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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0438 - Metodologia do Ensino de Italiano II
Methodology of the Teaching of Italian II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1.	Estabelecer bases metodológicas - teóricas e práticas que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino e atividades didáticas.
2.	Orientar e supervisionar o licenciando de modo a que ele desenvolva:
a)	vivência no ensino de italiano como língua estrangeira, por intermédio da observação e regência de aulas.
b)	capacidade de planejamento, execução e avaliação de aulas e curso de italiano como língua estrangeira;
3.	Analisar, selecionar, organizar e avaliar os diferentes conteúdos lingüísticos, socioculturais, discursivos, estratégicos e pragmáticos que integram e/ou devem integrar os programas curriculares dos cursos de italiano .
4.	Refletir sobre a importância e a contribuição das novas tecnologias para o ensino e aprendizagem do italiano  língua estrangeira.
5.	Refletir sobre o ensino de línguas inclusivo: o portador de necessidades especiais na aula de italiano  língua estrangeira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1859201 - Vera Lucia Marinelli
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Italiano II está situada no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua italiana), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através da regência de minicursos, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Da mesma forma, a elaboração de uma pesquisa acadêmica vinculada a questões de ensino e aprendizagem do italiano a brasileiros procura introduzir os futuros professores na reflexão aprofundada e continuada de aspectos relacionados à prática docente. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos minicursos ministrados. Tais discussões poderão ser desenvolvidas presencialmente ou em AVA.
 
 
 
Programa
1.Seleção e gradação de conteúdos de italiano língua estrangeira.
2.Elaboração de material didático para diferentes finalidades.
3. Atividades didáticas para aulas de italiano.
4. O ensino de italiano língua estrangeira:
- no ensino fundamental 
- no ensino médio 
- nos institutos especializados
- em outros contextos 
5.Italiano como língua estrangeira e ensino inclusivo
6. Novas tecnologias e ensino/aprendizagem de italiano como língua estrangeira
7 . Análise de erros e análise contrastiva
8. Interlíngua e interferência linguística
9. Avaliação de atividades de ensino, do desempenho de alunos e do professor e do processo de aprendizagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas dialogadas 2. Discussões e/ou seminários em torno a leituras 3. Micro-aulas práticas e/ou aulas simuladas 4. Relatos de experiências 5. Discussões acerca dos estágios de regência (minicursos/oficinas em escolas da educação básica e em outros contextos educacionais). Discussões acerca dos minicursos realizados que poderão ser feitas presencialmente ou com uso de recursos tecnológicos (blog, Moodle, entre outros).
Critério
1. Freqüência, participação e atuação em classe 2. Freqüência, participação e atuação nos estágios 3. Prova e/ou trabalhos no decorrer do semestre 4. Relatórios escritos dos estágios 5. Realização de seminários 6. Preparação, desenvolvimento e avaliação de programa de curso de italiano em nível básico. 7. Elaboração de pesquisa/ monografia sobre ensino e aprendizagem de italiano como língua estrangeira
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado os estágios) Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
BECCHETTI, A. et al La Dimensione Culturale nell’Insegnamento di L2. Milano, Mondadori, 1996.
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LUISE, M. C. (coord.)  Italiano Lingua Seconda: fondamenti i metodi: Coordinate. vol 1. Perugia, Guerra Edizioni, 2003.
---------- Italiano Lingua Seconda: fondamenti i metodi: Lingue e culture d’origine - vol 2, Perugia, Guerra Edizioni, 2003
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--------------------- I Ferri del mestiere. Perugia,  Guerra-Soleil, 2003.
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------------------I Nuovi Ferri del Mestiere. Torino, Bonacci Loescher, 2015.
ORLETTE, F. Scrittura e nuovi media.  Roma, Carocci Editore, 2004.
PIETRARÓIA, C.M.C  Questões de Leitura : Aspectos prático e teóricos na Leitura em Língua Estrangeira. São Paulo, Annablume, 1997.
PONZIO, A.  Enunciazione e texto letterario nell’insegnamento dell’italiano come LS, Perugia, Edizioni Guerra, 2001.
SALVINI, F. & SERAFINI, C. - Parlar cantando : Canzoni per bambini (1CD audio). Guerra Edizioni, 2003.
SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez, 2008.
 

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