11. Objetivos: 1. Identificar os principais elementos condicionantes dos diferentes currículos de matemática: 2- Identificar, e debater pressupostos teóricos que fundamentam os processos de aquisição dos conceitos matemáticos; 3- Identificar dentre as diversas concepções de matemática e do seu ensino elementos que orientem a prática docente.
12. Ementa (programa resumido): Nesta disciplina se propõe que o ensino de matemática seja tomado como uma das áreas de estudo que compõem a formação do futuro professor considerando, em princípio, a discussão atual sobre a aprendizagem da matemática em um contexto mais amplo denominado Educação Matemática. Seu conteúdo está dirigido para o estudo das diversas concepções teóricas que possam fundamentar o entendimento dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem de matemática.
13. Conteúdo(programa): 1. Natureza e objetivos gerais da educação matemática como área de conhecimento e suas implicações nos processos de ensino; 2. Diferentes concepções de matemática e de ensino de matemática e a prática de sala de aula; 3. Ensino de matemática e interdisciplinaridade; 4. A matemática como linguagem 5. A matemática como processo de conhecimento; 6. A análise crítica do desenvolvimento curricular na Educação Matemática; 7. Evolução dos conceitos na história da matemática e no indivíduo; 8. Tendências atuais em Educação matemática (Novas tecnologias, História da matemática, Resolução de problemas, etnomatemática, modelagem etc.) e suas contribuições/repercussões sobre os currículos e práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio. 9- Investigações relacionadas com o processo de aprendizagem da matemática. 10- A aula de matemática como espaço de interação e comunicação
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