Geral: Estimular o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno, visando preparar profissionais que compreendam e apliquem conhecimentos sobre a evolução histórica do futebol, bem como em seus aspectos organizacionais e de treinamento. Específicos: Proporcionar ao aluno a compreensão sobre a evolução histórica do futebol, incluindo aspectos relacionados a sua origem e desenvolvimento. Desenvolver habilidades e competências para aplicar os conhecimentos sobre aspectos organizacionais do futebol, incluindo gestão de clubes e competições; Capacitar os alunos para aplicar conhecimentos sobre treinamento físico, técnico e tático no futebol, incluindo a compreensão de sistemas de jogo, controle de carga e preparação física.
Evolução Histórica do Futebol; Conceitos e Técnicas Fundamentais do Futebol; Regras do Futebol e sua relação com o desenvolvimento do esporte; Arbitragem do futebol; Ensino, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos fundamentos; Técnica e tática do futebol: conceitos, importância e classificação; Características básicas de um sistema: tática ofensiva e defensiva, tipos de marcação; Avaliação no futebol: preparação física e preparação técnica. Pesquisas no futebol; Supervisão e gerenciamento do Departamento de Futebol. Análise de Desempenho no futebol.
• Origens e Expansão do Futebol: História e fatores que influenciaram seu crescimento global. • Desenvolvimento do Futebol no Brasil; • Regras do Futebol e sua influência no desenvolvimento da modalidade; • Noções de arbitragem. • Regulamentação do Futebol de Campo; • Participação Feminina no Futebol; • Métodos de Ensino das Habilidades Técnicas Básicas do Futebol; • Técnica no futebol: Conceituação e importância; • Fundamentos do Futebol; princípios básicos do futebol e métodos de ensino e treinamento; • Tática no Futebol: Sistema, estratégia e tática de jogo; • Evolução dos Sistemas de Jogo; Sistemas de jogo mais utilizados (4-3-3; 4-4-2; 4-5-1; 3-5-2; 5-3-2; 3-6-1) • Ciência no Treinamento de Futebol e aplicação de princípios treinamento na modalidade; • Preparação Física no Futebol; • Informática e Análise de Jogo no Futebol: importância da tecnologia da informação na análise de desempenho e estratégia no futebol. • Administração e Organização dos Clubes de Futebol: estrutura administrativa e organizacional dos clubes de futebol; • Escola de Futebol. Aspectos Técnicos e organizacionais. Supervisão do Departamento de Futebol; Gestão no futebol.
Básicas: • AQUINO, R., & GONÇALVES, L. G. (2019). Observação, análise e interpretação do desempenho em treino e jogo no futebol: um matrimônio entre a ciência e a prática. Curitiba: CRV.. • BRAUBE, J. et al. El futbol base: programas de entrenamiento. Barcelona: Paidotribo, s/d. • Carling, C. (2013). Interpreting physical performance in professional soccer match-play: should we be more pragmatic in our approach?. Sports medicine, 43, 655-663. • Carling, C., Bloomfield, J., Nelsen, L., & Reilly, T. (2008). The role of motion analysis in elite soccer: contemporary performance measurement techniques and work rate data. Sports medicine, 38, 839-862. • Carling, C., Gregson, W., McCall, A., Moreira, A., Wong, D. P., & Bradley, P. S. (2015). Match running performance during fixture congestion in elite soccer: research issues and future directions. Sports Medicine, 45, 605-613. • Cunha, S. A., Moura, F. A., Santiago, P. R. P., Castellani, R. M. P., & Barbieri, F. A. (2000). Futebol: aspectos multidisciplinares para o ensino e treinamento. Grupo Gen-Guanabara Koogan. • Hargreaves, A. (2009). Skills & Strategies for coaching soccer. Human Kinetics. • MANTOVANI, M., & Frisselli, A. (1999). Futebol teoria e prática. São Paulo: Phorte. • Rees, R., Van der Meer, C., & Yeagley, J. (2003). Coaching soccer successfully. Human Kinetics. • RIUS, J. S. (2003) Futebol: exercícios e jogos. 8ed. Porto Alegre: Artmed. • Torrelles, Á. S., & Alcarz, C. F. (2003). Escolas de futebol: Manual para organização e treinamento. ArtMed. • Whitehead, S. (1987)The complete book of coaching youth soccer: the authoritative guide to successful team tactics and competitive individual skills. Complementares: • Bourbousson, J., Poizat, G., Saury, J., & Sève, C. (2011). Description of dynamic shared knowledge: an exploratory study during a competitive team sports interaction. Ergonomics, 54(2), 120-138. • Palucci Vieira, L. H., Barbieri, F. A., Kellis, E., Oliveira, L., Aquino, R., Cunha, S., ... & Santiago, P. (2021). Organisation of instep kicking in young U11 to U20 soccer players. Science and Medicine in Football, 5(2), 111-120. • Palucci Vieira, L. H., Carling, C., Barbieri, F. A., Aquino, R., & Santiago, P. R. P. (2019). Match running performance in young soccer players: A systematic review. Sports Medicine, 49, 289-318.