Objetivos Gerais: * Desenvolver bases teórico-metodológicas que articulem conhecimento acadêmico, vivência na universidade e experiências adquiridas em estágios, a fim de construir competência profissional * Estimular o conhecimento teórico e capacidade crítica a respeito de abordagens e métodos e normas legais relativos ao de ensino de línguas estrangeiras; * Criar condições para conhecimento teórico referente às Teorias de Aquisição/Aprendizagem de línguas estrangeiras. Objetivos Específicos: - Oferecer referencial teórico-metodológico a fim de planejar e avaliar de modo crítico aulas, cursos e materiais de ensino para o ensino de grego; - Capacitar para a utilização autônoma de abordagens e/ou métodos, manuais didáticos, recursos, técnicas e outros meios fundamentados pelas mais novas pesquisas e tendências no ensino do grego.
A disciplina Metodologia do Ensino de Grego II, parte do currículo da Licenciatura em Letras, tem por objetivo estabelecer a integração entre conteúdos pedagógicos e os específicos. Possui como focoapresentar conceitos teórico-metodológicos do campo da Linguística Aplicada, relacionando-os com teorias linguísticas, educacionais e filosóficas. Tais articulações visam oferecer a possibilidade de os licenciandos construírem pontes entre teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos futuros professores conhecimentos relativos a abordagens e métodos de ensino, legislação brasileira específica relativa ao ensino de línguas estrangeiras (sobretudo com respeito aos idiomas que não figuram na grade curricular da rede oficial de ensino); papel das diferenças individuais no processo de aprendizagem das línguas estrangeiras; oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Objetiva-se, de modo geral, ampliar os conhecimentos obtidos na disciplina Metodologia do Ensino de Grego I. Através da regência de minicursos e/ou produção de material didático original, permite relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à prática reflexiva da docência, seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso e vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação. A produção obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (referente a tema pertinente ao curso), permite aprofundar a pesquisa e o conhecimento teórico-prático sobre questões de interesse individual dos licenciandos.
Fundamentação teórica: as diferenças individuais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras - Motivação, crenças, aptidão, ansiedade, fatores afetivos, atitudes - Estratégias de Aprendizagem. - Interlíngua: fundamentação teórica. O conceito de erro: visão diacrônica - Transferência linguística - Interculturalidade: aspectos teóricos e práticos. O ensino de línguas estrangeiras como instrumento de difusão da cultura da tolerância etnolinguística e cultural - As Novas Tecnologias da Informação e seu papel no ensino de línguas estrangeiras: avaliação crítica, preparação e utilização de materiais de estudo com suporte em mídias eletrônicas - Formação de professores pré-serviço, em serviço e o desenvolvimento de competências para ensinar
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