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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0671 - Educação Infantil e Sociedade
Early childhood education and society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Analisar o desenvolvimento da educação infantil no Brasil e em outros países: origem, políticas, objetivos e funções, a partir da história da infância e das instituições infantis.
Refletir sobre diferentes concepções de infância e respectivas propostas governamentais de educação infantil.
Refletir sobre alguns antagonismos presentes na elaboração de uma política integrada para a infância brasileira.
Refletir sobre os diferentes atores responsáveis pela formulação de políticas para a infância, destacando o papel dos professores que atuam diretamente com a criança, as concepções de infância e a natureza das propostas pedagógicas.
Comparar diferentes políticas de educação infantil e de formação de educadores para este nível da Educação Básica.
Analisar diferentes expectativas sobre o papel social da educação infantil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2096401 - Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
6577784 - Patricia Dias Prado
 
Programa Resumido
O curso analisa a história da educação infantil no Brasil e as concepções de infância construídas socialmente. Apresenta experiências internacionais e nacionais de educação infantil. Discute objetivos, funções e políticas a partir da história da infância e das instituições infantis. Destaca as políticas públicas de creches, pré-escolas e centros de educação infantis e identifica o papel que a escola, família e comunidade desempenham na educação da criança de 0 a 6 anos. Merecem atenção questões relativas à mulher, ao trabalho feminino e aos direitos da criança, da mulher e do trabalhador. 
Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: 
elaboração de projetos de investigação com coleta, organização e análise de dados obtidos em instituições de educação infantil nacionais e internacionais; elaboração de relatórios relacionando os conteúdos presentes nas instituições de educação infantil com fundamentos da educação e práticas pedagógicas historicamente constituídos; estudos comparados.
 
Course summary: This course analyzes the history of early childhood education in Brazil and the socially constructed concepts of childhood. It presents international and national experiences in early childhood education; discusses objectives, roles and policies based on the history of childhood and children's institutions; highlights public policies for daycare centers, pre-schools and early childhood education centers; and identifies the role that school, family and community play in the education of children aged 0 to 6 years. Issues related to women, women's work, the rights of children, women and workers will be dealt with special attention. As part of the process, studens will develop research projects (collecting, organizating and analying the data gathered from national and international early childhood education institutions); prepare reports relating the contents present in early childhood education institutions with the foundations of education and the historically constituted educational practices; and carry out comparative studies.
 
 
Programa
Educação Infantil no Brasil: origem, instituições e políticas.
Concepções de infância na relação com os objetivos e funções da Educação da Criança de 0 a 6 anos.
Políticas de educação infantil: experiências concretas nacionais e internacionais.
A criança como sujeito de direitos e a repercussão na educação infantil. 
Diferentes contextos de educação da pequena infância.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, trabalhos em pequenos grupos, apresentação de pesquisas.
Critério
Trabalhos em pequenos grupos; debates; avaliação final.
Norma de Recuperação
Pesquisa sobre os temas abordados
 
Bibliografia
     
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