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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0107 - Esporte e Deficiência I
Sport and Disability I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o esporte praticado pelas pessoas com deficiência, sua evolução histórica, sua problemática, as principais características e sua importância social, bem como preparar profissionais para compreender a pessoa com deficiência no âmbito do fenômeno Esporte, para ingressar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos especializados nesta área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6657077 - Michele Viviene Carbinatto
 
Programa Resumido
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o esporte praticado pelas pessoas com deficiência, sua evolução histórica, sua problemática, as principais características e sua importância social, bem como preparar profissionais para compreender a pessoa com deficiência no âmbito do fenômeno Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos especializados nesta área.
 
 
 
Programa
1) Definição e características principais das deficiências.

2) Inclusão e seu desenvolvimento no esporte para pessoas com deficiências.

3) Os movimentos esportivos para e entre as pessoas com deficiência.

4) As organizações internacionais.

5) O desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiências no Brasil.

6) As organizações nacionais.

7) As principais modalidades esportivas adaptadas desenvolvidas no Brasil.

8) Modalidades esportivas adaptadas e criadas para pessoas com deficiência.

9) Os principais eventos esportivos nacionais e internacionais na área.

10) Mercado de trabalho na área do Esporte para pessoas com deficiências.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas aulas expositivas, aulas práticas, apresentação de trabalhos em forma de seminários e afins e visitas a locais especializados em esporte para pessoas portadoras de deficiência, além de participação e relatório das competições do período.
Critério
- Participação nas aulas - 1
- Elaboração e apresentação de trabalho final - 2
- Leituras e fichamentos - 3
- Entrega de relatórios de visitas e competições - 1
- Prova escrita - 3
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
AMIRALIAN, M. L. T.; et all.   Conceituando deficiência. Revista de Saúde Pública. 34 (1): 97-103, 2000.
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GIMENEZ, R. O profissional e Educação Física na equipe multidisciplinar de trabalho com portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.4, n.4, p.56-58, 1999.
PALLA, A.C. & MAUERBERG DE CASTRO, E. Atitudes de professores e estudantes de educação física em relação ao ensino de alunos com deficiência em ambientes inclusivos. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.9, n.1, p.25-34, 2004.
SEABRA JR, L. ARAUJO, P. F. Inclusão e educação física escolar: reflexões acerca do discurso e da realidade. Revista Movimento & Percepção. V. 1, n. 2 Espírito Santo do Pinhal, 2003.
VÁLKOVA, H.; OBRUSNIKOVÁ; BLOCK, M. Impact of inclusion in general physical education on students without disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v.20, p.230-45, 2003.
WINNCK, J. P. Adapted physical education and sport. Champaign, Human Kinetics Publishers, 2011.
 

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