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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0685 - Experimentação e Modelagem
Experimentation and Modeling

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 60 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
- discutir aspectos históricos do ensino experimental e do uso da modelagem no ensino das várias áreas envolvidas
- discutir as possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de modelagem no ensino básico
- levantar dados sobre a escola onde será realizado o estágio, focalizando os limites e as possibilidades da realização do estágio nos moldes dessa Unidade
- discutir com a escola e/ou professor o desenvolvimento do estágio 
- desenvolver atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas para serem realizadas no estágio
- registrar as experiências de estágio
- avaliar as atividades realizadas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6578131 - Elio Carlos Ricardo
2961052 - Lúcia Helena Sasseron Roberto
2142893 - Marcelo Giordan Santos
2104163 - Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
 
Programa Resumido
Essa unidade de estágio é temática e envolve as disciplinas de metodologia do ensino de física química, biologia e matemática. Pretende desenvolver junto aos alunos da licenciatura a possibilidade de refletir criticamente sobre as práticas pedagógicas relacionadas à experimentação e modelagem no ensino de ciências e matemática. Contempla também a observação, o desenvolvimento a e a realização de atividades nas escolas campo do estágio.
 
This thematic internship involves Chemistry and Mathematics Teaching Methodologies. The course aims to provide undergraduate students with the opportunity to reflect critically on pedagogical practices related to experimentation and modeling in Sciences and Mathematics teaching. It also includes observing, developing, and carrying out activities in field schools, in partnership with the internship program.
 
 
Programa
- Aspectos históricos do ensino experimental e do uso da modelagem no ensino de ciências e matemática
 - Discussão sobre possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de modelagem no ensino básico
 - Desenvolvimento de atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas
 - Realização de atividades de observação, participação e intervenção nas escolas campo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Reuniões periódicas com o docente da disciplina e com os educadores;
- Trabalhos individuais e em grupo;
- Leitura de textos;
- Realização dos estágios nas escolas campo
Critério
Serão utilizados diferentes instrumentos de verificação da aprendizagem como provas, elaboração de roteiros, trabalhos individuais e em grupos além da participação nas atividades e visitas programadas. Serão aprovados os que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Alunos que tiverem freqüentado às aulas e participado das atividades, mas não tiverem obtido aproveitamento satisfatório, poderão fazer a recuperação que se dará pela aplicação de provas e/ou realização de trabalhos individuais, logo após a finalização das atividades regulares da disciplina.
 
Bibliografia
     
AXT, R. . O papel da experimentação no Ensino de Ciências. In: MOREIRA, M. A. & AXT, R. Tópicos de Ensino de Ciências. Porto Alegre: Ed. Sagra, 1991.
BASSANEZI, R, C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto. 2002.
GIORDAN, M. Experimentação por simulação. Textos Lapeq, No 8, junho, 2003
GOLÇALVES, F e GALIAZZI, M. DO C. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In MORAES, R. e MANCUSO, R. Educação em Ciências – Produção de Currículos e Formação de Professores. Editora Unijuí, 2004.
ISQUIERDO, M; SANMARTÍ, N. & MARIONA, E. . Fundamentación y diseño de lãs prácticas escolares de ciências experimentales. Enseñanza de las Ciencias, 17 (1), p. 45-59, 1999.
JENKINS, E. W. . School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, v.21, n.7, p.703-710, 1999.
MONTEIRO, A & POMPEU JUNIOR, G. Matemática e os Temas Transversais, A. São Paulo: Moderna Editora. 2001.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA. Química Nova na Escola. SBQ/Divisão de Ensino de Química. http://www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/qnesc-12.html
WEISSMANN, H. O laboratório escolar. In Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Artmed, Porto Alegre, p.231-238, 1998.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
professores de matemática e de ciências (física, química e biologia)
Objetivos da atividade
Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, as ações extensionistas no âmbito das disciplinas das Licenciaturas têm, como objetivo geral, contribuir para a ampliação da inserção social da FEUSP. Do ponto de vista das/dos discentes, as iniciativas visam possibilitar-lhes experiências formativas por meio do envolvimento em atividades realizadas em instituições e espaços educativos formais e não formais. Do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos, as ações buscam promover impacto social decorrente da construção de conhecimentos advindos da relação universidade-sociedade no enfrentamento de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados à vida escolar e demais espaços educativos.
Descrição da atividade
Leitura, análise e discussão de textos sobre experimentação e modelagem; Elaboração de atividades e sequências didáticas a envolver experimentação e modelagem; Execução de atividades e sequências didáticas em contextos escolares específicos; Análise e avaliação dos resultados de execução das atividades e sequências didáticas; Apresentação dos resultados na forma de relatórios e seminários. Formas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes: relatos de experiências na forma de propostas didáticas, apresentações e textos.
Indicadores de avaliação da atividade
criatividade e crítica da produção de propostas didáticas e de sua implementação;

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