Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0695 - Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Especial
EDM0695 1 Development and Learning in Special Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Tendo como compromisso a formação de professores capazes de atuar no processo ensino e aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental I, esta disciplina pretende oferecer subsídios teóricos da psicologia da educação no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
 
Programa Resumido
- desenvolvimento como processo multideterminado.
- desenvolvimento cognitivo e socialização implicações na aprendizagem.
- desenvolvimento psicomotor: reconhecimento da relação: motor, afetivo e cognitivo e suas implicações na prática pedagógica.
 
 
 
Programa
1- Discutir o desenvolvimento a partir da identificação dos fatores bio, psico, socioculturais e suas implicações na aprendizagem.
2- Apresentar uma discussão das teorias da psicologia da educação a partir das especificidades do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação: Piaget, Wallon e Vygotsky.
3- Reconhecer a relação: motor, afetivo e cognitivo como a tríade fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas a partir de leituras indicadas; orientção de seminários, trabalhos em grupo e individuais, produção de resumos, fichamentos, resenhas e leituras; debates a partir de casos e de filmes;
Critério
Síntese expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em avaliação contínua por meio da realização de atividades intra e extra classe, avaliações escritas, da apresentação de seminários e trabalho final da disciplina.
Norma de Recuperação
Obter nota igual ou acima de cinco, de acordo com as normas estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente da disciplina.
 
Bibliografia
     
ARANTES, V. A. Afetividade na escola. São Paulo:Summus Editorial, 2003.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003
BRUNER, J.. O Processo da educação. São Paulo: Nacional, 1968.
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Vol.3. Porto Alegre: Artmed. 2004.
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LÚRIA, A. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Lúria. Porto Alegre: Artmed, 1987.
__________ Curso de Psicologia Geral. Volume I, II, III e IV Introdução Evolucionista à Piscologia – tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1991.
__________ O homem com um mundo estilhaçado; tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
__________ Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone, 2008.
FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FLAVELL, J. H. MILLER, P. e MILLER, S. A. Desenvolvimento Cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
________ A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.
FONSECA, V. da (1995) Educação Especial: programa de estimulação precoce – uma introdução às idéias de Feuerstein – 2a.Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
FONSECA, V. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1983
MIZUKAMI, M. G. N.. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1969.
PIAGET, J. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1979.
TORRES GONZÁLEZ, J. A. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
SALVADOR, C. C.(org.) (2000) Psicologia do Ensino – Porto Alegre: Artmed.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
____________ Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1985.
___________ Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.
___________ Do ato ao pensamento - Ensaio de Psicologia Comparada. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
___________ As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0695

Clique para consultar o oferecimento para EDM0695

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP