Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0107 - Esporte e Deficiência I
Sport and Disability I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o esporte praticado pelas pessoas com deficiência, sua evolução histórica, sua problemática, as principais características e sua importância social, bem como preparar profissionais para compreender a pessoa com deficiência no âmbito do fenômeno Esporte, para ingressar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos especializados nesta área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74045 - Elisabeth de Mattos
 
Programa Resumido
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o esporte praticado pelas pessoas com deficiência, sua evolução histórica, sua problemática, as principais características e sua importância social, bem como preparar profissionais para compreender a pessoa com deficiência no âmbito do fenômeno Esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações e grupos esportivos especializados nesta área.
 
 
 
Programa
1) Definição e características principais das deficiências.

2) Inclusão e seu desenvolvimento no esporte para pessoas com deficiências.

3) Os movimentos esportivos para e entre as pessoas com deficiência.

4) As organizações internacionais.

5) O desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiências no Brasil.

6) As organizações nacionais.

7) As principais modalidades esportivas adaptadas desenvolvidas no Brasil.

8) Modalidades esportivas adaptadas e criadas para pessoas com deficiência.

9) Os principais eventos esportivos nacionais e internacionais na área.

10) Mercado de trabalho na área do Esporte para pessoas com deficiências.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas aulas expositivas, aulas práticas, apresentação de trabalhos em forma de seminários e afins e visitas a locais especializados em esporte para pessoas portadoras de deficiência, além de participação e relatório das competições do período.
Critério
- Participação nas aulas - 1
- Elaboração e apresentação de trabalho final - 2
- Leituras e fichamentos - 3
- Entrega de relatórios de visitas e competições - 1
- Prova escrita - 3
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
AMIRALIAN, M. L. T.; et all. Conceituando deficiência. Revista de Saúde Pública. 34 (1): 97-103, 2000.
DE PAUW, KAREN P. & GRAVON, SUSAN. Disability sport. Champaign, Human Kinetics Publishers, 2005;
MATTOS, E. Pessoa portadora de deficiência física (motora) e as atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer. In: PEDRINELLI, V. J. et al. Educação física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília, SEDES-SESI, 1994.
MATTOS, E. Adaptação ao meio líquido para crianças com paralisia cerebral: uma proposta de avaliação. Revista Paulista de Educação Física, 10(2), p. 159-171, 1996.
MATTOS, E. & GORGATTI, M. G. Avaliação em esporte para portadores de deficiência. In: Kiss, M. A. P. D. Esporte e exercício – avaliação e prescrição. São Paulo, Editora Roca, 2003.
MOURA E CASTRO, J. A. Desporto para deficientes – problemas contemporâneos. In: BARBANTI, V. J.; AMADIO. A. C.; BENTO, J. O. e MARQUES, A. T. Esporte e atividade física - interação entre rendimento e saúde. São Paulo, Editora Manole, 2002.
SILVA, A.C. O atleta portador de deficiência. In: Ghorayeb, N. e Barros, T. L. O exercício - preparação fisiológica e avaliação médica - aspectos especiais e preventivos. São Paulo, Editora Atheneu, 1999.
GIMENEZ, R. O profissional e Educação Física na equipe multidisciplinar de trabalho com portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.4, n.4, p.56-58, 1999.
PALLA, A.C. & MAUERBERG DE CASTRO, E. Atitudes de professores e estudantes de educação física em relação ao ensino de alunos com deficiência em ambientes inclusivos. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v.9, n.1, p.25-34, 2004.
SEABRA JR, L. ARAUJO, P. F. Inclusão e educação física escolar: reflexões acerca do discurso e da realidade. Revista Movimento & Percepção. V. 1, n. 2 Espírito Santo do Pinhal, 2003.
VÁLKOVA, H.; OBRUSNIKOVÁ; BLOCK, M. Impact of inclusion in general physical education on students without disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v.20, p.230-45, 2003.
WINNCK, J. P. Adapted physical education and sport. Champaign, Human Kinetics Publishers, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para EFE0107

Clique para consultar o oferecimento para EFE0107

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP