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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Biodinâmica do Mov Corpo Humano
 
Disciplina: EFB0224 - Controle Motor
Motor Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar o conteúdo de controle motor relacionado à aplicação em contextos de educação física e esporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
57021 - Luis Augusto Teixeira
 
Programa Resumido
Nesta disciplina serão abordados os seguintes tópicos associados à temática de controle motor: 1) pontos selecionados de neurofisiologia, 2) funções sensório-perceptivas, 3) processos atencionais, 4) mecanismos e organização do controle de movimentos, 5) coordenação motora e 6) lateralidade.
 
 
 
Programa
Programa: 1) Vias sensoriais relacionadas ao controle motor. Apresentação dos pontos principais dos receptores sensoriais relacionados ao controle motor. Estratégias gerais de comunicação sensorial. Propriocepção: fusos musculares, OTG, receptores articulares, aparelho vestibular. Exterocepção: tato, audição e visão: 2) Funções perceptivas. Atenção seletiva, reconhecimento de padrões e antecipação. 3) Neurofisiologia do movimento: movimentos reflexos. Divisão clássica em movimentos voluntários e automáticos. 4) Classificação de habilidades motoras. 5) Medidas: temporais, erro espacial e temporal, cinemáticas, coordenação, plataforma de força, EMG, medidas qualitativas. 6) Atenção e níveis de organização do comportamento motor. Capacidade de atenção. Atenção e complexidade de movimento/automatização 7) Organização central dos movimentos. Programas motores: pré-programação, programação, reprogramação inibição de movimento. Organização heterárquica dos movimentos. Níveis atencional/ subatencional. Participação de reflexos e GCPs no controle motor. 8) Processamento de feedback. Fatores moduladores do uso de feedback sensorial. Troca de velocidade por precisão. Correções a perturbações extrínsecas. Correções reflexivas de baixa latência. Combinação de ajustes voluntários e reflexivos. Participação de GCPs. Correções autogênicas a não-autogênicas. 9) Coordenação motora. Princípios de coordenação intersegmentar. 10) Lateralidade. Arquitetura neural e preferência manual. Assimetrias de desempenho motor. Papel da prática na lateralização do comportamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aproveitamento acadêmico será feita em função dos seguintes componentes: (a) apresentação de trabalhos Exposição Sumária e Seminário ou Laboratório; (b) pontuação em testes aplicados durante as aulas; (c) pontuação em provas escritas.
Critério
(a) apresentação de Seminário ou Laboratório (peso 1) (b) apresentação de Exposição Sumária (peso 1) (c) testes Tidia (peso 2) (d) avaliação escrita 1 (peso 1) (d) avaliação escrita 2 (peso 2) (e) avaliação escrita 3 (peso 3)
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Enoka, R. (2000). Bases neuromecânicas da cinesiologia. Barueri, Manole. Lent, R. (2010). Cem bilhões de neurônios? Rio de Janeiro: Atheneu. Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações (5a ed.). São Paulo, Edgard Blucher. Schmidt, R.A. & Lee, T.D. (2005). Motor control and learning: a behavioral emphasis. Champaign, Human Kinetics. Shumway-Cook, A, & Woollacott, M.H. (2010). Controle motor. Barueri, Manole. Teixeira, L.A. (2006). Controle motor. Barueri, Manole.
 

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