Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM1327 - Educação Infantil
Pre-School Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O curso propõe fornecer um referencial teórico-prático para os alunos de pedagogia que lhes possibilite:
Caracterizar o estado atual do atendimento e educação da criança de zero a seis anos no Brasil;
Compreender o processo histórico desta etapa da Educação Básica, nas suas dimensões sócio-culturais, articulando-o a questões do presente;
Conhecer e construir propostas de trabalho significativas para crianças de zero a seis anos, em tempo integral ou parcial;
Articular conceitos teóricos ao trabalho prático com as linguagens expressivas na educação infantil;
Aprofundar e prosseguir o trabalho de pesquisa nesta área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2096401 - Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
6577784 - Patricia Dias Prado
 
Programa Resumido
A disciplina visa iniciar os alunos do curso de Pedagogia às questões essenciais referentes ao campo da Educação Infantil no Brasil, em relação à implementação de programas para crianças até seis anos, possibilitando a construção de referencial teórico-prático necessário ao aprofundamento do estudo e da pesquisa nessa área.
 
This course aims to introduce the Pedagogy students to the essential issues related to the field of Early Childhood Education in Brazil related to the implementation of programs for children up to six years old. This knowledge intends to provide students with the necessary theoretical and practical framework to expand the study and research in this area.
 
 
Programa
1. Creches e Pré-escolas no Brasil: origens, concepções e desafios. 2. Direito à infância e direito à brincadeira: objetivos da Educação Infantil de qualidade. 3. Concepções de infância, de Educação Infantil - processos coletivos de produção de conhecimentos pelas crianças. 4. Planejamento e Organização dos tempos e espaços educativos. 5. Registro e Documentação na Educação Infantil. 6. Múltiplas linguagens e dimensões humanas. 7. As Artes como fundamentos em construção na Educação de bebês e de crianças pequenas. 8. Culturas infantis e diversidade. 9. Pesquisa com crianças, Prática e Formação Docente. 10. Tendências contemporâneas na Educação Infantil nacional e internacional
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, leitura e discussão de textos, trabalhos em pequenos grupos. Constituem atividades de Prática como Componente Curricular: elaboração de projetos de investigação com coleta, organização e análise de dados obtidos em instituições de Educação Infantil; análise de materiais utilizados com as crianças, com explicitação de bases conceituais que sustentam sua utilização.
Critério
Trabalhos e prova.
Norma de Recuperação
Pesquisa sobre temas abordados.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
BRASIL. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 
BRASIL. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. MEC, SEF, Brasília/DF, 1995 e 2009.
DAHLBERG, G., MOSS, P., PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003
EDWARDS, C.; GANDINI, L; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Artmed, Porto Alegre, 1999
SAYÃO, Deborah. Crianças: substantivo plural. Zero-a-Seis. Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação da Pequena Infância. CCE/UFSC, Florianópolis/SC. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/10318/9584

