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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0685 - Experimentação e Modelagem
Experimentaion and Modeling

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
- discutir aspectos históricos do ensino experimental e do uso da modelagem no ensino das várias áreas envolvidas
- discutir as possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de modelagem no ensino básico
- levantar dados sobre a escola onde será realizado o estágio, focalizando os limites e as possibilidades da realização do estágio nos moldes dessa Unidade
- discutir com a escola e/ou professor o desenvolvimento do estágio
- desenvolver atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas para serem realizadas no estágio
- registrar as experiências de estágio
- avaliar as atividades realizadas
 
 
 
Programa Resumido
Essa unidade de estágio é temática e envolve as disciplinas de metodologia do ensino de física química, biologia e matemática. Pretende desenvolver junto aos alunos da licenciatura a possibilidade de refletir criticamente sobre as práticas pedagógicas relacionadas à experimentação e modelagem no ensino de ciências e matemática. Contempla também a observação, o desenvolvimento a e a realização de atividades nas escolas campo do estágio.
 
 
 
Programa
- Aspectos históricos do ensino experimental e do uso da modelagem no ensino de ciências e matemática
- Discussão sobre possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de modelagem no ensino básico
- Desenvolvimento de atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas
- Realização de atividades de observação, participação e intervenção nas escolas campo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Reuniões periódicas com o docente da disciplina e com os educadores;
- Trabalhos individuais e em grupo;
- Leitura de textos;
- Realização dos estágios nas escolas campo
Critério
Serão utilizados diferentes instrumentos de verificação da aprendizagem como provas, elaboração de roteiros, trabalhos individuais e em grupos além da participação nas atividades e visitas programadas. Serão aprovados os que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Alunos que tiverem freqüentado às aulas e participado das atividades, mas não tiverem obtido aproveitamento satisfatório, poderão fazer a recuperação que se dará pela aplicação de provas e/ou realização de trabalhos individuais, logo após a finalização das atividades regulares da disciplina.
 
Bibliografia
     
AXT, R. . O papel da experimentação no Ensino de Ciências. In: MOREIRA, M. A. & AXT, R. Tópicos de Ensino de Ciências. Porto Alegre: Ed. Sagra, 1991.
BASSANEZI, R, C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto. 2002.
GIORDAN, M. Experimentação por simulação. Textos Lapeq, No 8, junho, 2003
GOLÇALVES, F e GALIAZZI, M. DO C. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In MORAES, R. e MANCUSO, R. Educação em Ciências – Produção de Currículos e Formação de Professores. Editora Unijuí, 2004.
ISQUIERDO, M; SANMARTÍ, N. & MARIONA, E. . Fundamentación y diseño de lãs prácticas escolares de ciências experimentales. Enseñanza de las Ciencias, 17 (1), p. 45-59, 1999.
JENKINS, E. W. . School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, v.21, n.7, p.703-710, 1999.
MONTEIRO, A & POMPEU JUNIOR, G. Matemática e os Temas Transversais, A. São Paulo: Moderna Editora. 2001.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA. Química Nova na Escola. SBQ/Divisão de Ensino de Química. http://www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/qnesc-12.html
WEISSMANN, H. O laboratório escolar. In Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Artmed, Porto Alegre, p.231-238, 1998.
 

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