O curso propõe fornecer um referencial teórico-prático para os alunos de pedagogia que lhes possibilite: Caracterizar o estado atual do atendimento e educação da criança de zero a seis anos no Brasil; Compreender o processo histórico desta etapa da Educação Básica, nas suas dimensões sócio-culturais, articulando-o a questões do presente; Conhecer e construir propostas de trabalho significativas para crianças de zero a seis anos, em tempo integral ou parcial; Articular conceitos teóricos ao trabalho prático com as linguagens expressivas na educação infantil; Aprofundar e prosseguir o trabalho de pesquisa nesta área.
A disciplina visa iniciar os alunos do curso de Pedagogia às questões essenciais referentes ao campo da Educação Infantil no Brasil, em relação à implementação de programas para crianças até seis anos, possibilitando a construção de referencial teórico-prático necessário ao aprofundamento do estudo e da pesquisa nessa área.
1. Creches e Pré-escolas no Brasil: origens, concepções e desafios. 2. Direito à infância e direito à brincadeira: objetivos da Educação Infantil de qualidade. 3. Concepções de infância, de Educação Infantil - processos coletivos de produção de conhecimentos pelas crianças. 4. Planejamento e Organização dos tempos e espaços educativos. 5. Registro e Documentação na Educação Infantil. 6. Múltiplas linguagens e dimensões humanas. 7. As Artes como fundamentos em construção na Educação de bebês e de crianças pequenas. 8. Culturas infantis e diversidade. 9. Pesquisa com crianças, Prática e Formação Docente. 10. Tendências contemporâneas na Educação Infantil nacional e internacional
Bibliografia Básica BRASIL. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. BRASIL. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. MEC, SEF, Brasília/DF, 1995 e 2009. DAHLBERG, G., MOSS, P., PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003 EDWARDS, C.; GANDINI, L; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Artmed, Porto Alegre, 1999 SAYÃO, Deborah. Crianças: substantivo plural. Zero-a-Seis. Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação da Pequena Infância. CCE/UFSC, Florianópolis/SC. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/10318/9584 Bibliografia Complementar ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea. (orgs) O plural da infância: aportes da Sociologia. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2012. ANDRE, Marli (org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas/SP: Papirus, 2001. BARBOSA, Maria Carmen S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre/RS: Artmed, 2008. BARBOSA, Maria Carmen S. A rotina nas pedagogias da educação infantil: dos binarismos à complexidade. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.56-69, jan./jun. 2006. BECCHI, Egle; BONDIOLI, Anna (orgs). Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professoras. Campinas/SP: Autores Associados, 2003. BENJAMIN, Walter. Reflexões: A Criança, o Brinquedo e a Educação. São Paulo: Summus, 1984. BONDIOLI, Anna (org.) O Tempo no Cotidiano Infantil. Perspectivas de pesquisa e estudo de casos. São Paulo: Cortez, 2004. BONDIOLI, Anna (org.) O Projeto Pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas/SP: Autores Associados, 2004. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. MEC, 1999. BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1998. CAMPOS, Maria Malta. Pré-Escola e Sociedade: Determinantes Históricos. Ideias, São Paulo, FAE (2), 22-26, 1998. COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Revista de Ciência da Educação. Dossiê Sociologia da infância: pesquisas com crianças. Campinas/SP, v.26, n.91, mai./ago., 2005. FARIA, Ana Lucia G. de e MELLO, Suely A. (orgs) Territórios da infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2007. FARIA, Ana Lucia G. de e MELLO, Suely A. (orgs) O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas/SP: Autores Associados, 2005. FARIA, Ana Lucia G. de. (org) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. ¬¬¬FARIA, Ana Lucia G. de. Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas/SP: Autores Associados, 2005. FARIA, Ana Lúcia G. de; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (orgs). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2ª.ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005. FARIA, Ana Lucia G. de.; PALHARES, Marina S. (orgs.) Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas/SP: Autores Associados, 1999. FARIA, Ana Lúcia G. e outros. Grandes Políticas para os Pequenos: Educação Infantil. Cadernos Cedes. nº 7, Campinas/SP: Papirus, 1995. FERNANDES, Florestan. As trocinhas do Bom Retiro. In: Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2aed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1979, p. 153-258. FORMOSINHO, Julia. Associação Criança: Um contexto de Formação em Contexto. Braga/PT: Livraria Minho, 2000. FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. FORTUNATI, A. A Educação Infantil como Projeto da Comunidade. Porto Alegre/RS: Artmed, 2009. FRITZEN, Celdon e MOREIRA, Janine (orgs) Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas/SP: Papirus, 2008. GOBBI, Marcia; PINAZZA, Monica A. (orgs.) Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014 GODOI, Elisandra. Avaliação na Educação Infantil: a importância do registro c/o fonte de reflexão. Revista Cirandar. Ano I, n.1, Hortolândia/SP, julho 2007, p.4-5. GUATTARI, Félix. As creches e a iniciação. In: Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 3aed., São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 50-55. HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Porto Alegre/RS: Artmed, 1998. HOLM, Anna Marie. Baby-Art: os primeiros passos com a arte. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007. HOLM, Anna Marie. Fazer e pensar arte. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005. KISHIMOTO, Tizuko M. A Pré-Escola em São Paulo. São Paulo: Loyola, 1988. KRAMER, Sonia. Autoria e autorizações: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n.116, p. 41-59, julho 2002. JOBIM e SOUZA, Solange. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia e LEITE, Maria Isabel (orgs.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas/SP: Papirus, 1996, p. 39-55. LARROSA, Jorge B. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre/RS: Contrabando, 1998. LOPES, J.J.M; MELLO, M.B. O jeito que nós crianças pensamos sobre certas coisas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. MACHADO, Maria L. (org.) Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002. MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições.Campinas/SP, v.10, n.1, p. 75-98, 1999. MARCELLINO, Nelson C. Pedagogia da animação. Campinas/SP: Papirus, 1990. MARTINS, José de S. (coord.) O massacre dos inocentes - a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993. MOSS, Peter. Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório? Cadernos de Pesquisa, v.41, n.142, São Paulo, jan./abr. 2011, p. 142-159. NASCIMENTO, M.L.B.P. Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? Educação não é escolarização... Principalmente quando se trata da educação da pequena infância. LEITURA: TEORIA & PRÁTICA, v. 31, p. 153/61-168, 2013. NASCIMENTO, M.L.B.P. As políticas públicas de educação infantil e a utilização de sistemas apostilados no cotidiano de creches e pré-escolas públicas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 59-80, 2012. OLIVEIRA, Zilma (org). Educação Infantil: Muitos Olhares. São Paulo: Cortez, 1994. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T.M.; PINAZZA, M.A. (orgs.) Pedagogia(s) da Infância. Porto Alegre/RS: Artmed, 2007. OSTETTO, L. E. (org) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, Papirus, 2000. PRADO, Patrícia D. Educação e Culturas infantis: crianças pequenininhas brincando na creche. São Paulo: Képos, 2012. PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando a idade. São Paulo: Képos, 2015. PRO-POSIÇÕES. Revista da Faculdade de Educação/UNICAMP, v.10, n.1(28), março 1999. RABITTI, G. À procura da dimensão perdida. Uma escola de infância de Reggio Emilia. Porto Alegre/RS: Artmed, 1999. RICHTER, Sandra. Experiência poética e linguagem plástica na infância. ANPED, (GE: Educação e Arte), Caxambú/MG, 2007. Disponível em 30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3538--Int.pdf ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel. Creches e Pré-Escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, 1992. ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria M. (orgs). Creches e Pré-Escolas no Hemisfério Norte. São Paulo: Cortez, 1994. ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. Os Fazeres na Educação Infantil. Cortez, São Paulo, 1998 ZABALZA, M. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1998