Analisar o desenvolvimento da educação infantil no Brasil e em outros países: origem, políticas, objetivos e funções, a partir da história da infância e das instituições infantis. Refletir sobre diferentes concepções de infância e respectivas propostas governamentais de educação infantil. Refletir sobre alguns antagonismos presentes na elaboração de uma política integrada para a infância brasileira. Refletir sobre os diferentes atores responsáveis pela formulação de políticas para a infância, destacando o papel dos professores que atuam diretamente com a criança, as concepções de infância e a natureza das propostas pedagógicas. Comparar diferentes políticas de educação infantil e de formação de educadores para este nível da Educação Básica. Analisar diferentes expectativas sobre o papel social da educação infantil.
O curso analisa a história da educação infantil no Brasil e as concepções de infância construídas socialmente. Apresenta experiências internacionais e nacionais de educação infantil. Discute objetivos, funções e políticas a partir da história da infância e das instituições infantis. Destaca as políticas públicas de creches, pré-escolas e centros de educação infantis e identifica o papel que a escola, família e comunidade desempenham na educação da criança de 0 a 6 anos. Merecem atenção questões relativas à mulher, ao trabalho feminino e aos direitos da criança, da mulher e do trabalhador. Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: elaboração de projetos de investigação com coleta, organização e análise de dados obtidos em instituições de educação infantil nacionais e internacionais; elaboração de relatórios relacionando os conteúdos presentes nas instituições de educação infantil com fundamentos da educação e práticas pedagógicas historicamente constituídos; estudos comparados.
Educação Infantil no Brasil: origem, instituições e políticas. Concepções de infância na relação com os objetivos e funções da Educação da Criança de 0 a 6 anos. Políticas de educação infantil: experiências concretas nacionais e internacionais. A criança como sujeito de direitos e a repercussão na educação infantil. Diferentes contextos de educação da pequena infância.
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