão sobre as concepções a respeito da língua, bem como sobre o modo através do qual elas influenciam a prática docente.
2. Estabelecer bases metodológicas e práticas para o ensino da língua em situações concretas de sala de aula, com enfoque específico para:
a) noções básicas a respeito da aquisição e aprendizagem de línguas;
b) abordagens e métodos de ensino de línguas;
c) objetivos e processos de ensino e aprendizagem;
d) elaboração de currículos e programas;
3. Propiciar discussões sobre a legislação em vigor referente ao ensino de línguas estrangeiras em geral e para o ensino do Italiano Língua Estrangeira no Ensino Fundamental e Médio.
4. Analisar e discutir objetivos, conteúdos e metodologia de ensino e aprendizagem identificadas em aulas ministradas por outros professores de italiano língua estrangeira ao longo do estágio de observação, desenvolvido nos programas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).
5. Analisar criticamente recursos e materiais didáticos disponíveis no mercado para o ensino de italiano.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1859201 - Vera Lucia Marinelli
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Italiano I está situada no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de estudo e reflexão das teorias, abordagens e métodos de ensino da língua e da sua aplicação no conteúdo educacional. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas em aulas ministradas por outros professores de italiano língua estrangeira ao longo dos estágios de observação. Tais discussões poderão ser desenvolvidas com o apoio de plataformas educacionais (por exemplo, Moodle) ou outras mídias digitais.
 
 
 
Programa
1. Concepções de línguas e suas consequências para o ensino.
2. Aquisição e aprendizagem de italiano como língua estrangeira.
3. Processos de ensino e abordagens do processo.
4. Descrição, análise e reflexão sobre as abordagens e/ou métodos de ensino de línguas estrangeiras, especificamente de italiano.
5. A legislação e as orientações vigentes para o ensino de línguas estrangeiras. Questões gerais e específicas do ensino de italiano no Brasil. 
6. Os centros de línguas e os projetos especiais de ensino de italiano para alunos da Educação Básica.
7. Análise de recursos e materiais didáticos impressos e online.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas dialogadas 2. Discussões e/ou seminários em torno a leituras 3. Micro-aulas práticas e/ou aulas simuladas 4. Relatos de experiências 5. Discussões acerca dos estágios de observação, participação e regência realizados que poderão ser feitas presencialmente ou com uso de recursos tecnológicos (como o Moodle, entre outras plataformas).
Critério
1. Frequência, participação e atuação em classe 2. Frequência, participação e atuação nos estágios 3. Prova e/ou trabalhos no decorrer do semestre 4. Relatórios escritos dos estágios 5. Realização de seminários 6. Elaboração de planejamento de minicurso 7. Elaboração de plano de monografia/pesquisa
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado os estágios) Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
ALMEIDA FILHO, José C. Paes de. Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas, Pontes, 2015.

BALBONI, P. Dizionario di Glottodidattica.
BOHN, H.I. & VANDRESEN, P. (org.). Tópicos de Lingüística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis, UFSC, 1988.
BRASIL. Presidência da República / Casa Civil. Lei 9.394/96. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso:setembro 2017.
---------. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Língua Estrangeira. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, 1998. 
---------. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Área Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, 1988.
CONSIGLIO D’EUROPA  Quadro comune europeo di riferimento per le lingue: apprendimento, insegnamento, valutazione. Milano, Consiglio d’Europa/ La Nuova Itália Oxford, 2002.
LUISE, M. C. (coord.)  Italiano Lingua Seconda: fondamenti  i metodi: Coordinate. vol 1. Perugia, Guerra Edizioni, 2003.
---------- Italiano Lingua Seconda: fondamenti i metodi: Lingue e culture d’origine - vol 2, Perugia, Guerra Edizioni, 2003.
-----------Italiano Lingua Seconda: fondamenti i metodi: strumenti per la didattica - vol 3, Perugia,Guerra Edizioni, 2003.
MEZZADRI, M. I Ferri del mestiere. Perugia,  Guerra-Soleil, 2003.
------------------I Nuovi Ferri del Mestiere. Torino, Bonacci Loescher, 2015.
PAIVA, V. L. O. M. – Aquisição de segunda língua. São Paulo, Parábola Editorial, 2014.
PICHIASSI, M. Fondamenti di Glottodidattica. Perugia, Guerra Edizioni, 1999.
 

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