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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0439 - Metodologia do Ensino de Espanhol I
Methodology of the Teaching of Spanish I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos gerais: 
Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua espanhola.
Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário.
Refletir sobre concepções e métodos de ensino de línguas estrangeiras e seus impactos na prática docente

Objetivos específicos:
Compreender as principais correntes teórico-metodológicas da história do ensino de línguas estrangeiras e relacioná-las com teorias linguísticas e pedagógicas.
Conhecer e problematizar os principais documentos reguladores da Educação Básica voltados para o ensino de línguas estrangeiras, relacionando-os com as vivências possibilitadas pelo estágio.
Refletir sobre as especificidades do ensino de língua espanhola no contexto escolar brasileiro, considerando a proximidade entre o idioma estrangeiro e a língua materna.  
Analisar e discutir objetivos, conteúdos e metodologia de ensino e aprendizagem   identificadas em aulas ministradas por outros professores de E/LE ao longo do estágio de observação, desenvolvido em escolas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).
Analisar criticamente recursos e materiais didáticos de língua espanhola disponíveis no mercado para diferentes contextos educacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1246802 - Monica Appezzato Pinazza
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Espanhol I está situada no currículo da Licenciatura e tem por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua espanhola), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de estudo e reflexão das teorias, abordagens e métodos de ensino da língua e da sua transposição aos programas educacionais da educação básica. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas em aulas ministradas por outros professores de E/LE ao longo dos estágios de observação. Estas discussões poderão ser desenvolvidas com o apoio de ferramentas tecnológicas (blog, plataformas educacionais como o Moodle, Classroom, entre outras). Ao longo do curso, espera-se que o licenciando se defronte com as diferentes e complexas questões existentes em sala de aula, reflita sobre o papel da língua estrangeira na formação dos estudantes da educação básica e estabeleça relação entre os estudos teóricos abordados em aula e a experiência vivida no estágio de observação.
 
 
 
Programa
1.	Ser aluno / ser professor de línguas na contemporaneidade: a construção de identidades docentes.
2.	Concepções de línguas, aprendizagem e ensino e suas consequências para a prática docente.
3.	Aquisição e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (E/LE).
4.	Abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras: da Gramática e Tradução à Era Pós-Método.
5.	O ensino de espanhol na educação básica: legislação, documentos reguladores, princípios norteadores, especificidades e contrapontos com o ensino em outros contextos.
6.	Análise crítica de materiais didáticos de espanhol: a singularidade de livros dirigidos ao público escolar brasileiro. 
7.	Variantes linguísticas do espanhol e suas implicações para o ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas Leituras dirigidas Discussões e/ou seminários em torno a leituras Micro-aulas práticas e/ou aulas simuladas Relatos de experiências Discussões acerca dos estágios de observação, participação e regência realizados que poderão ser feitas presencialmente ou com uso de recursos tecnológicos (blog, Moodle, Classroom, entre outros). Análise dirigida de materiais didáticos
Critério
Frequência, participação e atuação em classe Frequência, participação e atuação nos estágios Prova(s) no decorrer do semestre Trabalhos orais, escritos ou multissemióticos de diferentes tipos: seminários, ensaios, relatórios, análises de material didático, resenhas, esquemas, mapas mentais, etc.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado os estágios) Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
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