1.Identificar, compreender e discutir paradigmas balizadores na pedagogia do esporte e as relações entre cultura, corpo e esporte.2. Discutir assuntos pertinentes à formação esportiva a longo prazo como clima motivacional no treinamento; ética esportiva; maturação biológica do atleta; tecnologia esportiva.3. Despertar a capacidade de análise e crítica do aluno sobre os procedimentos, as atitudes e as responsabilidades pedagógicas de profissionais do Esporte.4. Organizar e propor atividades esportiva que primem pela técnica, tática e interação esportiva do jovem atleta
Fundamentos conceituais, didáticos e pedagógicos na orientação de práticas esportivas para a formação de atleta a longo prazo.
1.Conceitos: Corpo, Esporte e Pedagogia do Esporte2. Implicações pedagógicas e Formação Esportiva: Iniciação Esportiva; Especialização Esportiva; Competição; Método de ensino em modalidades coletivas e individuais.3. Temas Interdisciplinares: motivação, ética, tecnologia. Doping.4. Planejamento, formulação de objetivos, conteúdos e avaliação.
Bibliografia BásicaDE ROSE JR., D. Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002.PAES, RR; BALBINO, HF. Pedagogia do Esporte: Contextos e Perspectivas. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2005.REVERDITO, RS; SCAGLIA, AJ; MONTAGNER, PC. Pedagogia do Esporte: Aspectos Conceituais da Competição e Estudos Aplicados.SCAGLIA, AJ; REVERDITO, RS; GALATTI, L. Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In, NASCIMENTO, JV; RAMOS, V.; TAVARES, F (orgs). Jogos Desportivos: formação e intervenção. UDESC: Florianópolis, 2013. NISTA-PICCOLO, Vilma Leni; TOLEDO, Eliana de (Org). Abordagens Pedagógicas do Esporte: Modalidades Convencionais e não-Convencionais. Papirus: Campinas, 2014. TANI, G.; BENTO, JO; PETERSEN, RDS. Pedagogia do Desporto. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2006. Bibliografia ComplementarGRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O Ensino dos Jogos Desportivos. Universidade do Porto: Porto, 1995. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.MOREIRA,WW; BENTO, JO. Citius, Altius, Fortius: Brasil, Esportes e Jogos Olímpicos. Cada da Educação Física: Belo Horizonte, 2014.MENEZES, RP. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, Rio Claro, v.18 n.1, p.34-41, jan./mar. 2012. Disponivel em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3705/pdf_146.PADRÃO, ALP. Manual de Mini-Handebol. Phorte: São Paulo, 2014.SILVA, F.S.; FERNANDES, L. & CELANI, F.O. Desporto de crianças e jovens – um estudo sobre as idades de iniciação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n.2, p.45-53, 2001.VILANI, L.H.P.; SAMULSKI, D.M. Família e Esporte: uma revisão sobre a influência dos pais na carreira esportiva de crianças e adolescentes. IN: SILAMI GARCIA, S.; LEMOS, K.L.M. Temas Atuais VII: Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, 2002, p.09-26.