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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0642 - Biologia e Educação
EDM0642 2 Biology and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1. Conhecer conceitos básicos da Teoria da Evolução
2. Conhecer criticamente os elementos básicos de discursos que se valem do determinismo genético e do genecentrismo para explicar a manifestação de características biológicas e culturais;
3.Analisar estudos antigos e recentes sobre a inteligência humana, correlações com parâmetros biológicos e culturais e decorrências pedagógicas e educacionais.
4.Conhecer as bases da neurofisiologia e a contribuição das neurociências para a educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
55721 - Nelio Marco Vincenzo Bizzo
 
Programa Resumido
A disciplina analisa bases biológicas do aparato cognitivo humano, suas características e evolução, o que subsidia a análise de discursos sobre desempenho escolar. São abordadas questões relativas à origem do Homem e sua evolução, conceitos de espécie biológica e raça geográfica, mecanismos de herança biológica e concepções de inteligência. A partir de uma abordagem histórica, são estudadas diferentes formulações teóricas sobre o desenvolvimento da inteligência humana, incluindo as bases recentes das neurociências.
 
 
 
Programa
1) Tópicos de evolução humana: especiação e raciação
2) Elementos de Genética.
3) Alguns discursos sobre Herança e Inteligência: de Hereditary Genius a Bell Curve.
4) Análise crítica do Determinismo Genético
5) Abordagens recentes ao estudo da inteligência humana e decorrências educacionais.
6) Uma introdução à neurofisiologia anatômica e funcional: as neurociências e educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários e trabalho de campo, incluindo 15 horas de estágio.
Critério
Provas, trabalhos de observação no ambiente escolar e trabalhos escritos
Norma de Recuperação
A recuperação será realizada no período imediatamente anterior ao início das aulas do semestre seguinte, de acordo com o calendário escolar.
 
Bibliografia
     
AZEVEDO E.E.S . Raça Conceito e Preconceito. 2. ed. SP: ATICA, (1990)
BIZZO, N. Meninos do Brasil: Idéias de Reprodução, Eugenia e Cidadania na Escola. Tese de Livre-Docência apresentada à Faculdade de Educação da USP, (1994).
_________. O paradoxo social-eugênico e os professores: ontem e hoje. p. 164-189 In: CHASSOT, Attico; OLIVEIRA, Renato José de. Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo Unisinos: Editora Unisinos, (1998).
CAVALLI-SFORZA, L.L. Genes, Povos e Línguas. São Paulo, Cia das Letras, (2003).
CONSTANZO, L.S. Neurofisiologia. Pp59-104 in _____, Fisiologia, São Paulo, Elsevier (2004).
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. P. Alegre, Artes Médicas (1995)
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. São Paulo, Campus, (1995).
GOULD, S. A Falsa Medida do Homem. São Paulo, Cia das Letras, (1991).
GUYTON, R. e J.H.HALL. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara, Koogan, (1998)
HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro em transformação. São Paulo, Ed. Objetiva, (2005).
HERRNSTEIN, R. e C. MURRAY. The Bell Curve, NY, Free Press, (1994).
JACOBY, R. e N. GLAUBERMAN (eds.). The Bell Curve Debate. N.Y., Times Books, (1995).
LEVINS, R. & R. LEWONTIN. The Dialectical biologist. Cambrigde, Mass, Harvard University Press, (1985).
LEWONTIN, R.S. ROSE AND L. KAMIN. Not in our genes. New York, Pantheon Books, (1984).
IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre, Artmed, (2003).
ROGOFF, B. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre, Artmed, (2005).
 

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