  	
Bibliografia Complementar
ABRAMOWICZ, Anete; MORUZZI, Andrea. (orgs) O plural da infância: aportes da Sociologia. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2012.
ANDRE, Marli (org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas/SP: Papirus, 2001.
BARBOSA, Maria Carmen S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre/RS: Artmed, 2008.
BARBOSA, Maria Carmen S. A rotina nas pedagogias da educação infantil: dos binarismos à complexidade. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.56-69, jan./jun. 2006.
BECCHI, Egle; BONDIOLI, Anna (orgs).  Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professoras. Campinas/SP: Autores Associados, 2003.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: A Criança, o Brinquedo e a Educação. São Paulo: Summus, 1984.
BONDIOLI, Anna (org.) O Tempo no Cotidiano Infantil. Perspectivas de pesquisa e estudo de casos. São Paulo: Cortez, 2004.
BONDIOLI, Anna (org.) O Projeto Pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas/SP: Autores Associados, 2004.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. MEC, 1999.
BROUGÈRE, Gilles.  Jogo e educação.  Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1998.
CAMPOS, Maria Malta. Pré-Escola e Sociedade: Determinantes Históricos. Ideias, São Paulo, FAE (2), 22-26, 1998.
COHN, Clarice.  Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Revista de Ciência da Educação. Dossiê Sociologia da infância: pesquisas com crianças. Campinas/SP, v.26, n.91, mai./ago., 2005.
FARIA, Ana Lucia G. de e MELLO, Suely A. (orgs) Territórios da infância: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2007.
FARIA, Ana Lucia G. de e MELLO, Suely A. (orgs) O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
FARIA, Ana Lucia G. de. (org) O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.
¬¬¬FARIA, Ana Lucia G. de. Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
FARIA, Ana Lúcia G. de; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (orgs). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2ª.ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.
FARIA, Ana Lucia G. de.; PALHARES, Marina S. (orgs.) Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas/SP: Autores Associados, 1999.
FARIA, Ana Lúcia G. e outros. Grandes Políticas para os Pequenos: Educação Infantil. Cadernos Cedes. nº 7, Campinas/SP: Papirus, 1995.
FERNANDES, Florestan.  As trocinhas do Bom Retiro. In: Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2aed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1979, p. 153-258.
FORMOSINHO, Julia. Associação Criança: Um contexto de Formação em Contexto. Braga/PT: Livraria Minho, 2000.
FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FORTUNATI, A. A Educação Infantil como Projeto da Comunidade. Porto Alegre/RS: Artmed, 2009.
FRITZEN, Celdon e MOREIRA, Janine (orgs) Educação e Arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas/SP: Papirus, 2008.
GOBBI, Marcia; PINAZZA, Monica A. (orgs.) Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014
GODOI, Elisandra.  Avaliação na Educação Infantil: a importância do registro c/o fonte de reflexão. Revista Cirandar. Ano I, n.1, Hortolândia/SP, julho 2007, p.4-5.
GUATTARI, Félix.  As creches e a iniciação. In: Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. 3aed., São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 50-55.
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Porto Alegre/RS: Artmed, 1998.
HOLM, Anna Marie.  Baby-Art: os primeiros passos com a arte. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.
HOLM, Anna Marie.  Fazer e pensar arte. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2005.
KISHIMOTO, Tizuko M. A Pré-Escola em São Paulo.  São Paulo: Loyola, 1988.
KRAMER, Sonia.  Autoria e autorizações: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n.116, p. 41-59, julho 2002.
JOBIM e SOUZA, Solange.  Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia e LEITE, Maria Isabel (orgs.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas/SP: Papirus, 1996, p. 39-55.
LARROSA, Jorge B. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre/RS: Contrabando, 1998.
LOPES, J.J.M; MELLO, M.B. O jeito que nós crianças pensamos sobre certas coisas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009.
MACHADO, Maria L. (org.) Encontros e Desencontros na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições.Campinas/SP, v.10, n.1, p. 75-98, 1999.
MARCELLINO, Nelson C. Pedagogia da animação. Campinas/SP: Papirus, 1990.
MARTINS, José de S. (coord.) O massacre dos inocentes - a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
MOSS, Peter. Qual o futuro da relação entre educação infantil e ensino obrigatório? Cadernos de Pesquisa, v.41, n.142, São Paulo, jan./abr. 2011, p. 142-159.
NASCIMENTO, M.L.B.P. Tupi or not tupi: escolarização desde o nascimento, a quem serve? Educação não é escolarização... Principalmente quando se trata da educação da pequena infância. LEITURA: TEORIA & PRÁTICA, v. 31, p. 153/61-168, 2013.
NASCIMENTO, M.L.B.P. As políticas públicas de educação infantil e a utilização de sistemas apostilados no cotidiano de creches e pré-escolas públicas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 59-80, 2012.
OLIVEIRA, Zilma (org). Educação Infantil: Muitos Olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T.M.; PINAZZA, M.A. (orgs.) Pedagogia(s) da Infância. Porto Alegre/RS: Artmed, 2007.
OSTETTO, L. E. (org) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, Papirus, 2000.
PRADO, Patrícia D. Educação e Culturas infantis: crianças pequenininhas brincando na creche. São Paulo: Képos, 2012.
PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando a idade. São Paulo: Képos, 2015.
PRO-POSIÇÕES. Revista da Faculdade de Educação/UNICAMP, v.10, n.1(28), março 1999.
RABITTI, G. À procura da dimensão perdida. Uma escola de infância de Reggio Emilia. Porto Alegre/RS: Artmed, 1999.
RICHTER, Sandra.  Experiência poética e linguagem plástica na infância. ANPED, (GE: Educação e Arte), Caxambú/MG, 2007. Disponível em 30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3538--Int.pdf
ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel. Creches e Pré-Escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, 1992.
ROSEMBERG, Fúlvia; CAMPOS, Maria M. (orgs). Creches e Pré-Escolas no Hemisfério Norte. São Paulo: Cortez, 1994.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. Os Fazeres na Educação Infantil. Cortez, São Paulo, 1998 
ZABALZA, M. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1998
 

Clique para consultar os requisitos para EDM1327

Clique para consultar o oferecimento para EDM1327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP