Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0440 - Metodologia do Ensino de Espanhol II
Methodology of the Teaching of Spanish II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos gerais:

Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua espanhola.
Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário.
Fomentar a criação e/ou o engajamento em comunidades de prática profissional.

Objetivos específicos:

Estabelecer bases metodológicas – teóricas e práticas – que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino bem como elaborar atividades e materiais didáticos.
Vivenciar o ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE) por meio da observação, participação e regência de aulas em estágios na educação básica.
Planejar, implementar e avaliar programas de ensino, aulas e materiais didáticos de E/LE. 
Elaborar e comparar planos de aula, tomando-os como objeto de estudo e de reflexão sobre os conceitos discutidos ao longo do curso.
Analisar, selecionar e avaliar a importância e função das novas tecnologias e  dos multiletramentos no ensino e aprendizagem de E/LE.
Construir referencial teórico-metodológico no que diz respeito à avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase para conteúdos, propósitos e modalidades avaliativas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1246802 - Monica Appezzato Pinazza
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Espanhol II está situada no currículo da Licenciatura e tem por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua espanhola), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos; futuros professores, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Por meio da regência de minicursos pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à análise e seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem.
 
 
 
Programa
A relação pedagógica: dilemas, conflitos e possibilidades.
Planejamento didático: princípios e procedimentos.
Processos e procedimentos de ensino e aprendizagem. 
Novas tecnologias e mídias digitais: implicações para o ensino de línguas estrangeiras.
Avaliação no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: princípios, conteúdos, propósitos e modalidades.
Construção e partilha de repertórios de atividades
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e dialogadas Leituras dirigidas Discussões e/ou seminários em torno a leituras Micro-aulas práticas e/ou aulas simuladas Relatos de experiências Discussões acerca dos estágios de observação, participação e regência (minicursos em escolas de educação básica e em outros espaços educacionais). Discussões acerca dos minicursos realizados que poderão ser feitas presencialmente ou com uso de recursos tecnológicos (blog, Moodle, Classroom entre outros)
Critério
Frequência, participação e atuação em classe Frequência, participação e atuação nos estágios Provas no decorrer do semestre Trabalhos orais e/ou escritos de natureza diversa: seminários, projetos, relatórios, relatos, resenhas, ensaios, provas, microaulas, etc. Relatórios escritos dos estágios Realização de seminários Preparação, desenvolvimento e avaliação de programa de curso de espanhol em nível básico, vinculado ao estágio de regência
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado os estágios) Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
ANTUNES, IRANDÉ. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola, 2014. 
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Sequências didáticas para o ensino de línguas. In: Renildes Dias; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). O Livro Didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. 1, p. 305-344.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DURÃO, A.B.de A.B. Análisis de errores e interlengua de brasileños aprendices de español y de españoles aprendices de portugués. Londrina, UEL, 1999..
ERES FERNÁNDEZ, G. Ser profesor de español en Brasil: ventajas y problemas, in: Cuadernos Cervantes de la Lengua Española (24):10-17. Madri, ELR/Universidad de Alcalá, 1999.
ERES FERNÁNDEZ, G. & BAPTISTA, L.M.T.R. La enseñanza de lenguas extranjeras y la evaluación. Madrid, Arco Libros, 2010.
FERNÁNDEZ, S. Interlengua y análisis de errores en el aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid, Edelsa, 1997.
FIGUEIREDO, F.J.Q. de. A aprendizagem colaborativa de línguas. Goiânia, Editora UFG, 2006.
---------. Aprendendo com os erros. Uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. Goiânia, Editora UFG, 2002.
GIL, G. e VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. Educação de Professores de Línguas. Os desafios do formador. Campinas, Pontes, 2008.
MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como?  Porto Alegre: ArtMed, 1998. 
ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013. 
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. 
SÁNCHEZ LOBATO, J. e SANTOS GARGALLO, I. Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjera (LE). Madrid, SGEL, 2005.
SANTOS GARGALLO, I. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid, Arco Libros, 1999.
SEDYCIAS, J. (org.). O ensino do espanhol no Brasil. Passado, presente, futuro. São Paulo, Parábola, 2005.
SERRANI, Discurso e cultura na aula de língua. Campinas: Pontes, 2010. 
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação como compromisso com a aprendizagem de todos – por uma nova intencionalidade. In: VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003, p. 41-89.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0440

Clique para consultar o oferecimento para EDM0440

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP