Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0601 - Ciências da Natureza: Elementos Conceituais e Metodológicos para o Ensino Fundamental I
Natural Sciences: conceptual and methodological aspects for Elementary School

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Abordar aspectos sobre o que é ciência e como ocorre a produção social do conhecimento
científico, apresentando a ciência como empreendimento humano, que envolve dimensões
históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais;
Analisar exemplos históricos e/ou contemporâneos sobre as relações entre ciência e
sociedade;
Explorar conceitos básicos das ciências naturais, analisando como esses podem ser
explorados com estudantes do EFI da educação básica.
Instrumentalizar os futuros professores para a abordagem de conceitos ligados às ciências
naturais em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
Abordar aspectos relacionados à alfabetização científica voltados ao nível de ensino
indicado, explorando as dimensões conceituais, a natureza da ciência e as relações entre
ciência, tecnologia, sociedade e ambiente;
Discutir a educação em ciências em diferentes espaços sociais, abordando suas
possibilidades e as articulações com a educação formal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
504200 - Agnaldo Arroio
6578131 - Elio Carlos Ricardo
5983069 - Ermelinda Moutinho Pataca
2961052 - Lúcia Helena Sasseron Roberto
2142893 - Marcelo Giordan Santos
2987179 - Martha Marandino
2104163 - Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são explorados temas e conceitos centrais para o ensino das Ciências da
Natureza voltado aos estudantes do EFI da Educação Básica. Para isso, será discutida a própria
atividade científica, caracterizando as diferentes instâncias e contextos inter relacionados na
construção de conhecimento científico. Também serão discutidos alguns dos principais
conceitos abordados neste nível de ensino e as relações que esses podem ter com outras
dimensões da atividade científica.
 
In this course, central themes and concepts for Natural Science Education in Elementary School are explored. For this purpose, the scientific activity itself will be discussed, in order to characterize different interrelated instances and contexts for scientific knowledge propositions. Some of the main concepts addressed at this level of education and the relationships between these concepts and other dimensions of scientific activity will also be discussed.
 
 
Programa
Análise sobre o que é ciência e os elementos envolvidos na produção social do
conhecimento científico, apresentando a ciência como empreendimento humano, que
envolve dimensões históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais;
Estudo de exemplos históricos e/ou contemporâneos sobre as relações entre ciência e
sociedade;
Estudo de conceitos básicos das ciências naturais;
Discussão das ideias sobre alfabetização científica, relações ciência, tecnologia,
sociedade e ambiente (CTSA) e questões sociocientíficas voltadas ao nível de ensino
indicado;
Análise da educação em ciências em diferentes espaços sociais, abordando suas
especificidades e possibilidades e suas articulações com a educação formal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas de introdução e síntese de conteúdos; Problematização das leituras indicadas; Coordenação de debates com especialistas da área; Atividades práticas e experimentais relacionadas aos conteúdos de ciências naturais; Atividades de grupo, com análise e discussão de textos e/ou atividades; Visitas técnicas e análise crítica do potencial educativo de parques, jardins, unidades de conservação, museus ou outros espaços não formais de ensino de ciências Realização de atividades on line na plataforma e-disciplinas ou em outras plataformas.
Critério
Participação e envolvimento em atividades de sala de aula (discussão, exercícios e atividades práticas e experimentais); Clareza e consistência nas argumentações apresentadas nos trabalhos de síntese e de produção de textos; Atendimento ao que for solicitado em cada atividade avaliativa.
Norma de Recuperação
A recuperação será realizada por meio de prova ou trabalho em período estabelecido por calendário da graduação estabelecido pela USP.
 
Bibliografia
     
BENCZE, L.; ALSOP, S. Afterword: towards technoscience education for healthier networks
of being. In: Activist science and technology education. Springer, Dordrecht, p. 607-622, 2014.
BENCZE, L., POULIOT, C., PEDRETTI, E. et al. SAQ, SSI and STSE education: defending
and extending “science-in-context”. Cult Stud of Sci Educ , 2020.
BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/ Museu da Vida. Percepção pública da
ciência e tecnologia no Brasil: resultados da enquete de 2010. Brasília: Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovação. 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/web/percepcao. Acesso
em: 1 fev.. 2021. 2019.
BUCCHI, M.; TRENCH, B. Handbook of Public Communication of Science and Technology.
Abingdon: Routledge, 2014, 274 p.
CARVALHO, A.M.P., VANNUCCHI, A.I., BARROS, M.A., GONÇALVES, M.E.R. E REY,
R.C., Ciências no Ensino Fundamental – O conhecimento físico. São Paulo: Editora Scipione,
1998.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. Ijuí:
Unijuí, 2014.
CORSARO, William A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DRIVER, R.; SQUIRES, A.; RUSHWORTH, P.; WOOD-ROBINSON, V. Making sense of
secondary science: research into children’s ideas. London: Routledge, 1994.
ERDURAN, S; MUGALOGLU, E.Z. Interactions of Economics of Science and Science
Education: Investigating the Implications for Science Teaching and Learning. Sci & Educ, 22,
p. 2405–2425, 2013.
FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Porto
Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.
FRASER, B. J.; CAMPBELL, K. T.; MCROBBIE, J. Second International Handbook of
Science Education, v. 1, 2012, p. 1063-1134.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Campinas:
Autores Associados; São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. In: FREIRE, Paulo. Uma educação para a
liberdade. Porto: Textos Marginais, 1974.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HENRIKSEN, Ellen; FROYLAND, Merethe. The contribution of museums to scientific
literacy: views from audience and museum professionals. Public Understanding of Science, v.
9, n. 4, p. 393-415, out. 2000.
HEWITT, P.G., Física Conceitual, São Paulo, Artmed, 2004.
HODSON, D. Time for action: Science education for an alternative future. International journal
of science education, v. 25, n. 6, p. 645-670, 2003.
INSTITUTO ABRAMUNDO. ILC – Indicador de Letramento Científico: sumário executivo
de resultados. São Paulo: Instituto Abramundo, 2014.
JENKINS, Edgar W. Scientific literacy. In: HUSEN, Torsten; POSTLETHWAITE, T. Neville
(Ed.). The international encyclopedia of education. v. 9. Oxford: Pergamon, 1994. p. 5345-
5350.
LIMA, M.E.C.C., LOREIRO, M.B., Trilhas para ensinar ciências para crianças, Finto Traço,
2013.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das
séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 1- 17, jun. 2001.
MASSARANI, L. (Ed.) Ciência e Criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil.
Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008, 120 p.
MILLER, J. D. Public Understanding of, and Attitudes toward, Scientific Research: What We
Know and What We Need to Know. Public Understanding of Science, v. 13, p. 273 294, 2004.
NATIONAL RESEARCH COUNCIL. A Framework for K-12 Science Education: Practices,
Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, DC: The National Academies Press. 2012.
PEDRETTI, E.; IANNINI, A.M.N. Controversy in Science Museums: Re-imagining Exhibition
Spaces and Practice (1st ed.). Routledge, 2020. https://doi.org/10.4324/9780429507588
PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on’.
Science Education. v. 95 n. 4, p. 601–626, 2011.
PILATTI, R. Ciência e Pseudociência, São Paulo: Contexto, 2018.
ROGERS, Alan. Looking again at non-formal and informal education: Towards a new
paradigm. 2004. Disponível em: . Acesso em: set. 2007.
SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e
resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: ARANTES, Valéria A. (Org.) Educação formal
e não-formal. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-58. Pontos e contrapontos.
TRILLA, Jaume et al. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social.
Barcelona: Ariel Educación, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0601

Clique para consultar o oferecimento para EDM0601

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP