Tendo como compromisso a formação de professores capazes de atuar no processo ensino e aprendizagem na educação infantil e ensino fundamental I, esta disciplina pretende oferecer subsídios teóricos da psicologia da educação no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- desenvolvimento como processo multideterminado.- desenvolvimento cognitivo e socialização implicações na aprendizagem. - desenvolvimento psicomotor: reconhecimento da relação: motor, afetivo e cognitivo e suas implicações na prática pedagógica.
1- Discutir o desenvolvimento a partir da identificação dos fatores bio, psico, socioculturais e suas implicações na aprendizagem.2- Apresentar uma discussão das teorias da psicologia da educação a partir das especificidades do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação: Piaget, Wallon e Vygotsky.3- Reconhecer a relação: motor, afetivo e cognitivo como a tríade fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica.
ARANTES, V. A. Afetividade na escola. São Paulo:Summus Editorial, 2003.BEE, H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003BRUNER, J.. O Processo da educação. São Paulo: Nacional, 1968.COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Vol.3. Porto Alegre: Artmed. 2004. LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.LÚRIA, A. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Lúria. Porto Alegre: Artmed, 1987.__________ Curso de Psicologia Geral. Volume I, II, III e IV Introdução Evolucionista à Piscologia – tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1991.__________ O homem com um mundo estilhaçado; tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.__________ Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone, 2008.FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.FLAVELL, J. H. MILLER, P. e MILLER, S. A. Desenvolvimento Cognitivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.________ A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.FONSECA, V. da (1995) Educação Especial: programa de estimulação precoce – uma introdução às idéias de Feuerstein – 2a.Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.FONSECA, V. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1983MIZUKAMI, M. G. N.. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1969.PIAGET, J. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1979.TORRES GONZÁLEZ, J. A. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ArtMed, 2002.SALVADOR, C. C.(org.) (2000) Psicologia do Ensino – Porto Alegre: Artmed. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1987.____________ Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Rio de Janeiro: Andes, 1985.___________ Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.___________ Do ato ao pensamento - Ensaio de Psicologia Comparada. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.___________ As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.