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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0442 - Metodologia do Ensino de Grego II
Methodology of the Teaching of Greek II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais:

* Desenvolver bases teórico-metodológicas que articulem conhecimento acadêmico, vivência na universidade e experiências adquiridas em estágios, a fim de construir competência profissional
* Estimular o conhecimento teórico e capacidade crítica a respeito de  abordagens e métodos e  normas legais  relativos ao de ensino de  línguas estrangeiras;
* Criar condições para conhecimento teórico referente às Teorias de Aquisição/Aprendizagem de línguas estrangeiras.

Objetivos Específicos: 

- Oferecer referencial teórico-metodológico a fim de planejar e avaliar de modo crítico aulas, cursos e materiais  de ensino para o ensino  de grego;
- Capacitar para a utilização autônoma de abordagens e/ou métodos, manuais didáticos, recursos, técnicas e outros meios fundamentados pelas mais novas pesquisas e tendências no ensino do grego.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80470 - Vojislav Aleksandar Jovanovic
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Grego II, parte do currículo da Licenciatura em Letras, tem por objetivo estabelecer a integração entre conteúdos pedagógicos e os específicos. Possui como focoapresentar conceitos teórico-metodológicos do campo da Linguística Aplicada, relacionando-os com teorias linguísticas, educacionais e filosóficas. Tais articulações visam oferecer a possibilidade de os licenciandos construírem pontes entre teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos futuros professores conhecimentos relativos a abordagens e métodos de ensino, legislação brasileira específica relativa ao ensino de línguas estrangeiras (sobretudo com respeito aos idiomas que não figuram na grade curricular da rede oficial de ensino); papel das diferenças individuais no processo de aprendizagem das línguas estrangeiras; oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Objetiva-se, de modo geral, ampliar os conhecimentos obtidos na disciplina Metodologia do Ensino de Grego I. Através da regência de minicursos e/ou produção de material didático original, permite relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à prática reflexiva da docência, seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso e vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação. A produção obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (referente a tema pertinente ao curso), permite aprofundar a pesquisa e o conhecimento teórico-prático sobre questões de interesse individual dos licenciandos.
 
 
 
Programa
Fundamentação teórica: as diferenças individuais no ensino/aprendizagem de  línguas estrangeiras
- Motivação, crenças, aptidão, ansiedade, fatores afetivos, atitudes
- Estratégias de Aprendizagem.
- Interlíngua: fundamentação teórica. O conceito de erro: visão diacrônica
- Transferência linguística
- Interculturalidade: aspectos teóricos e práticos. O ensino de línguas estrangeiras como instrumento de difusão da cultura da tolerância etnolinguística e cultural
- As Novas Tecnologias da Informação e seu papel no ensino de línguas estrangeiras: avaliação crítica, preparação e utilização de materiais de estudo com suporte em mídias eletrônicas
- Formação de professores pré-serviço, em serviço e o desenvolvimento de competências para ensinar
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova didática, prova e trabalhos escritos, seminários, microaulas. Aulas expositivas Seminários Microaulas com avaliação e debate Resenhas obrigatórias de obras selecionadas Relatórios de estágio de observação e regência Produção de material didático próprio Trabalho de Conclusão de Curso ( a ser entregue, apresentado, e debatido no final do curso de Metodologia do Ensino de Grego II) sobre tema específico e de escolha do licenciando, com pesquisa acompanhada de orientação em ambos os semestres letivos da disciplina.
Critério
Pontualidade Frequência mínima baseada nas normas regimentais da universidade Participação ativa e rendimento em todas as atividades Estágio obrigatório Trabalhos escritos e/ou orais: resenhas, análise/avaliação de materiais de ensino. microaulas
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (para os estudantes compresença mínima de 70% às aulas e que realizaram estágio obrigatório) Em estrito acordo com o Calendário da USP
 
Bibliografia
     
ABDALLAH-PRETCEILLE, M, Vers une pédagogie interculturelle, Paris, 1996.
BALBONI, P. E.  Le sfide di Babele. Insegnare le lingue nelle società complesse. Utet, Torino, 2015.
BEACCO, J-C., Les dimensions culturelles des enseignements, Paris, Hachette, 2000. 
БУГАРСКИ Р. Увод у општу Лингвистику. Чигоја, Београд, 2003.
DÖRNYEI, Z. (Ed.)  Attitudes, orientations and motivations in language learning. Oxford: Blackwell, 2003.
DÖRNYEI, Z., &USHIODA, E. (Eds.) Motivation, language identity and the L2 self. Bristol: Multilingual Matters, 2009.

ELLIS, R. Language Teaching Research & Language Pedagogy, Oxford, Wiley-Blackwell, 2012.

HAGÈGE, C. - L'enfant aux deux langues. Odile Jacob, Paris, 1996.

KRAMSCH, C.. Context and Culture in language teaching. Oxford: OUP, 1993.

KRAMSCH, C. . Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
NUNAN, D. Seven hypotheses about language teaching and learning. TESOL Matters, v.10, n.2, 2000
OXFORD, R. “Use of language learning strategies: a synthesis of studies with implications for teacher training”. System 17: 1989, p. 235-47.
PAREKH, B. C. Rethinking multiculturalism : cultural diversity and political theory.Cambridge, Mass. : Harvard University Press, 2000
VYGOTSKI, L.S. Thought and language / Edited and translated by Eugenia Hanfmann and Gertrude Vakar .Cambridge : MIT. Press,  1962 [Pensamento e Linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 1993]
 

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