O avanço tecnológico na sociedade do conhecimento, as reformas educacionais provocadas pela LDB e a necessidade de formação permanente de professores
A disciplina analisa projetos e processos de ensino a distância em países da América Latina e de outros continentes. Discute conceitos e procedimentos envolvendo diversas concepções e modalidades de educação a distância.
1. Ensino a distância no Brasil e outros países: conceitos, princípios básicos, questões educacionais, histórico. Participação de diversas tecnologias de comunicação e informação (TCI)2. Organização estrutural e pedagógica de recentes propostas de ensino a dist6ancia no Brasil e outros países; comparação entre cursos específicos, níveis e modalidades de ensino, áreas de conhecimento.3. Elaboração de esboço de proposta de ensino a distância incluindo novas tecnologias de comunicação e informação (NTCI)
Bordenave, J. E. D. Teleducação ou Educação a Distância Rio de Janeiro/Petrópolis, Vozes, 1987.Canclini, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, EDUSP, 1997.Damasio, ª R. O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Célebro Humano. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.Dryden, Gordon e V. Jeannette. Revolucionando o Aprendizado. Makron Books do Brasil Ed., 1994Ferres, M. Atlas. Lisboa, Instituto Piaget, 1997.Freire, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983Fusari, M. F. R. Comunicação, Mídias e Aulas de Professores em Formação: novas pesquisas? Anais II do IX ENDIPE/Simpósios. Lindóia/SP, volume 1/1, 1998: 238-256.Greenfield, P. M. O Desenvolvimento do Raciocínio na Era da Eletrônica: os efeitos da TV, Computadores, VídeoGames. São Paulo, Summus, 1988.Gutierrez, F. e Prietro, D. A Mediação Pedagógica. Educação a Distância Alternativa. São Paulo/Campinas, Papirus, 1994.Kenski, V. "Novas Tecnologias, o redimensionamento do espaço e do texto e os Impactos no Trabalho docente". Polêmicas Comtemporâneas. http//www.prossiga.br.edistancia. Lévy, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do Ciberespaço. São Paulo, Loyola, 1998Litwin, E. Tecnologia Educacional: Política, História e Propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.Machado, N. J. Epistemologia e Didática. As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.Martin-Barbero, J. Dos Meios às Mediações: comunica;cão, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.McLaren, Peter. A vida na escolas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.Oliveira, M. K. Inteligência e Vida Cotidiana: competências cognitivas de adultos de baixa renda. In Cadernos de Pesquisa, (44): 45-54, 1983.Oliveira, Ramón de. Informática Educativa: dos Planos e discursos à sala de aula. Campinas: Papirus, 1997.Outras buscas bibliográfica sobre Educação a Distância. http/www.prossiga/rey.cnpq.brPenteado, H. D. Televisão e Escola: conflito ou cooperação. São Paulo, Cortez, 1991.Piconez, Stela C. B. Pedagogia de projetos como alternativa para ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos. Reflexões 16, jan/98 NEA-FEUSPPiconez, Stela C. B. Educação Escolar de Jovens e Adultos: a re-construção dos conhecimentos na organização do trabalho pedagógico. Série Relatos de Pesquisa, nº 29, INEP, Brasília: MEC/INEP, 1994Postmann, N. Tecnopólio. São Paulo, Nobel, 1994Quadros, Paulo da Silva. Redes de Comunicação: percepções do Olhar, Sentir e Ser nos anos 90. Mimeo elaborado para pesquisa sobre Ensino e Informática do NEA - Núcleo de Estudos de Educação de Adultos da FEUSP, 1998.Souza, M. Lúcia Zoega. Poder e onipotência da televisão: inquietações no ar. In Maria Helena martins (org.) Questões de Linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 1993, pp. 80-94Torres, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender? Campinas: Papirus, 1994.Turkle, S. O Segundo Eu: os computadores e o espírito humano. Potugal/Porto, Presença, 1988.Valente, J. A. (org.) Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp, 93Vygotski, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.White, Robert & Thomas, Pradip. Transmissão Educativa: Ensino a Distância: Experiências e Inovações. In. Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/Ed. Moderna, nº 03, 1995.