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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0450 - Metodologia do Ensino de Lingüística II
EDM0450 3 Methodology of the Teaching of Linguistics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
-  Propor metodologias de análise do texto escrito aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa;
2 -  Evidenciar a importância e o papel dos estudos lingüísticos aplicados ao texto técnico (de outras disciplinas), constituindo um campo interdisciplinar para a abordagem  dos múltiplos e gêneros e suas técnicas notacionais e de textualização;
3 - Compreender a textualização, a leitura e os suportes em uma perspectiva diacrônica.
4 - Analisar materiais e recursos didáticos, sobretudo os produtos  das novas tecnologias.
5 - Introduzir conceitos fundamentais da Análise do Discurso, da Teoria da Enunciação e da  Lingüística Textual;
5 - Refletir sobre  métodos interdisciplinares de ensino da escrita e do oral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
322354 - Claudemir Belintane
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
5505631 - Emerson de Pietri
1307226 - Neide Luzia de Rezende
6578336 - Sandoval Nonato Gomes Santos
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
 
Programa Resumido
- Propor metodologias de análise do texto escrito aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa;
2 - Evidenciar a importância e o papel dos estudos linguísticos aplicados ao texto técnico (de outras disciplinas), constituindo um campo interdisciplinar para a abordagem dos múltiplos e gêneros e suas técnicas notacionais e de textualização;
A disciplina "Metodologia do Ensino de Linguística II" propõe uma aproximação entre o ensino da língua materna e as possibilidades da Linguística Aplicada no contexto da relação educativa, ou seja, pretende oferecer oportunidades de enlaces entre ensino e pesquisa. Enfoca nesse primeiro semestre a aprendizagem da linguagem escrita, sua relação com os diversos portadores de texto da atualidade e com outras modalidades de expressão; suas possibilidades interdisciplinares no campo educacional. Desenvolve atividades de estágio supervisionado em Instituições de Ensino.
 
 
 
Programa
1 - Análise de textos escritos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio;
2 - Interferências do professor no processo de desenvolvimento da textualidade;
3 - O texto técnico como matriz de expressão das diversas disciplinas no ensino fundamental e médio: a linguagem como eixo interdisciplinar;
4 - Pesquisa sobre a atuação do professor e usos de recursos expressivos: esquemas, resumos, ilustrações etc.
5 - A iconicidade como um conceito dinâmico e útil à análise dos diferentes tipos de textos;
6 - Os textos e seus "portadores" no mundo contemporâneo - relevância do meio;
7 - As possibilidades dos recursos multimídias em educação: análise de softwares educativos e lúdicos;
8. Desenvolver atividades de estágio e propor reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com o auxílio de recursos audiovisuais; 2 - Debates sobre textos; seminários e dinâmicas de polemização e debates; 3 - Aulas no laboratório de informática, utilizando micros e computadores em rede (intranet e internet) 4. Supervisão de estágios em Instituições de Ensino das redes pública e privada
Critério
1. Elaboração de um Projeto de Pesquisa, desenvolvimento parcial associado ao estágio, entrega de relatório recobrindo o período de estágio e as atividades de pesquisas. 2. Análise e síntese dos tópicos em estudo, apresentados em textos escritos; 3. Participação ativa nos grupos de trabalho e nas oficinas realizadas em sala de aula. 4. Realização de atividades de estágio supervisionado e elaboração de relatório de estágio.
Norma de Recuperação
1. Elaboração e desenvolvimento parcial de um projeto de pesquisa associado ao estágio; 2. Relatório de estágio 3. Avaliações em sala de aula. 4. Preenchimento da ficha de controle de estágio.
 
Bibliografia
     
Benveniste, E. Problemas de Lingüística Geral. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
Barthes, R. O rumor da língua[trad]. Lisboa: Edições 70, 1988.
O Prazer do texto. São Paulo: Lisboa: Edições 70, 1983.
Chartier, R. História Cultural - entre Práticas e Representações, Bertrand do Brasil
Costa Val, M. das G. Redação e Textualidade, Martins Fontes
Dijk, T. A. Cognição, discurso e interação[trad]. São Paulo: Contexto, 1992
Ducrot, O O Dizer e o Dito. Campinas: Pontes Editores, 1987.
Foucault, Arqueologia do Saber. Rio de Janeior: Forense Universitária, 1995.
A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
Geraldi, J W. - Portos de Passagem. Martins Fontes, 1991.
Kato, M. A . No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1986.
Koch, I. G. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1991.
A coerência Textual.
Olson, D. O mundo no papel: implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo.
Editora Ática, 1997.
Smith, F. A leitura significativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Pêcheux, M. Estrutura ou acontecimentos. Pontes, 1992.
 

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