Ao final do Curso, o aluno deverá:a. conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.b. conhecer as principais etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas de cada etapa.c. conhecer os prováveis efeitos da atividade física sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.
O conhecimento das etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano permite ao profissional da atividade física estabelecer metas, conteúdos e estratégias adequados a cada faixa etária, de modo a otimizar o próprio processo e evitar possíveis prejuízos decorrentes de uma prática inadequada ao nível maturacional. Além disso, cabe a esse profissional conhecer os possíveis efeitos da atividade motora sobre o crescimento e desenvolvimento humano. Assim, essa disciplina visar transmitir aos alunos conhecimentos sobre as características físicas, cognitivas, motoras, afetivas, sociais e fisiológicas de cada estapa do processo de crescimento e desenvolvimento, discutindo os fatores que podem influir nesse processo e a implicação desse conhecimento para o planejamento e execução do processo ensino-aprendizagem.
a. Crescimento e desenvolvimento: conceitos básicos.b. Fatores que influenciam o processo de crescimento e desenvolvimento. c. Avaliação do crescimento: curvas de crescimento e velocidade.d. Maturação biológica: dentária, óssea e sexual.e Desenvolvimento cognitivof. Desenvolvimento psicossocial.g. Desenvolvimento motor.h. Aspectos fisiológicos.i. Envelhecimento
1. COLLI, A.S. Crescimento e desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. São Paulo, Ed. Bras. de Ciências, 1988.2. De ROSE Jr., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo, Artmed, 2002 (ou edição mais recente, 2009).3. FALKNER, F.; TANNER, J.M. Human growth: NewYork, Plenum Press, 1986. (v.2)4. FALLAHUE, D.L. Compreendendo e desenvolvimento motor. Editora Phorte, 2005.5. FARINATTI, P.T.V. Envelhecimento, promoção da saúde e exercício. São Paulo, Manole, 2008.6. MALlNA R, BOUCHARD C. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo, Roca, 20027. MARQUES, RM. et aI. Crescimento e desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros: altura e peso. São Paulo, Editora Brasileira de Ciências Ltda, 1982.8. RAPPAPORT, C.R: FlORI, W.R DAVIS, C. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo, EPU, 1981.9. TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro, Guanabara Googan, 2005.10. TANI, G. TEIXEIRA, L.: FERRAZ, O.L. Competição no esporte e educação física escolar. In NIGRO, J.A.C. (coord) Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo, SARVIER Ed., p. 73-82,1994.11. TANNER, J.M. Growth at adolescence. Oxford, Blackwell Scientific Publications, 1962. 12. TIRAPEGUI J. Nutrição; fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, Atheneu, 200613. TEXTOS EXTRAS PROPOSTOS EM AULA