Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Biodinâmica do Mov Corpo Humano
 
Disciplina: EFB0301 - Aprendizagem Motora
Motor Learning

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Apresentar o conteúdo de aprendizagem motora relacionado à aplicação em contextos de educação física e esporte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
57021 - Luis Augusto Teixeira
 
Programa Resumido
Nesta disciplina serão abordados aspectos teóricos e aplicados de princípios de aprendizagem de habilidades motoras, a saber: características universais da aprendizagem, instrução, feedback aumentado, variáveis de organização da prática, efeitos de prática física e mental, transferência de aprendizagem e lateralização do desempenho motor pela prática.
 
 
 
Programa
Nesta disciplina serão abordados os seguintes tópicos: 1) Introdução à aprendizagem motora. 2) Características universais da aprendizagem motora: aperfeiçoamento, ganho de consistência, persistência de ganhos de desempenho e adaptabilidade. 3) Estágios e teorias de aprendizagem motora. 4) Plasticidade neural em função da aprendizagem motora: alterações estruturais e funcionais do SNC. 5) Transferência de aprendizagem de habilidades motoras. 6) Princípios de instrução para potencialização dos ganhos de aprendizagem. 7) Feedback aumentado: variáveis para potencialização de ganhos de desempenho pela prática. 8) Efeito da variabilidade de prática: interferência contextual. 9) Papel da distribuição da prática intra- e interseções na aprendizagem motora. 10) Aprendizagem pelo todo ou pelas partes. 11) Efeito de prática mental na aquisição de habilidades motoras. 12) Desenvolvimento de assimetrias motoras interlaterais pela prática de habilidades motoras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do aproveitamento acadêmico será feita em função dos seguintes componentes: (a) apresentação de trabalhos; (b) pontuação em testes aplicados durante as aulas; (c) pontuação em provas escritas.
Critério
A avaliação do aproveitamento neste curso será feita em função dos seguintes itens: (1) apresentação de seminário (10%), (2) relatório de análise crítica e proposta de aperfeiçoamento (30%), (3) relatório dos resultados de aprendizagem (20%), (4) testes de aproveitamento (15%), e (5) prova escrita (25%).
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Magill, R.A. (2000). Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher.
Magill, R.A. (2011). Aprendizagem e controle motor: conceitos e aplicações. São Paulo: Phorte.
Schmidt, R.A. & Wrisberg, C.A. (2008). Aprendizagem e performance motora uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: ArtMed.
 

Clique para consultar os requisitos para EFB0301

Clique para consultar o oferecimento para EFB0301

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP