1. Discutir a relevância dos jogos na educação infantil 3. Identificar as concepções e os tipos de jogos apropriados à educação infantil 4. Analisar brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos: escola, brinquedoteca, rua, família, parques. 5. Discutir as relações entre o brinquedo, linguagem, gênero, etnia e classe social; 6. Observar a criança brincando para organizar registros e portfólios para o planejamento das práticas pedagógicas. 7. Identificar propostas pedagógicas que incluem o brincar. 8. Vivenciar práticas lúdicas
O curso pretende sensibilizar o professor para o uso de brinquedos e brincadeiras na educação infantil, o que requer a discussão de conceitos sobre a temática relacionando-os às concepções de criança e de educação infantil. A adoção dos jogos na educação implica na análise das formas de organização de experiências para propiciar ao mesmo tempo o lúdico, a expressão, o encantamento e a construção do conhecimento pela criança. O uso de instrumentos de observação é fundamental para avaliar a pertinência do lúdico na educação infantil. Compreender que o brincar cria o envolvimento da criança e, em decorrência, possibilita o planejamento das condições para aprendizagem e desenvolvimento de melhor qualidade requer que o adulto em formação vivencie o lúdico e desenvolva a atitude lúdica. Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: elaboração de projetos de investigação com coleta, organização e análise de dados obtidos em instituições de educação infantil; análise de materiais utilizados com as crianças, com explicitação de bases conceituais que sustentam sua utilização.
• Conceitos de jogo , brinquedo e brincadeira e suas relações com a criança e a educação infantil • Propostas curriculares e o brincar. • O brincar e suas teorias • Brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos: escola, brinquedoteca, rua, família, parques • Brinquedo e diversidade: linguagem, gênero, etnia, tecnologia e classe social; • Observação do brincar da criança • Vivências lúdicas
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