1) Contribuir para a compreensão de cidade, tendo como fio condutor o processo de construção de representações e expressões das relações sociais; 2) aprofundar o debate sobre os usos sociais da fotografia e do desenho privilegiando os ambientes educacionais e a cidade, em especial no que se refere à infância e juventude; 3) contribuir para a compreensão e o desenvolvimento de estudos educacionais que têm a cidade como sujeito e objeto de pesquisa. 4) Investigar quais as contribuições para a compreensão da vida social; 5) Discutir questões metodológicas no uso de imagens na Educação, Sociologia, História e Geografia, bem como, a apreciação crítica das imagens fotográficas e desenhos na cidade; 6) Contribuir com a formação de professores de educação infantil e séries iniciais, trazendo as discussões, questões e abordagens teóricas sobre a cidade produzidas nas áreas de Ciências Sociais e História.
A disciplina discute a cidade numa perspectiva sociológica, histórica e geográfica, compreendendo-a como texto e como um conjunto de práticas, conformando-se em patrimônio cultural, o qual se expressa de diferentes formas em ambientes sócio-culturais específicos. Entre as análises e desdobramentos encontram-se as relações estabelecidas entre a cidade, - suas diferentes formas de expressar-se e ser representada imageticamente; espalhadas em espaços públicos, em paredes e muros de seus distintos bairros, em suas paisagens –, e os sujeitos, meninos e meninas, homens e mulheres que nela convivem e a experimentam diariamente. Nesse sentido, a disciplina se propõe a criar contextos, percursos formativos e de experimentação visual da cidade, ensejando modos de apropriação da mesma, bem como, um espaço fecundo para as mais diferentes pesquisas e contribuições aos estudos educacionais.
1. A Cidade como texto:a. aspectos da narrativa histórica da cidade de São Paulo (estudo de caso);b. representações e imagens sociais consagradas sobre os lugares da cidade: os espaços públicos, a metrópole, o centro e a periferia, os bairros, seus habitantes (em perspectiva geracional);c. imagens literárias e artísticas do urbano: estudos sobre as motivações sociais nos processos de representação e criação de representações, como no caso dos grafites e pichações. 2. A Cidade como expressão das relações sociais: a. processos de ocupação, apropriações e invenção do espaço urbano;b. poderes, resistências, distinções e classificações no espaço urbano;c. práticas de memória em torno da cidade: usos cotidianos e institucionais do Patrimônio Cultural da Cidade (intervenções de grupos sociais, museus, monumentos, lugares da memória) . 3. A fotografia e o desenho: questões metodológicas e usos sociais.a. cidades na cidade: o desenho como instrumento para conhecer e expressar as cidades;b. estranhando traços urbanos e infantis: como usar os desenhos das crianças? Onde levar? Deve-se dizer o que ver? c. fotografar com o pensamento: as imagens guardadas das cidades que experimentamos;d. máquinas nas mãos: crianças fotógrafas a perscrutar espaços;e. fotografias e desenhos: fontes documentais que nos falam sobre cidades do ponto de vista das crianças.4. A Cidade como espaço formativo: a. visitas a campo;b. aplicação da metodologia de análise e de pesquisa; observações e realização de experiências visuais (fotografia, desenho) acerca da Cidade.
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