1. Estabelecer bases metodológicas - teóricas e práticas que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino e atividades didáticas. 2. Orientar e supervisionar o licenciando de modo a que ele desenvolva: a) vivência no ensino de italiano como língua estrangeira, por intermédio da observação e regência de aulas. b) capacidade de planejamento, execução e avaliação de aulas e curso de italiano como língua estrangeira; 3. Analisar, selecionar, organizar e avaliar os diferentes conteúdos lingüísticos, socioculturais, discursivos, estratégicos e pragmáticos que integram e/ou devem integrar os programas curriculares dos cursos de italiano . 4. Refletir sobre a importância e a contribuição das novas tecnologias para o ensino e aprendizagem do italiano língua estrangeira. 5. Refletir sobre o ensino de línguas inclusivo: o portador de necessidades especiais na aula de italiano língua estrangeira.
A disciplina Metodologia do Ensino de Italiano II está situada no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através da regência de minicursos, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Da mesma forma, a elaboração de uma pesquisa acadêmica vinculada a questões de ensino e aprendizagem do italiano a brasileiros procura introduzir os futuros professores na reflexão aprofundada e continuada de aspectos relacionados à prática docente. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos minicursos ministrados. Tais discussões poderão ser desenvolvidas presencialmente ou em AVA.
1.Seleção e gradação de conteúdos de italiano língua estrangeira. 2.Elaboração de material didático para diferentes finalidades. 3. Atividades didáticas para aulas de italiano. 4. O ensino de italiano língua estrangeira: - no ensino fundamental - no ensino médio - nos institutos especializados - em outros contextos 5.Italiano como língua estrangeira e ensino inclusivo 6. Novas tecnologias e ensino/aprendizagem de italiano como língua estrangeira 7 . Análise de erros e análise contrastiva 8. Interlíngua e interferência linguística 9. Avaliação de atividades de ensino, do desempenho de alunos e do professor e do processo de aprendizagem
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