Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0446 - Metodologia do Ensino de Educação Física II
Methodology of the Teaching of Physical Education II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Distinguir as propostas curriculares existentes na contemporaneidade. Identificar o contexto de surgimento e as principais teorias que fundamentam a proposta curricular cultural da Educação Física. Compreender os princípios ético-políticos e as orientações didáticas da proposta curricular cultural. Planejar, executar, avaliar e registrar um projeto didático na Educação Básica em consonância com a proposta da escola.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1487600 - Marcos Garcia Neira
7351850 - Mônica Caldas Ehrenberg
 
Programa Resumido
Características da sociedade contemporânea. Teorização curricular da Educação Física. Teorias pós-críticas da educação. A proposta curricular cultural da Educação Física. Princípios ético-políticos da proposta curricular cultural da Educação Física. Orientações didáticas da proposta curricular cultural da Educação Física.
Imersão na escola para realização de estágio de intervenção sob supervisão do professor da unidade.
 
 
 
Programa
- Características da sociedade contemporânea
- Teorização curricular da Educação Física
- Principais conceitos do pós-modernismo, pós-estruturalismo, multiculturalismo, estudos culturais, teoria queer e  pós-colonialismo. 
- A proposta curricular cultural ou pós-crítica da Educação Física
- Princípios ético-políticos da proposta curricular cultural da Educação Física
- Orientações didáticas da proposta curricular cultural da Educação Física
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Reflexão a partir de leituras - Análise de filmes e imagens - Análise de relatos de experiências - Realização do estágio
Critério
- Elaboração de relatório circunstanciado de estágio - Compreensão dos fundamentos, princípios e orientações didáticas da proposta curricular cultural da Educação Física
Norma de Recuperação
Exame de recuperação após o período letivo.
 
Bibliografia
     
BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. Emancipação e diferença na educação. Campinas: Autores Associados, 2006.
CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. 
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, jul/ago/set, 2003. p. 156-168.
ESCUDERO, N. T. G.; NEIRA, M. G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago, 2011.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. 
LOURO, G. L. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MOREIRA, A.F; CANDAU, V.M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, M. G.; EHRENBERG, M. C. Análise da proposta de estágio na Licenciatura em Educação Física da Universidade de São Paulo. Revista Olh@res. Guarulhos, v. 01, n. 01, p. 325-348. maio, 2013.
NUNES, M. L. F. _____________. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”?. In: NEIRA, M. G; NUNES, M. L. F. (Org.). Educação Física Cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016.	

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SILVA, T. T. O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANTOS, B. S. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P (orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
WILLIAMS, J. Pós-Estruturalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.


 

Clique para consultar os requisitos para EDM0446

Clique para consultar o oferecimento para EDM0446

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP