Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Biodinâmica do Mov Corpo Humano
 
Disciplina: EFB0128 - Introdução à Pesquisa Científica
Introduction to Scientific Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos iniciação aos conceitos de pesquisa científica básica e aplicada, nas diferentes áreas da Educação Física e Esporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
10089502 - Guilherme Wesley Peixoto da Fonseca
1271822 - Maria Urbana Pinto Brandão Rondon
 
Programa Resumido
Introduzir ao aluno de Educação Física e Esporte noções de pesquisa científica.
 
 
 
Programa
- Conceituação de pesquisa
- Consulta em base de dados e pesquisa bibliográfica
- Tipos de pesquisa
- Análise de artigo científico
- Etapas para a elaboração de um projeto de pesquisa
- Iniciação científica e intercâmbio
- Pesquisa em diferentes áreas na Escola de Educação Física e Esporte da USP

Métodos: Aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido em classe e extraclasse, palestras com especialistas e visitas programadas aos laboratórios de pesquisa
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Elaboração e apresentação de projeto de pesquisa

- Trabalhos em grupos e individuais e relatórios
Critério
Ter conseguido no mínimo 50% dos pontos nas avaliações e 70% de frequência nas aulas.
Norma de Recuperação
Devido às características da disciplina, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BARRAS, R. Os cientistas precisam escrever. São Paulo: EDUSP, 1978.

BOHM, D. & PEAT, F.D. Ciência, ordem e criatividade. Lisboa: Gradiva, 1987.

BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: EDUSP, 1980.

CAMPOS-POUCHET, M.A. Iniciação à pesquisa científica. São Paulo: SN Publicidade Ltda, 1996.

COVIAN, M.R. A essência da universidade. Ciência e Cultura v.31:615-620, 1978.

CHRÉTIEN, C. A ciência em ação. São Paulo: Papirus, 1994.

DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. Rio de Janeiro: Atlas, 1989.

DEMO, P. Conhecimento moderno. Petrópolis: Vozes, 1997.

FEYERABEND, P.K. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

GEWANSZNADJER. F. O que é método científico. São Paulo: Pioneira, 1989.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

HEGENBERG, L. Etapas da investigação científica. (Leis, Teorias, Método). São Paulo: EPU (Editora da Universidade de São Paulo), 1976.

HENRY, F. Physical education: na academic disciplin. Journal of Physical Education, Recreation and Dance. V.35:33-34, 1964.

KUHN, S.T. Estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.

KOKUBUN, E. Negação do caracter filosófico-científico da educação física: reflexões a partir da biologia do exercício. In: As ciências do esporte no Brasil. Organizadores: Amarílio Ferreira Neto, Silvana Vilodre Goellner, Valter Bracht. Campinas: Autores associados, 1995. P. 53-69.

LAUAND, L.J. O que é uma universidade. São Paulo: Perspectiva, 1987.

MANOEL, E.J. Movimento humano: considerações acerca do objeto de estudos da educação física. Boletim da Federação Internacional de Educação Física. V.56:33-39, 1986.

PEREIRA, B. As limitações do método científico. Implicações para a Educação Física. Revista Paulista de Educação Física, v.12:228-248, 1998.

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.

RARICK, L. The domain of physical education. Quest v.9:49-52, 1967.

SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Cortez, 1991.

THOM, R. "A Ciência está em pane há 25 anos". In: Os verdadeiros pensadores do nosso tempo. Organizado por Guy Sorman. Rio de Janeiro: Imago, 1989. P.49-56.

TOURAINE, A. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994.

TOYNBEE, A. Um estudo da história. São Paulo: UNB/Itatiaia, 1987.

WADDINGTON, C.H. Instrumental para o pensamento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979.

Creswell JW. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, Editora Artmed.

Galliano AG. O método científico: Teoria e prática. São Paulo, Editora Mosaico.

Marconi MA & Lakatos EM. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Editora Atlas.

Oliveira Netto AA. Metodologia da pesquisa científica: Guia prático para a apresentação de trabalhos acadêmicos. Florianópolis, Visual Books Editora.

Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre, Editora Artmed.
 

Clique para consultar os requisitos para EFB0128

Clique para consultar o oferecimento para EFB0128

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP