Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0449 - Metodologia do Ensino de Lingüística I
EDM0449 3 Methodology of the Teaching of Linguistics I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Promover reflexões sobre o uso da linguagem oral na dinâmica da relação educativa;
2. Propor novas possibilidades de  abordagem da oralidade no ensino fundamental e médio;
3. Refletir sobre  a aproximação  entre  pesquisa lingüística e ensino da Língua Portuguesa;
4. Examinar as teorias sociolingüísticas  e psicolingüísticas que sustentam as concepções contemporâneas de  letramento e alfabetização
5. Supervisionar estágios e propor reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
322354 - Claudemir Belintane
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
5505631 - Emerson de Pietri
1307226 - Neide Luzia de Rezende
6578336 - Sandoval Nonato Gomes Santos
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
 
Programa Resumido
A Metodologia do Ensino de Linguística I aborda o ensino da língua materna sob o enfoque da Linguística e de seu campo interdisciplinar (Psicolinguística, Sociolinguística, Pragmática, Fonética e Fonologia). Estuda e produz conhecimentos relevantes para o trabalho de professores da área de linguagem, incluindo as fases iniciais de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da fala e da escrita. Desenvolve atividades de estágio supervisionado em Instituições de Ensino.
 
 
 
Programa
1 Promover reflexões sobre o uso da linguagem oral na dinâmica da relação educativa;
2. Propor novas possibilidades de abordagem da oralidade no ensino fundamental e médio;
3. Refletir sobre a aproximação entre pesquisa linguística e ensino da Língua Portuguesa;
4. Examinar as teorias sociolinguísticas e psicolinguísticas que sustentam as concepções contemporâneas de letramento e alfabetização
5. Desenvolver atividades de estágio e propor reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais; 2. Debates sobre textos lidos; seminários, dinâmicas de polemização e trocas de experiências ; 3. Aulas no laboratório de informática, utilizando computadores em rede (intranet e internet) visando experimentar técnicas coletivas de produção acadêmica. 4. Supervisão de estágios em Instituições de Ensino das redes pública e privada.
Critério
1. Elaboração de uma Projeto de Pesquisa, desenvolvimento parcial associado ao estágio, entrega de relatório recobrindo o período de estágio e as atividades de pesquisas. 2. Análise e síntese dos tópicos em estudos, apresentados em textos escritos; 3. Participação ativa nos grupos de trabalho e nas oficinas realizadas em sala de aula. 4. Realização de atividades de estágio supervisionado e elaboração de relatório de estágio.
Norma de Recuperação
Reelaboração e desenvolvimento parcial de um projeto de pesquisa associado ao estágio; Reelaboração e desenvolvimento parcial de um relatório associado ao estágio.
 
Bibliografia
     
Barthes, R.  O rumor da língua. Lisboa: Edições, 1988.
Bakhtin, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Freud, S. Psicopatologia da Vida Cotidiana. São Paulo: Imago (Edição Standart)
O chiste e sua relação com o insconsciente. São Paulo: Imago (Edição Standart)
Morin, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Revista Aprendizagem/ Desenvolvimento, 1991.
Marchuschi, L A. Concepção de Língua Falada nos Manuais de Português de
1º e 2º Graus: Uma visão crítica. 49ª Reunião da SBPC, 1997.
Ong, W. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.
Pretti, D.(org.) Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações
FFLCH/USP, 1997. (PROJETOS PARALELOS)
Pretti, D (org.) O discurso oral culto. São Paulo, Humanitas Publicações-FFLCHH/USP, 1997 (PROJETOS PARALELOS)
Searle, J. R. Os actos de fala. Coimbra: Livraria Almedina, 1981.
Vygotsky, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.


 

Clique para consultar os requisitos para EDM0449

Clique para consultar o oferecimento para EDM0449

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP