- discutir aspectos históricos do ensino experimental e do uso da modelagem no ensino das várias áreas envolvidas - discutir as possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de modelagem no ensino básico - levantar dados sobre a escola onde será realizado o estágio, focalizando os limites e as possibilidades da realização do estágio nos moldes dessa Unidade - discutir com a escola e/ou professor o desenvolvimento do estágio - desenvolver atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas para serem realizadas no estágio - registrar as experiências de estágio - avaliar as atividades realizadas
Essa unidade de estágio é temática e envolve as disciplinas de metodologia do ensino de física química, biologia e matemática. Pretende desenvolver junto aos alunos da licenciatura a possibilidade de refletir criticamente sobre as práticas pedagógicas relacionadas à experimentação e modelagem no ensino de ciências e matemática. Contempla também a observação, o desenvolvimento a e a realização de atividades nas escolas campo do estágio.
- Aspectos históricos do ensino experimental e do uso da modelagem no ensino de ciências e matemática - Discussão sobre possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de modelagem no ensino básico - Desenvolvimento de atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas - Realização de atividades de observação, participação e intervenção nas escolas campo.
AXT, R. . O papel da experimentação no Ensino de Ciências. In: MOREIRA, M. A. & AXT, R. Tópicos de Ensino de Ciências. Porto Alegre: Ed. Sagra, 1991.BASSANEZI, R, C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto. 2002.GIORDAN, M. Experimentação por simulação. Textos Lapeq, No 8, junho, 2003GOLÇALVES, F e GALIAZZI, M. DO C. A natureza das atividades experimentais no ensino de ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In MORAES, R. e MANCUSO, R. Educação em Ciências – Produção de Currículos e Formação de Professores. Editora Unijuí, 2004.ISQUIERDO, M; SANMARTÍ, N. & MARIONA, E. . Fundamentación y diseño de lãs prácticas escolares de ciências experimentales. Enseñanza de las Ciencias, 17 (1), p. 45-59, 1999. JENKINS, E. W. . School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education, v.21, n.7, p.703-710, 1999.MONTEIRO, A & POMPEU JUNIOR, G. Matemática e os Temas Transversais, A. São Paulo: Moderna Editora. 2001.SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA. Química Nova na Escola. SBQ/Divisão de Ensino de Química. http://www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/qnesc-12.htmlWEISSMANN, H. O laboratório escolar. In Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Artmed, Porto Alegre, p.231-238, 1998.