Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0445 - Metodologia do Ensino de Educação Física I
Methodology of the Teaching of Physical Education I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Compreender a função social da escola e da Educação Física na contemporaneidade. Reconhecer as propostas curriculares do componente (desenvolvimentista, psicomotora, educação para a saúde e crítica), seus fundamentos, objetivos, métodos, conteúdos e instrumentos de avaliação. Posicionar-se criticamente com relação aos aspectos do cotidiano escolar que influenciam diretamente no ensino da Educação Física
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1487600 - Marcos Garcia Neira
7351850 - Mônica Caldas Ehrenberg
 
Programa Resumido
A função social da escola. A função social da Educação Física. A proposta curricular desenvolvimentista. A proposta curricular psicomotora. A proposta curricular da educação para a saúde. A proposta curricular crítico-superadora. A proposta curricular crítico-emancipatória. Imersão na escola para realização de estágio de observação do cotidiano institucional, mapeamento do repertório cultural corporal da comunidade e observação orientada das aulas de Educação Física.
 
 
 
Programa
- A função social da escola - A função social da Educação Física - A proposta curricular desenvolvimentista - A proposta curricular psicomotora - A proposta curricular da educação para a saúde - A proposta curricular crítico-superadora - A proposta curricular crítico-emancipatória
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Reflexão a partir de leituras - Análise de filmes e imagens - Análise de relatos de experiências - Realização do estágio
Critério
- Elaboração de relatório circunstanciado de estágio - Compreensão dos fundamentos, objetivos, métodos, conteúdos e formas de avaliação das diferentes propostas curriculares da Educação Física
Norma de Recuperação
Exame de recuperação após o período letivo.
 
Bibliografia
     
BRACHT, V. Educação Física; conhecimento e especificidade. In: SOUSA, E. S.; VAGO, T. M. (orgs.) Trilhas e partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997. BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, p.69-88, 1999. BRACHT, V; CRISÓRIO, R. Identidade e crise da Educação Física: um enfoque epistemológico. In: A educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectiva. Rio de Janeiro: PROSUL e Campinas: Autores Associados, 2003. GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 1, jun.1999. KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora da Unijuí, 1994. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. As transformações sociais e seus reflexos da educação. In: Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009. NEIRA, M. G.; EHRENBERG, M. C. Análise da proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Revista Olh@res. Guarulhos, v. 01, n. 01, p. 325-348. maio, 2013. SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0445

Clique para consultar o oferecimento para EDM0445

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP