1. Conhecer conceitos básicos da Teoria da Evolução 2. Conhecer criticamente os elementos básicos de discursos que se valem do determinismo genético e do genecentrismo para explicar a manifestação de características biológicas e culturais;3.Analisar estudos antigos e recentes sobre a inteligência humana, correlações com parâmetros biológicos e culturais e decorrências pedagógicas e educacionais.4.Conhecer as bases da neurofisiologia e a contribuição das neurociências para a educação.
A disciplina analisa bases biológicas do aparato cognitivo humano, suas características e evolução, o que subsidia a análise de discursos sobre desempenho escolar. São abordadas questões relativas à origem do Homem e sua evolução, conceitos de espécie biológica e raça geográfica, mecanismos de herança biológica e concepções de inteligência. A partir de uma abordagem histórica, são estudadas diferentes formulações teóricas sobre o desenvolvimento da inteligência humana, incluindo as bases recentes das neurociências.
1) Tópicos de evolução humana: especiação e raciação2) Elementos de Genética.3) Alguns discursos sobre Herança e Inteligência: de Hereditary Genius a Bell Curve. 4) Análise crítica do Determinismo Genético5) Abordagens recentes ao estudo da inteligência humana e decorrências educacionais.6) Uma introdução à neurofisiologia anatômica e funcional: as neurociências e educação.
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