Objetivos gerais: Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua espanhola. Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário. Fomentar a criação e/ou o engajamento em comunidades de prática profissional. Objetivos específicos: Estabelecer bases metodológicas – teóricas e práticas – que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino bem como elaborar atividades e materiais didáticos. Vivenciar o ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) por meio da observação, participação e regência de aulas em estágios na educação básica. Planejar, implementar e avaliar programas de ensino, aulas e materiais didáticos de E/LE. Elaborar e comparar planos de aula, tomando-os como objeto de estudo e de reflexão sobre os conceitos discutidos ao longo do curso. Analisar, selecionar e avaliar a importância e função das novas tecnologias e dos multiletramentos no ensino e aprendizagem de E/LE. Construir referencial teórico-metodológico no que diz respeito à avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase para conteúdos, propósitos e modalidades avaliativas
A disciplina Metodologia do Ensino de Espanhol II está situada no currículo da Licenciatura e tem por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua espanhola), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos; futuros professores, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Por meio da regência de minicursos pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à análise e seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem.
A relação pedagógica: dilemas, conflitos e possibilidades. Planejamento didático: princípios e procedimentos. Processos e procedimentos de ensino e aprendizagem. Novas tecnologias e mídias digitais: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. Avaliação no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: princípios, conteúdos, propósitos e modalidades. Construção e partilha de repertórios de atividades
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