Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0111 - Modalidades Esportivas e Alternativas
Alternative Sports

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Através do conhecimento, da evolução histórica e de regras das modalidades, despertar o interesse do aluno para o esporte que, pela sua importância e número de adeptos, justificam investimentos e apresentam perspectivas novas no mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3618536 - Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi
 
Programa Resumido
a) Capoeira: histórico; regras; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas dos atletas decorrente da prática regular. b) Montanhismo: histórico; ética; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas decorrentes da prática regular. c) Golfe: histórico; regras; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas decorrentes da prática regular. d) Tiro com arco: histórico; regras; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas decorrentes da prática regular. e) Boxe: histórico; regras; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas decorrentes da prática regular. f) Saltos ornamentais: histórico; regras; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas decorrentes da prática regular. g) Remo e canoagem: histórico; regras; principais competições, as modalidades no Brasil; características fisiológicas decorrentes da prática regular.
 
 
 
Programa
Conhecimento da história e das regras de modalidades esportivas alternativas que despertam grande interesse. Estudo dos componentes técnicos, físicos e táticos de maneira abrangente. Análises das capacidades e habilidades necessárias para a prática. Compreensão da importância de cada modalidade no âmbito social, cultural e psicológico. Formação e desenvolvimento de indivíduos voltados para o treinamento e competições. Planejamento de treinamentos específicos compatíveis com as exigências fisiológicas das modalidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, palestras proferidas por especialistas, atividades práticas.
Critério
Freqüência e participação nas aulas teóricas e práticas, relatório de atividades, trabalhos e prova escrita.
Norma de Recuperação
A disciplina oferecerá segunda avaliação obedecendo às datas estabelecidas no calendário USP.
 
Bibliografia
     
ALVES, A.C. Ciclismo para todos - história, técnicas modernas e treinamento. Brasil Editora BEDDINGTON, J. Squash - técnicas e táticas. 1988. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO. Futebol de Salão - regras oficiais de futebol de salão. 1989-92. GILBERTO, C. Tênis de mesa. MESQUITA, P. Tênis: regra, tática, técnica. Brasil Editora. SANT'ANA, L. Tênis de mesa. SESC - Serviço Social do Comércio. O tênis feminino no Brasil. TADAOMI, H. Beisebol - regras oficiais de beisebol. 1991 VOTORANTIN/KOCH-TAVARES. Tênis ilustrado. 1988.
 

Clique para consultar os requisitos para EFE0111

Clique para consultar o oferecimento para EFE0111

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP