Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0667 - Linguagem e Conhecimento
EDM0667 2 Language and Knowledge

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Criar condições para que o aluno:
- construa hipóteses explicativas de elementos cotidianos das práticas de ensino-aprendizagem de língua materna;
- apreenda, enquanto objeto de análise, a língua em uso em contextos de ensino e aprendizagem;
- detecte problemas e elabore soluções, com base em conhecimentos produzidos pelos estudos da linguagem;
- tenha acesso a elaborações teóricas que possibilitem a descrição, análise e compreensão de dados recolhidos em contexto imediato de ensino e aprendizagem;
- construa relações entre conhecimentos sobre linguagem, concepções de ensino e de aprendizagem, e condições de produção discursiva em contexto de ensino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
322354 - Claudemir Belintane
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
5505631 - Emerson de Pietri
1307226 - Neide Luzia de Rezende
6578336 - Sandoval Nonato Gomes Santos
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
 
Programa Resumido
Linguagem e seu ensino:
1) a perspectiva tradicional; 
2) os conhecimentos lingüísticos: forma e interação; 
3) a perspectiva discursiva; 
4) O pensamento, a produção e a circulação de conhecimentos.
 
 
 
Programa
- a perspectiva tradicional sobre linguagem e o ensino de língua materna;
- conhecimentos lingüísticos: a formalização, os modelos explicativos e as concepções de ensino e aprendizagem;
- a perspectiva textual: interacionismo, sociointeracionismo;
- implicações da sociolingüística para o ensino e aprendizagem de língua materna;
- a semântica, a pragmática e a disciplina (curricular) de língua portuguesa;
- a ordem discursiva: linguagem, conhecimento e escolarização;
- o pensamento, a produção e a circulação de conhecimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; discussão de textos; produção e análise de dados sobre ensino e aprendizagem de língua materna.
Critério
Capacidade de posicionar-se criticamente quanto às relações entre concepções de linguagem, de conhecimento e de ensino de língua materna; capacidade de mobilização de conceitos para a produção e análise de dados sobre usos de linguagem em contexto de ensino.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho escrito; realização de prova escrita.
 
Bibliografia
     
ARNAULD, A. & LANCELOT, C. Gramática de Port Royal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2000.
BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes, 1988.
_______ Problemas de lingüística geral II. Campinas: Pontes, 1988.
BENVENISTE, E. Comunicação animal e linguagem humana. In: _____. Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes, 1988. p. 60-67.
_____ Da subjetividade na linguagem. In: _____. Problemas de lingüística geral II. Campinas: Pontes, 1988. p. 284-293.
CARDOSO, S. H. B. A questão da referência: das teorias clássicas à dispersão de discursos. Campinas: Autores Associados, 2003.
DUCROT, Oswald; TODOROV, Tzvetan. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1988.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2004.
GINSBURG, Carlo. Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
LURIA, Alexandre Romanovich; YODOVICH, Victor Iosifovich. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 
GOODY, J. A. lógica da escrita e a organização da sociedade. Trad.Tereza Louro Peres.Lisboa: Edições 70, 1986.
HAVELOCK, E. A revolução da escrita na Grécia e suas conseqüências culturais. Tradução: Ordep José Serra - São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982/1996
______Prefácio a Platão. Tradução Enid Abreu Dobransky. Campinas-SP: Papirus,1963/1996.
OLSON, D. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Editora Ática, 1997.
ONG, W. J. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. (tradução Enid Abreu Dobranszky). Campinas: Papirus, 1998.
PIATTELLI-PALMARINI, M. (org.) Théories du langage, théories de l´apprentissage – le débat entre Jean Piaget et Noam Chomsky. Paris: Seuil, 1979.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Pontes, 1988.
POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises lingüísticas de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
RIOLFI, Claudia Rosa. Equívoco e singularidade: subjetividade na fala de uma criança. In: LIMA, Regina Célia de Carvalho Paschoal (Org.). Leitura: múltiplos olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2005, p. 219-233.
SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1979.
SKINNER, Burrhus Frederic. Verbal Learning. Nova Iorque: Appleton-Century-Crofts, 1957.
_____. Walden II: uma sociedade do futuro. São Paulo: EPU, 1977.
VOLOSHINOV (BAKHTIN) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
 ______; LURIA, Alxander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996a.
_____. VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996b.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0667

Clique para consultar o oferecimento para EDM0667

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP