Abordar aspectos sobre o que é ciência e como ocorre a produção social do conhecimento científico, apresentando a ciência como empreendimento humano, que envolve dimensões históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais; Analisar exemplos históricos e/ou contemporâneos sobre as relações entre ciência e sociedade; Explorar conceitos básicos das ciências naturais, analisando como esses podem ser explorados com estudantes do EFI da educação básica. Instrumentalizar os futuros professores para a abordagem de conceitos ligados às ciências naturais em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Abordar aspectos relacionados à alfabetização científica voltados ao nível de ensino indicado, explorando as dimensões conceituais, a natureza da ciência e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; Discutir a educação em ciências em diferentes espaços sociais, abordando suas possibilidades e as articulações com a educação formal.
Nesta disciplina são explorados temas e conceitos centrais para o ensino das Ciências da Natureza voltado aos estudantes do EFI da Educação Básica. Para isso, será discutida a própria atividade científica, caracterizando as diferentes instâncias e contextos inter relacionados na construção de conhecimento científico. Também serão discutidos alguns dos principais conceitos abordados neste nível de ensino e as relações que esses podem ter com outras dimensões da atividade científica.
Análise sobre o que é ciência e os elementos envolvidos na produção social do conhecimento científico, apresentando a ciência como empreendimento humano, que envolve dimensões históricas, sociais, políticas, econômicas e culturais; Estudo de exemplos históricos e/ou contemporâneos sobre as relações entre ciência e sociedade; Estudo de conceitos básicos das ciências naturais; Discussão das ideias sobre alfabetização científica, relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e questões sociocientíficas voltadas ao nível de ensino indicado; Análise da educação em ciências em diferentes espaços sociais, abordando suas especificidades e possibilidades e suas articulações com a educação formal.
BENCZE, L.; ALSOP, S. Afterword: towards technoscience education for healthier networks of being. In: Activist science and technology education. Springer, Dordrecht, p. 607-622, 2014. BENCZE, L., POULIOT, C., PEDRETTI, E. et al. SAQ, SSI and STSE education: defending and extending “science-in-context”. Cult Stud of Sci Educ , 2020. BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/ Museu da Vida. Percepção pública da ciência e tecnologia no Brasil: resultados da enquete de 2010. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/web/percepcao. Acesso em: 1 fev.. 2021. 2019. BUCCHI, M.; TRENCH, B. Handbook of Public Communication of Science and Technology. Abingdon: Routledge, 2014, 274 p. CARVALHO, A.M.P., VANNUCCHI, A.I., BARROS, M.A., GONÇALVES, M.E.R. E REY, R.C., Ciências no Ensino Fundamental – O conhecimento físico. São Paulo: Editora Scipione, 1998. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. CORSARO, William A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. DRIVER, R.; SQUIRES, A.; RUSHWORTH, P.; WOOD-ROBINSON, V. Making sense of secondary science: research into children’s ideas. London: Routledge, 1994. ERDURAN, S; MUGALOGLU, E.Z. Interactions of Economics of Science and Science Education: Investigating the Implications for Science Teaching and Learning. Sci & Educ, 22, p. 2405–2425, 2013. FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. FRASER, B. J.; CAMPBELL, K. T.; MCROBBIE, J. Second International Handbook of Science Education, v. 1, 2012, p. 1063-1134. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Cortez, 1988. FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. In: FREIRE, Paulo. Uma educação para a liberdade. Porto: Textos Marginais, 1974. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. HENRIKSEN, Ellen; FROYLAND, Merethe. The contribution of museums to scientific literacy: views from audience and museum professionals. Public Understanding of Science, v. 9, n. 4, p. 393-415, out. 2000. HEWITT, P.G., Física Conceitual, São Paulo, Artmed, 2004. HODSON, D. Time for action: Science education for an alternative future. International journal of science education, v. 25, n. 6, p. 645-670, 2003. INSTITUTO ABRAMUNDO. ILC – Indicador de Letramento Científico: sumário executivo de resultados. São Paulo: Instituto Abramundo, 2014. JENKINS, Edgar W. Scientific literacy. In: HUSEN, Torsten; POSTLETHWAITE, T. Neville (Ed.). The international encyclopedia of education. v. 9. Oxford: Pergamon, 1994. p. 5345- 5350. LIMA, M.E.C.C., LOREIRO, M.B., Trilhas para ensinar ciências para crianças, Finto Traço, 2013. LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 1- 17, jun. 2001. MASSARANI, L. (Ed.) Ciência e Criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008, 120 p. MILLER, J. D. Public Understanding of, and Attitudes toward, Scientific Research: What We Know and What We Need to Know. Public Understanding of Science, v. 13, p. 273 294, 2004. NATIONAL RESEARCH COUNCIL. A Framework for K-12 Science Education: Practices, Crosscutting Concepts, and Core Ideas. Washington, DC: The National Academies Press. 2012. PEDRETTI, E.; IANNINI, A.M.N. Controversy in Science Museums: Re-imagining Exhibition Spaces and Practice (1st ed.). Routledge, 2020. https://doi.org/10.4324/9780429507588 PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on’. Science Education. v. 95 n. 4, p. 601–626, 2011. PILATTI, R. Ciência e Pseudociência, São Paulo: Contexto, 2018. ROGERS, Alan. Looking again at non-formal and informal education: Towards a new paradigm. 2004. Disponível em: . Acesso em: set. 2007. SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: ARANTES, Valéria A. (Org.) Educação formal e não-formal. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-58. Pontos e contrapontos. TRILLA, Jaume et al. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación, 2003.