1. Promover reflexões sobre o uso da linguagem oral na dinâmica da relação educativa; 2. Propor novas possibilidades de abordagem da oralidade no ensino fundamental e médio; 3. Refletir sobre a aproximação entre pesquisa lingüística e ensino da Língua Portuguesa; 4. Examinar as teorias sociolingüísticas e psicolingüísticas que sustentam as concepções contemporâneas de letramento e alfabetização 5. Supervisionar estágios e propor reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio.
A Metodologia do Ensino de Linguística I aborda o ensino da língua materna sob o enfoque da Linguística e de seu campo interdisciplinar (Psicolinguística, Sociolinguística, Pragmática, Fonética e Fonologia). Estuda e produz conhecimentos relevantes para o trabalho de professores da área de linguagem, incluindo as fases iniciais de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da fala e da escrita. Desenvolve atividades de estágio supervisionado em Instituições de Ensino.
1 Promover reflexões sobre o uso da linguagem oral na dinâmica da relação educativa; 2. Propor novas possibilidades de abordagem da oralidade no ensino fundamental e médio; 3. Refletir sobre a aproximação entre pesquisa linguística e ensino da Língua Portuguesa; 4. Examinar as teorias sociolinguísticas e psicolinguísticas que sustentam as concepções contemporâneas de letramento e alfabetização 5. Desenvolver atividades de estágio e propor reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio.
Barthes, R. O rumor da língua. Lisboa: Edições, 1988.Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1991.Freud, S. Psicopatologia da Vida Cotidiana. São Paulo: Imago (Edição Standart) O chiste e sua relação com o insconsciente. São Paulo: Imago (Edição Standart)Morin, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Revista Aprendizagem/ Desenvolvimento, 1991.Marchuschi, L A. Concepção de Língua Falada nos Manuais de Português de 1º e 2º Graus: Uma visão crítica. 49ª Reunião da SBPC, 1997.Ong, W. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.Pretti, D.(org.) Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1997. (PROJETOS PARALELOS)Pretti, D (org.) O discurso oral culto. São Paulo, Humanitas Publicações-FFLCHH/USP, 1997 (PROJETOS PARALELOS)Searle, J. R. Os actos de fala. Coimbra: Livraria Almedina, 1981.Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.