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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0699 - Introdução ao Letramento Midiático e Informacional
Introduction to media and information literacy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
- Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem;
- Elaborar propostas pedagógicas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento no contexto escolar e social;
- Estimular a formação do leitor crítico, autoria na produção e a criação de projetos de uso integrado das diferentes mídias disponíveis e favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para seu manejo, assim como na gestão em tecnologia educacional;
- Criar oportunidades de acesso e permanência aos espaços do ensino e à utilização de novas mídias e das tecnologias da informação e da comunicação, atualizando as linguagens e renovando as estratégias didáticas articuladas com o letramento midiático e informacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
504200 - Agnaldo Arroio
 
Programa Resumido
A disciplina visa à introdução das relações entre mídia, tecnologia e educação em contexto contemporâneo (escolar e social) destacando a relevância e a confiabilidade da informação sem quaisquer obstáculos ao pleno usufruto dos cidadãos em relação aos seus direitos à liberdade de expressão e ao direito à informação. Principais tendências das pesquisas na área; políticas de acesso às novas mídias; habilidades para produção do conhecimento; alfabetização midiática e informacional; uso de audiovisuais para fins pedagógicos; uso de tecnologias digitais como espaços de aprendizagem e expressão. Recorrendo ao trabalho de construção de projetos didáticos com mídia, contribuindo para que os alunos da disciplina tornem-se autores de programas, projetos e conteúdos educacionais nas diferentes mídias. Também busca atingir alguns objetivos da Declaração de Grünwald (1982), da Declaração de Alexandria (2005) e da Agenda de Paris da UNESCO (2007). Desenvolver subsídios para que os profissionais da educação posicionem-se criticamente a respeito de sua prática e do papel desempenhado pelas tecnologias digitais de comunicação na criação de um novo ambiente educacional. Realizar visita técnica em viagens didáticas em estúdios de produção audiovisual educativa de TV.
 
 
 
Programa
Noções de letramento midiático e informacional.
Os meios de comunicação e seu papel na sociedade contemporânea.
As diferentes formas de comunicação e seu impacto na sociedade e na escola. 
Produção e uso das mídias e informação.
Integração das mídias e da informação no discurso da sala de aula.
As possibilidades de trabalho com mídias na escola e o papel do professor frente às novas tecnologias digitais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas; projeção de produtos audiovisuais (filmes e vídeos); discussões presenciais e/ou on-line de estudos de casos, textos previamente selecionados da bibliografia e websites; aulas práticas em laboratório utilizando os recursos de hardware e software disponíveis; desenvolvimento e apresentação de projetos didáticos utilizando mídias em sala de aula; realização de visita técnica em viagens didáticas em estúdios de produção audiovisual educativa de TV.
Critério
A avaliação é continuada, visando garantir o desenvolvimento integrado e contínuo das aprendizagens e competências. Serão utilizados diferentes instrumentos de verificação da aprendizagem como provas, elaboração de roteiros, trabalhos e projetos individuais e em grupos além da participação nas atividades síncronas e assíncronas e visitas programadas. A aprovação está condicionada à frequência mínima em 75% das aulas e a obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Médias entre 3,0 (três) e 4,9 (quatro e nove) pontos possibilitam que o aluno realize recuperação em período conforme calendário USP.
Norma de Recuperação
Alunos que tiverem frequentado às aulas e participado das atividades, mas não tiverem obtido aproveitamento satisfatório, poderão fazer a recuperação que se dará pela aplicação de provas e/ou realização de trabalhos individuais, logo após a finalização das atividades regulares da disciplina.
 
Bibliografia
     
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