Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0154 - Dimensões Sociológicas da Educação Física e do Esporte
Sociological Dimensions of Physical Education and Sport

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Analisar a relação entre o indivíduo e a sociedade, considerando a os aspectos político-sociais, ético-morais, técnico-profissional e científico.
Conhecer e analisar a realidade social brasileira e sua inter-relação com o desenvolvimento da Educação Física e Esporte no país.
Identificar e analisar os padrões de estabilidade e mudança da Educação Física e o Esporte na sociedade atual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
559091 - Ana Lucia Padrão dos Santos
 
Programa Resumido
Introdução à Sociologia, principais autores e conceitos gerais. Reflexões sobre a Educação Física, Esporte, Educação, sociedade e grupos sociais específicos. Atuação profissional em Educação Física e Esporte.
 
 
 
Programa
Introdução à Sociologia:
 Principais autores e teorias.
 Conceitos gerais: indivíduo e sociedade; interação e desenvolvimento social; socialização; cultura; grupos sociais; estrutura e dinâmica social; instituições sociais; regulamentação, controle e desvio social; cidadania; mudança social;
 Sociedade brasileira: educação, escolaridade e educação física.
Dimensões Sociológicas da Educação Física e Esporte:
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: faixas etárias.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: educação.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: raça e etnia.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: aspectos socioeconômicos.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: gênero.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: religião.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: aspectos políticos.
 Educação Física, Esporte e grupos sociais: organizações
formais.
 Educação Física, Esporte e sociedade: qualidade de vida.
 Educação Física, Esporte e sociedade: mídia de massa.
 Educação Física, Esporte e sociedade: controle e desvio social.
 Educação Física, Esporte e sociedade: regulamentação e atuação profissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e Seminário.
Critério
Ter conseguido no mínimo 50% dos pontos nas avaliações e no mínimo 70% de frequência nas aulas.
Norma de Recuperação
Devido às características da disciplina, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M. A. B.; MONTAGNER, P. C.; GUTIERREZ, G. L. A inserção da regulamentação da profissão na área de Educação Física, dez anos depois: embates, debates e perspectivas. Movimento, v. 15, n 3, p. 275-292, 2009.
ATKINSON, M.; YOUNG, K. Deviance and social control in sport. Champaign, IL: Human Kinetics, 2008.
BENTO, J. O. Do corpo e do activismo na conjuntura de mercado e consumo. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto, v. 9, n. 2-3, p. 203-227, 2009.
BLOYCE, DANIEL. ; SMITH, A. Sport, policy, and development: an introduction. Milton Park, Abingdon, Oxon: Routledge, 2010.
BRASIL. Lei n. 9696, de 1º de setembro de 1998. Brasília: Senado, 1998.
BRASIL. Resolução CNE/CSE n. 4, de 6 de abril de 2009. Brasília: CNE, 2009.
BRASIL. Resolução CNE/CSE n. 7, de 31 de março de 2004. Brasília: CNE, 2004.
COAKLEY, J. Sports in society: issues and controversies. New York: McGraw-Hill, 2009.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Carta brasileira de Educação Física. Disponível em: < http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=21>. Acessado em 8 de março de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Carta brasileira de prevenção integrada na área da saúde. Disponível em: < http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=30>. Acessado em 8 de março de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Carta brasileira de prevenção integrada na área da saúde. Disponível em: < http://www.confef.org.br/extra/conteudo/default.asp?id=30>. Acessado em 8 de março de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Guia dos princípios de conduta ética do estudante de Educação Física. Disponível em: . Acessado em 8 de março de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Resolução CONFEF nº 056 de 18 de agosto de 2003. Código de Ética dos Profissionais de Educação Física. Brasília: DOU, 2003.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Resolução CONFEF nº 137 de 5 de março de 2007. Código Processual de Ética dos Profissionais de Educação Física. Brasília: DOU, 2007.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Resolução CONFEF nº046 de 19 de março de 2002. Intervenção do Profissional de Educação Física. Brasília: DOU, 2002.
COSTA, L. (Org) Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
DIAS, R. Fundamentos de sociologia geral. Campinas: Alinea, 2011.
FERRANTE, J. Sociology: a global perspective. Wadsworth: Cengage Learning, 2013.
GIDDENS, A. Sociologia. São Paulo: Penso, 2012.
GIULIANOTTI. R. Sociologia do Futebol. Nova Alexandria, 2010.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. F. (Org.) Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2008.
HARRIS, J. C. Sociologia da atividade física. In: HOFFMAN, S.J. & HARRIS, J.C. Cinesiologia: O estudo da atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.
HENSLIN, J. M. Essentials of sociology, a down-to-earth approach. Boston, Mass: Prentice Hall. 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: .
JARVIE, G. Sport, culture and society: an introduction. New York: Routledge: 2011.
KAREN, D.; WASHINGTON, R. E. The sport and society reader. London: Routledge, 2010.
LOMBA-VIANA, M.; LOMBA-VIANA, J. C. V. Desporto: religiões, ritos e mitos afro-brasileiros. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2011.
MARQUES, R. F. R.; GUTIERREZ, G. L.; MONTAGNER, P. C. Novas configurações socioeconômicas do esporte contemporâneo. Revista de Educação Física. Maringá. v. 20, n. 4, p. 637-648, 2009.
MURAD, M. Sociologia e Educação Física. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
PRONI, M. W. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Revista Motriz. Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 788-798, 2010.
SCHAEFER, R. T. Sociology. New York: McGraw-Hill Humanities. 2008.
SCHNEIDER, R. C. Ethics of sport and athletics: theory, issues, and application. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins, 2009.
SEGAERT, B.; THEEBOOM, M.; TIMMERMAN, C.; VANREUSEL, B. Sport governance, development and corporate responsibility. Abingdon, Oxon: Routledge: 2012.
SMITH, E. Sociology of sport and social theory. Champaign, IL: HumanKinetics, 2010.
SOUZA, J.; MARCHI JR., W. Por uma gênese do campo da sociologia do esporte: cenários e perspectivas. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 45-70, 2010.
THOMAS, J. R. & NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2012.
TUBINO, M. J. G.; TUBINO, F. M.; GARRIDO, F. A. C.
Dicionário Enciclopédico do Esporte. São Paulo: Senac, 2007.
VELOZO, E. L. Educação Física, ciência e cultura. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Campinas, v. 31, n. 3, p. 79-93, 2010.
WOODS, R. B. Social issues in sport. Champaign, IL: HumanKinetics, 2011.
SANTOS, A. L. P. Avaliação da preparação profissional em educação física: evidências e reflexões. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. n. 27, supl. 7, p.21-25, 2013.
PILETTI, N.; PRAXEDES, W. Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para EFE0154

Clique para consultar o oferecimento para EFE0154

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP