- Propor metodologias de análise do texto escrito aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa; 2 - Evidenciar a importância e o papel dos estudos lingüísticos aplicados ao texto técnico (de outras disciplinas), constituindo um campo interdisciplinar para a abordagem dos múltiplos e gêneros e suas técnicas notacionais e de textualização; 3 - Compreender a textualização, a leitura e os suportes em uma perspectiva diacrônica. 4 - Analisar materiais e recursos didáticos, sobretudo os produtos das novas tecnologias. 5 - Introduzir conceitos fundamentais da Análise do Discurso, da Teoria da Enunciação e da Lingüística Textual; 5 - Refletir sobre métodos interdisciplinares de ensino da escrita e do oral.
- Propor metodologias de análise do texto escrito aplicadas ao ensino de Língua Portuguesa; 2 - Evidenciar a importância e o papel dos estudos linguísticos aplicados ao texto técnico (de outras disciplinas), constituindo um campo interdisciplinar para a abordagem dos múltiplos e gêneros e suas técnicas notacionais e de textualização; A disciplina "Metodologia do Ensino de Linguística II" propõe uma aproximação entre o ensino da língua materna e as possibilidades da Linguística Aplicada no contexto da relação educativa, ou seja, pretende oferecer oportunidades de enlaces entre ensino e pesquisa. Enfoca nesse primeiro semestre a aprendizagem da linguagem escrita, sua relação com os diversos portadores de texto da atualidade e com outras modalidades de expressão; suas possibilidades interdisciplinares no campo educacional. Desenvolve atividades de estágio supervisionado em Instituições de Ensino.
1 - Análise de textos escritos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio; 2 - Interferências do professor no processo de desenvolvimento da textualidade; 3 - O texto técnico como matriz de expressão das diversas disciplinas no ensino fundamental e médio: a linguagem como eixo interdisciplinar; 4 - Pesquisa sobre a atuação do professor e usos de recursos expressivos: esquemas, resumos, ilustrações etc. 5 - A iconicidade como um conceito dinâmico e útil à análise dos diferentes tipos de textos; 6 - Os textos e seus "portadores" no mundo contemporâneo - relevância do meio; 7 - As possibilidades dos recursos multimídias em educação: análise de softwares educativos e lúdicos; 8. Desenvolver atividades de estágio e propor reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa no ensino
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