Objetivos gerais: Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua espanhola. Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário. Refletir sobre concepções e métodos de ensino de línguas estrangeiras e seus impactos na prática docente Objetivos específicos: Compreender as principais correntes teórico-metodológicas da história do ensino de línguas estrangeiras e relacioná-las com teorias linguísticas e pedagógicas. Conhecer e problematizar os principais documentos reguladores da Educação Básica voltados para o ensino de línguas estrangeiras, relacionando-os com as vivências possibilitadas pelo estágio. Refletir sobre as especificidades do ensino de língua espanhola no contexto escolar brasileiro, considerando a proximidade entre o idioma estrangeiro e a língua materna. Analisar e discutir objetivos, conteúdos e metodologia de ensino e aprendizagem identificadas em aulas ministradas por outros professores de E/LE ao longo do estágio de observação, desenvolvido em escolas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Analisar criticamente recursos e materiais didáticos de língua espanhola disponíveis no mercado para diferentes contextos educacionais.
A disciplina Metodologia do Ensino de Espanhol I está situada no currículo da Licenciatura e tem por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua espanhola), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de estudo e reflexão das teorias, abordagens e métodos de ensino da língua e da sua transposição aos programas educacionais da educação básica. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas em aulas ministradas por outros professores de E/LE ao longo dos estágios de observação. Estas discussões poderão ser desenvolvidas com o apoio de ferramentas tecnológicas (blog, plataformas educacionais como o Moodle, Classroom, entre outras). Ao longo do curso, espera-se que o licenciando se defronte com as diferentes e complexas questões existentes em sala de aula, reflita sobre o papel da língua estrangeira na formação dos estudantes da educação básica e estabeleça relação entre os estudos teóricos abordados em aula e a experiência vivida no estágio de observação.
1. Ser aluno / ser professor de línguas na contemporaneidade: a construção de identidades docentes. 2. Concepções de línguas, aprendizagem e ensino e suas consequências para a prática docente. 3. Aquisição e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (E/LE). 4. Abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras: da Gramática e Tradução à Era Pós-Método. 5. O ensino de espanhol na educação básica: legislação, documentos reguladores, princípios norteadores, especificidades e contrapontos com o ensino em outros contextos. 6. Análise crítica de materiais didáticos de espanhol: a singularidade de livros dirigidos ao público escolar brasileiro. 7. Variantes linguísticas do espanhol e suas implicações para o ensino.
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