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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0637 - Apropriações do Urbano: a Cidade pelas Lentes e Traços de Crianças
EDM0637 1 Understanding the urban areas: the city through the lenses and perspectives of children

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
1) Contribuir para a compreensão de cidade, tendo como fio condutor o processo de construção de representações e expressões das relações sociais; 2) aprofundar o debate sobre os usos sociais da fotografia e do desenho privilegiando os ambientes educacionais e a cidade, em especial no que se refere à infância e juventude; 3) contribuir para a compreensão e o desenvolvimento de estudos educacionais que têm a cidade como sujeito e objeto de pesquisa. 4) Investigar quais as contribuições para a compreensão da vida social; 5) Discutir questões metodológicas no uso de imagens na Educação, Sociologia, História e Geografia, bem como, a apreciação crítica das imagens fotográficas e desenhos na cidade;  6) Contribuir com a formação de professores de educação infantil e séries iniciais,  trazendo as discussões, questões e abordagens teóricas sobre a cidade produzidas nas áreas de Ciências Sociais e História.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582960 - Dislane Zerbinatti Moraes
1427582 - Marcia Aparecida Gobbi
 
Programa Resumido
A disciplina discute a cidade numa perspectiva sociológica, histórica e geográfica, compreendendo-a como texto e como um conjunto de práticas, conformando-se em patrimônio cultural, o qual se expressa de diferentes formas em ambientes sócio-culturais específicos. Entre as análises e desdobramentos encontram-se as relações estabelecidas entre a cidade, - suas diferentes formas de expressar-se e ser representada imageticamente; espalhadas em espaços públicos, em paredes e muros de seus distintos bairros, em suas paisagens –, e os sujeitos, meninos e meninas, homens e mulheres que nela convivem e a experimentam diariamente. Nesse sentido, a disciplina se propõe a criar contextos, percursos formativos e de experimentação visual da cidade, ensejando modos de apropriação  da mesma, bem como, um espaço fecundo para as mais diferentes pesquisas e contribuições aos estudos educacionais.
 
 
 
Programa
1. A Cidade como texto:

a. aspectos da narrativa histórica da cidade de São Paulo (estudo de caso);
b. representações e imagens sociais consagradas sobre os lugares da cidade: os espaços públicos, a metrópole, o centro e a periferia, os bairros, seus habitantes (em perspectiva geracional);
c. imagens literárias e artísticas do urbano: estudos sobre as motivações sociais nos processos de representação e criação de representações, como no caso dos grafites e pichações.

2. A Cidade como expressão das relações sociais:

a. processos de ocupação, apropriações e invenção do espaço urbano;
b. poderes, resistências, distinções e classificações no espaço urbano;
c. práticas de memória em torno da cidade: usos cotidianos e institucionais do Patrimônio Cultural da Cidade (intervenções de grupos sociais, museus, monumentos, lugares da memória) .

3. A fotografia e o desenho: questões metodológicas e usos sociais.
a. cidades na cidade: o desenho como instrumento para conhecer e expressar as cidades;
b. estranhando traços urbanos e infantis: como usar os desenhos das crianças? Onde levar? Deve-se dizer o que ver?
c. fotografar com o pensamento: as imagens guardadas das cidades que experimentamos;
d. máquinas nas mãos: crianças fotógrafas a perscrutar espaços;
e. fotografias e desenhos: fontes documentais que nos falam sobre cidades do ponto de vista das crianças.

4. A Cidade como espaço formativo:
a. visitas a campo;
b. aplicação da metodologia de análise e de pesquisa; observações e realização de experiências visuais (fotografia, desenho) acerca da Cidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, visitas a campo.
Critério
A avaliação consistirá na elaboração de trabalhos e relatórios de estudos de campo
Norma de Recuperação
A recuperação será feita por meio de trabalhos e relatórios de estudo de campo, que eventualmente não tenham sido realizados durante o semestre.
 
Bibliografia
     
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VERAS, M. P. B. Trocando Olhares: uma introdução sociológica da cidade. EDUC. Nobel. 2000.
 

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