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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0615 - Educação Matemática
Mathematics education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
11. Objetivos:
1. Identificar os principais elementos condicionantes dos diferentes currículos de matemática:
2- Identificar, e debater pressupostos teóricos que fundamentam os processos de aquisição dos conceitos matemáticos;
3- Identificar dentre as diversas concepções de matemática e do seu ensino elementos que orientem a prática docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
87202 - Manoel Oriosvaldo de Moura
2172271 - Maria do Carmo Santos Domite
1696002 - Vinicio de Macedo Santos
 
Programa Resumido
12. Ementa (programa resumido):

Nesta disciplina se propõe que o ensino de matemática seja tomado como uma das áreas de estudo que compõem a formação do futuro professor considerando, em princípio, a discussão atual sobre a aprendizagem da matemática em um contexto mais amplo denominado Educação Matemática.
Seu conteúdo está dirigido para o estudo das diversas concepções teóricas que possam  fundamentar o entendimento dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem de matemática.
 
Course summary: In this course, we propose that teaching mathematics be one of the future teacher's areas of study, and we take into account the current debate on the learning of maths in a broader context, called Mathematical Education. The course content is designed to approach the several frameworks that support the understanding of the processes involved in teaching and learning mathematics.
 
 
Programa
13. Conteúdo(programa):

1. Natureza e objetivos gerais da educação matemática como área de conhecimento e suas implicações nos processos de ensino;
2. Diferentes concepções de matemática e de ensino de matemática e a prática de sala de aula;
3. Ensino de matemática e interdisciplinaridade;
4. A matemática como linguagem
5. A matemática como processo de conhecimento;
6. A análise crítica do desenvolvimento curricular na Educação Matemática;
7. Evolução dos conceitos na história da matemática e no indivíduo;
8. Tendências atuais em Educação matemática (Novas tecnologias, História da matemática, Resolução de problemas, etnomatemática, modelagem etc.) e suas contribuições/repercussões sobre os currículos e práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio.
9- Investigações relacionadas com o processo de aprendizagem da matemática.
10- A aula de matemática como espaço de interação e comunicação
 
 
 
Avaliação
     
Método
15. Métodos utilizados:
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, seminários, análise de textos, discussões, levantamento bibliográfico e trabalhos práticos.
Critério
16. Critérios de avaliação de aprendizagem:
A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor (em classe ou não), trabalhos e provas.
Norma de Recuperação
17. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):

 
Bibliografia
     
BICUDO, M. A . (org.) - "Educação Matemática"- São Paulo: pesquisa em movimento. Cortez  Editora, 2004
BOYER, C. B. - "História da matemática", São Paulo, Edgard Blucher, EDUSP, 1974
BORBA, M. C. PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BRUN, Jean Didáctica da Matemáticas, Porto Alegre: Edit. Instituto Piaget, 2000
CARAÇA, B. J. - Conceito fundamentais da matemática. Lisboa, Ed. Bras. Monteiro, 1975
D'AMBROSIO, O. - Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática - Campinas, Summus, 1986.
DAVIS, J. P. e HERSH, R. - A experiência matemática, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1985
GOMÉZ-GRANELL, C. Linguagem matemática: símbolo e significado. Ana
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PIAGET, J. e GARCIA R> - Psicogénesis e História de la Ciencia, Siglo Veintimo editores, 1982.
PIAGET e SZEMINSKA, A. - A gênese do número na criança. R. J. Zahar..
UNESCO - "Nuevas Tendencias em la ensenanza de la matemática" - volume IV - Comision Internacional de Educacion matemática - ICMI - Montevideo, 1979. - "Estudios em educacion matemátemática - coord, Robert Morris, Volume 2 - Montevideo, 1980.
IFRAH, G. História Universal dos Algarismos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997
LERMAN, S. (Investigações: para Onde Vamos? In: Abrantes, P. et alii (orgs.). Investigar para aprender matemática. Lisboa: APM, 1996.
BOA VIDA, A. M.. Resolução de Problemas: Que Rumos para a Educação Matemática? In: Ponte, J. P. et alii (orgs.)Educação Matemática. Lisboa: Coleção temas de Investigação. 1992
PONTE, J. P. Concepções dos Professores de Formação. In: Ponte, J. P. et alii (orgs.) Educação Matemática, Lisboa: Coleção Temas de Investigação, 1992.
Gelsa Knijnik, Fernanda Wanderer e Claudio José de Oliveira. (2006). “Etnomatematica: Currículo e formação de professores”. (orgs) 2ªed. Porto Alegre: Edunisc.
GÓMEZ-GRANELL, Carmen. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da educação matemática. In: ARNAY, J. e RODRIGO, M.J.(org) Domínios do Conhecimento, prática educativa e formação de professores. Trad.: Claúdia Schilling. São Paulo: Editora Ática, 2002.
Mendonça-Domite, M.C.S. (1999). Resolução de problemas pede (re)formulação. In: “Investigações matemáticas na sala de aula e no currículo”. Orgs. Abrantes, P e outros. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática-APM. (pp.15-34).
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática – Propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MOURA, M. O. de (org.) A atividade Pedagógica na teoria histórico-cultural, Brasília, Liber Livro, 2010
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001
STRUIK, Dirk J. História concisa das matemáticas. Tradução de João Cosme Santos guerreiro. Lisboa: Gradiva, 1989.
 

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