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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0119 - Judô I
Judo I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Geral da Disciplina
Proporcionar uma visão ampla das possibilidades de atuação profissional junto à modalidade esportiva judô.

Específicos da Disciplina
Proporcionar ao aluno conhecimentos relacionados à origem, desenvolvimento e difusão do judô em diferentes localidades;
Proporcionar ao aluno a capacidade de compreensão da interação entre os aspectos do desenvolvimento histórico e filosófico do judô com a atuação do profissional nos diversos locais de sua prática;
Desenvolver no aluno a capacidade de analisar tática e tecnicamente lutas de judô;
Possibilitar a intervenção no processo ensino-aprendizagem do judô, adequando as atividades típicas dessa modalidade às características dos praticantes;
Desenvolver no aluno a compreensão dos aspectos fisiológicos que influenciam o desempenho no judô;
Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar um programa básico de treinamento físico visando o aumento de desempenho de atletas de judô.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
394629 - Emerson Franchini
 
Programa Resumido
História do judô. Organização do judô. Processo ensino-aprendizagem das técnicas de judô. Preparação técnica e tática no judô. Preparação física para atletas de judô.
 
 
 
Programa
Unidade Temática I: História e Filosofia do Judô
(a) Dimensões conceituais – fatos históricos do desenvolvimento do judô no Brasil e no Mundo. Tópicos centrais: Origens e Jogos Olímpicos.
(b) Dimensões procedimentais – aprendizagem dos procedimentos de etiqueta adotados na prática do judô e sua relação com a filosofia oriental.
(c) Dimensões atitudinais – respeito, compreensão e posicionamento frente aos aspectos filosóficos da cultura oriental utilizada na prática do judô.
Unidade Temática II: Ensino do judô – Fundamentos e Técnicas
(a) Dimensões conceituais – divisões das técnicas do judô, princípios básicos das técnicas de judô e características do processo ensino-aprendizagem.
(b) Dimensões procedimentais – procedimentos a serem adotados na observação e correção da execução das técnicas de judô.
(c) Dimensões atitudinais – respeito ao parceiro de aula, valorização e compreensão das normas de segurança no processo ensino-aprendizagem do judô.
Unidade Temática III: Judô competitivo - características
(a) Dimensões conceituais – conhecimento das regras básicas do judô, envolvendo pesagem, tipos de súmulas de disputa, divisão dos participantes, pontuações e punições durante a luta.
(b) Dimensões procedimentais – aprendizagem dos procedimentos de elaboração de súmulas de competições, capacidade de interpretar as regras e explicá-las. Conhecimento e procedimentos básicos de estruturação/organização de uma competição de judô.
(c) Dimensões atitudinais – tomada de decisão em eventos e competições. Atitudes frente a problemas organizacionais.
Unidade Temática IV: Aspectos fisiológicos e treinamento de atletas de judô
(a) Dimensões conceituais – conhecimento da solicitação fisiológica da luta de judô e de atividades típicas da modalidade. Implicações desse conhecimento na elaboração de sessões de judô, bem como na elaboração de um programa de treinamento. Prescrição de treinamento para atletas de judô, com subdivisão das capacidades físicas força, potência muscular, potência aeróbia, potência e capacidade anaeróbias.
(b) Dimensões procedimentais – aprendizagem dos procedimentos de elaboração de uma sessão de judô e de um programa de treinamento específico para o judô quanto ao aspecto fisiológico. Adequação de materiais para o treinamento no judô.
(c) Dimensões atitudinais – valorização de atitude positiva quanto à importância do processo de avaliação, elaboração do programa e reavaliação na elaboração do programa de judô. Condutas e atitudes profissionais frente ao cronograma de competições do calendário típico do judô.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por meio de trabalhos escritos, relatórios de observação, participação nas aulas e provas escritas.
Critério
A avaliação do aproveitamento dos alunos será feita em função de três itens: avaliações das unidades temáticas (40%), dos trabalhos escritos e relatórios (30%) e da participação nas aulas (30%).
Norma de Recuperação
Disciplina sem recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica
Franchini, E. Judô: desempenho competitivo. Barueri: Manole, 2010. 2ª edição.
Franchini, E. Análise e ensino do judô In: Tani et al. (eds). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p.384-398.
Franchini, E.; Del’Vechio, F.B. Preparação física para atletas de judô. São Paulo: Phorte Editora, 2008.
Franchini, E.; Del’Vechio, F.B. Tradição e modernidade no judô: histórico e implicações In: Rubio, K. et al. (eds). Ética e compromisso social nos Estudos Olímpicos. Porto Alegre: Editora PUC-RS, 2007. p.121-145.
Kudo, K. O judô em ação. São Paulo: Sol S.A., 1972.

Complementar
Brito et al. Carbohydrate intake and immunosuppression during judo training. Medicina dello Sport, v.64, p.393 - 408, 2011.
Calmet, M. et al. Modeling approaches of grasps in judo competition contests. International Journal of Performance Analysis in Sport, v.10, p.229 - 240, 2010.
Detanico, D. et al. Relationship of aerobic and neuromuscular indexes with specific actions in judo. Science & Sports, v.27, p.16 - 22, 2012.
Ferreira Julio, U. et al. Home advantage in judo: A study of the world ranking list. Journal of Sports Sciences, v.31, p.212 - 218, 2013.
Ferreira Julio, U. et al. Tracking 10-year competitive winning performance of judo athletes across age groups. Perceptual and Motor Skills, v.113, p.139 - 149, 2011.
Franchini, E. Born to fight? Genetics and combat sports. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.9, n.1, p.1-8, 2014.
Franchini, E. et al. Judo combat: time-motion analysis and physiology. International Journal of Performance Analysis in Sport, v.13, p.624 - 641, 2013.
Franchini, E. et al. Physiological and performance responses to intermittent uchi-komi in judo. Journal of Strength and Conditioning Research, v.27, p.1147 - 1155, 2013.
Franchini, E. et al. Physiological profiles of elite judo athletes. Sports Medicine, v.41, p.147 - 166, 2011.
Miarka, B. et al. A comparison of time-motion performance between age groups in judo matches. Journal of Sports Sciences, v.30, p.899 - 905, 2012.
Miarka, B. et al. Reinterpreting the history of women’s judo in Japan. International Journal of the History of Sport, v.28, p.1016 - 1029, 2011.
Miarka, B. et al. Técnica y táctica en judo: una revisión. Revista de Artes Marciales Asiáticas, v.5, p.91 - 112, 2010.
 

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