Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0669 - Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Toys and games in early childhood education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Discutir  a relevância dos jogos na educação infantil
3. Identificar as concepções e os  tipos de jogos apropriados à educação infantil
4. Analisar brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos: escola, brinquedoteca, rua, família, parques.
5.	Discutir as relações entre o brinquedo, linguagem, gênero, etnia e classe social;
6.	Observar a criança brincando  para organizar registros e portfólios para o planejamento das práticas pedagógicas.
7.	Identificar propostas pedagógicas que incluem o brincar.
8.	Vivenciar práticas lúdicas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
40749 - Tizuko Morchida Kishimoto
 
Programa Resumido
O curso pretende sensibilizar o professor para o uso de brinquedos e brincadeiras na educação infantil, o que requer a discussão de conceitos sobre a temática relacionando-os às concepções de criança e de educação infantil. A adoção dos jogos na educação implica na análise das formas de organização de experiências para propiciar ao mesmo tempo o lúdico, a expressão, o encantamento e a construção do conhecimento pela criança. O uso de instrumentos de observação é fundamental para avaliar a pertinência do lúdico na educação infantil. Compreender que o brincar cria o envolvimento da criança e, em decorrência, possibilita o planejamento das condições para aprendizagem e desenvolvimento de melhor qualidade requer que o adulto em formação vivencie o lúdico e desenvolva a atitude lúdica. Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: elaboração de projetos de investigação com coleta, organização e análise de dados obtidos em instituições de educação infantil; análise de materiais utilizados com as crianças, com explicitação de bases conceituais que sustentam sua utilização.
 
Course summary: This course aims to sensitize teachers to the use of toys and games in early childhood education, which requires deabating the underlying concepts and relating them to the idea of child and early childhood education. Using games in education implies the analysis of how the experiences are organized to simultaneously provide the children with playfulness, expression, enchantment and knowlege construction. The use of observation instruments is essential to assess the relevance of playfulness in early childhood education. Understanding that playing creates the child's involvement and, as a result, allows to plan the conditions for better quality learning and development requires that future teachers experience the playfulness and develop a playful attitude. As part of the process, students will have the oportunity to develop research projects (collecting, organizing and analyzing data gathered in early childhood education institutions); analyze the materials used with children and apply conceptual framework to support their use.
 
 
Programa
• Conceitos de jogo , brinquedo e brincadeira e suas relações com a criança e a educação infantil
• Propostas curriculares e o brincar.
• O brincar  e suas teorias
• Brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos: escola, brinquedoteca, rua, família, parques
• Brinquedo e diversidade: linguagem, gênero, etnia, tecnologia  e classe social;
• Observação do brincar da criança
• Vivências lúdicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leituras previstas, elaboração de “ papers”, seminários de pesquisa, mapas conceituais sobre teorias e práticas e relatório final sobre construção de brinquedos e vivências lúdicas com as crianças.
Critério
Participação nas atividades propostas, produção de papers, pesquisas sobre concepções e práticas de brincadeiras , relatório final de práticas lúdicas com portfólio das vivências.
Norma de Recuperação
Após a divulgação das notas o aluno em recuperação deverá discutir com o professor um projeto de recuperação.
 
Bibliografia
     
ABRAMOWICZ,A.; VANDENBROECK, M. (Orgs). Educação infantil e diferença. Campinas: Papirus, 2013
ARIÈS, P.. A história social da criança e da família. R.J.:Ed. Guanabara, 1981.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação, São Paulo: Summus Editorial, 1984.
BROUGÈRE, .G.. Brinquedo & Companhia. São Paulo: Cortez, 2005
_____ Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
_____ Jogo e Educação. São Paulo: Artmed, 1994.
BRUNER, J. S. Escola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
_____ Juego, Pensamiento y lenguaje. In: Perspectivas, 16(1): 79-86, 1986.
_____ Realidades mentais Mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
_____ . Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
CASCUDO,Luis da Câmara,Literatura Oral no Brasil, 3a. ed., Belo Horizonte:Ed. Itatiaia, São Paulo:Ed. da Universidade de São Paulo,1984
CORSARO, W. A. A Reprodução Interpretativa no brincar ao faz-de-conta das crianças. Educação, Sociedade e Cultura, Porto, n. 17, p. 113-134, 2002.
EDWARDS; GANDINI; FORMAN ( orgs.). As Cem Linguagens da Porto Alegre : Artmed, 1999.
DEWEY, J. Como Pensamos: como relacionar o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. SP: Companhia Editorial Nacional. 3ª ed. 1959.
_____ . Interesse e esforço. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
______ . Democracia e educação. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3 ed.
São Paulo: Editora Nacional, 1959.
______ Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. 3ed. São Paulo. Editora
Nacional. 1979.
_____ .El nino y El programa escolar: mi credo pedagógico. 4. Ed., Buenos Aires: Losada, 1959.
ELKONIN,D.B.,Psicologia del juego, Ciudad de la Habana:Editorial Pueblo y Educación,.1984.
FERNANDES,F. As "trocinhas" do Bom Retiro ,Revista do Arquivo Municipal,ano XII,vol.CXIII,mar-abr.1947,p.10-124.
FROEBEL, F. La Education del Hombre. [s/l]. 1913.
GOLDSCHMIED, E. JACKSON. S. Educação de 0 a 3 anos. O atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HOHMANN; WEIKART. Educar a criança. Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
HUIZINGA, J.. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva.1971.
KISHIMOTO, T,M. (org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Thompson, 1998.
_____ Jogos Infantis. Petrópolis: Vozes,2004
______ Introdução à obra Brincadeiras para crianças de todo o mundo. São Paulo: CISV;AMBAR, UNESCO, MINC, 2007 p.11-33.
______ (Org.)Jogo, Brinquedo, brincadeira na educação infantil. São Paulo: Cortez, 14ª ed. 2011.
______ ; OLIVEIRA-FORMOSINHO. (orgs.) Em busca da Pedagogia da Infância. Pertencer e Participar. Porto Alegre: Penso, 2013.
MOYLES, Janet R e col. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T.M, PINAZZA, M.A.(orgs.) Pedagogia (s) da Infância. Dialogando com o Passado Construindo o Futuro, Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Ed. Porto, 1996, p.52-85.
PIAGET,J. O julgamento Moral na Criança. Trad. por Elzon Lenardon, São Paulo:Editora Mestre Jou, 1977.
______ A formação do símbolo na criança,R.J.:Zahar,1975..
POST;HOHMANN. Educação de bebés em infantários. Cuidados e Primeiras Aprendizagens. Lisboa Calouste Gulbenkian, 2003.
PUIG, J. MA E TRILHA, J.. A pedagogia do ócio. Porto alegre: Artes Médicas, 2004
Revista EDUCAÇÃO CULTURA E SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. A CRIANÇA EM FOCO. São Paulo: Editora Segmento, 2013.
SINGER, D.G. SINGER, J.L. Imaginação e jogos na era eletrônica. São Paulo: Artmed, 2007.
VYGOTSKY, L.S. El desarrollo de los processos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica, 2000.
______ La imaginación y el arte en la infancia. Madri, Akal Editor, 1982.
______ ; LURIA; LEONTIEV. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. S.P. Ícone/USP, 1988 ( Os princípios psicológicos da brincadeira).
WALLON, H.. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro:Imago, 1976.
______ Do Acto ao Pensamento, Lisboa:Portugalia Editora,1966,p.183-225
WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WITTGENSTEIN,L. Investigações filosóficas, São Paulo: Abril Cultural,1975,p. 13-45.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0669

Clique para consultar o oferecimento para EDM0669

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP