Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Biodinâmica do Mov Corpo Humano
 
Disciplina: EFB0205 - Crescimento e Desenvolvimento Humano
Human Growth and Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Ao final do Curso, o aluno deverá:
a. conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.
b. conhecer as principais etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas de cada etapa.
c. conhecer os prováveis efeitos da atividade física sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4900703 - Tiago Fernandes
 
Programa Resumido
O conhecimento das etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano permite ao profissional da atividade física estabelecer metas, conteúdos e estratégias adequados a cada faixa etária, de modo a otimizar o próprio processo e evitar possíveis prejuízos decorrentes de uma prática inadequada ao nível maturacional. Além disso, cabe a esse profissional conhecer os possíveis efeitos da atividade motora sobre o crescimento e desenvolvimento humano. Assim, essa disciplina visar transmitir aos alunos conhecimentos sobre as características físicas, cognitivas, motoras, afetivas, sociais e fisiológicas de cada estapa do processo de crescimento e desenvolvimento, discutindo os fatores que podem influir nesse processo e a implicação desse conhecimento para o planejamento e execução do processo ensino-aprendizagem.
 
 
 
Programa
a. Crescimento e desenvolvimento: conceitos básicos.
b. Fatores que influenciam o processo de crescimento e desenvolvimento. c. Avaliação do crescimento: curvas de crescimento e velocidade.
d. Maturação biológica: dentária, óssea e sexual.
e Desenvolvimento cognitivo
f. Desenvolvimento psicossocial.
g. Desenvolvimento motor.
h. Aspectos fisiológicos.
i. Envelhecimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
a. Aulas expositivas.
b. Trabalhos
c. Leituras

Critério
a. Comparecimento às aulas.
b. Leitura de textos solicitados.
c. Execução dos trabalhos solicitados. d. Realização dasprovas. e. Atribuição das notas:
e.1. Provas com conteúdo específico - peso 9,0
e.2. Trabalho - peso 1,0
e.3. Média final = média das provas específicas x 0,9 + nota trabalho x 0,1 e.4. Se com a média anterior não atingir 5.0
- Prova cumulativa final - peso 5
- Nestes casos - média final = prova x 0,5 + média anterior x 0,5


Norma de Recuperação
Não há recuperação nessa disciplina
 
Bibliografia
     
1. COLLI, A.S. Crescimento e desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros. São Paulo, Ed. Bras. de Ciências, 1988.
2. De ROSE Jr., D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo, Artmed, 2002 (ou edição mais recente, 2009).
3. FALKNER, F.; TANNER, J.M. Human growth: NewYork, Plenum Press, 1986. (v.2)
4. FALLAHUE, D.L. Compreendendo e desenvolvimento motor. Editora Phorte, 2005.
5. FARINATTI, P.T.V. Envelhecimento, promoção da saúde e exercício. São Paulo, Manole, 2008.
6. MALlNA R, BOUCHARD C. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo, Roca, 2002
7. MARQUES, RM. et aI. Crescimento e desenvolvimento pubertário em crianças e adolescentes brasileiros: altura e peso. São Paulo, Editora Brasileira de Ciências Ltda, 1982.
8. RAPPAPORT, C.R: FlORI, W.R DAVIS, C. Teorias do desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo, EPU, 1981.
9. TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro, Guanabara Googan, 2005.
10. TANI, G. TEIXEIRA, L.: FERRAZ, O.L. Competição no esporte e educação física escolar. In NIGRO, J.A.C. (coord) Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo, SARVIER Ed., p. 73-82,1994.
11. TANNER, J.M. Growth at adolescence. Oxford, Blackwell Scientific Publications, 1962.
12. TIRAPEGUI J. Nutrição; fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, Atheneu, 2006
13. TEXTOS EXTRAS PROPOSTOS EM AULA
 

Clique para consultar os requisitos para EFB0205

Clique para consultar o oferecimento para EFB0205

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP