Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0157 - Marketing e Comunicação no Esporte
Sports Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Geral da disciplina
Caracterizar o mercado de produtos e serviços esportivos e identificar os principais fatores que influenciam o comportamento das organizações esportivas e do consumidor do esporte.
Específicos da disciplina
• Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar o conceito, os tipos, a aplicabilidade e estudar "cases" de comunicação integrada de organizações esportivas no contexto brasileiro e internacional;
• Oferecer ao aluno a oportunidade de estudar o conceito, os tipos, a aplicabilidade e estudar "cases" de marketing esportivo no contexto brasileiro e internacional;
• Possibilitar ao aluno a oportunidade para aprender planejar, organizar e dirigir ações de comunicação e marketing para produtos e serviços esportivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
462799 - Ary Jose Rocco Junior
 
Programa Resumido
Programa Resumido
Mercado de Produtos e Serviços esportivos: panorama geral da Indústria do Esporte. Esporte e Indústria do Entretenimento. Modelo de Comunicação Estratégica para Organizações Esportivas. Componentes da Comunicação Estratégica no Esporte. Marketing esportivo: conceito, natureza e caraterísticas. Os 4 Ps de marketing aplicados ao esporte. O consumidor do esporte e seu comportamento. Plano de Marketing e Comunicação no Esporte.
 
 
 
Programa
Mercado de Produtos e Serviços esportivos: panorama geral da Indústria do Esporte.
• O investimento empresarial no esporte.
• A importância da mídia para a indústria do esporte.
• Esporte e indústria do entretenimento.
• Modelo de Comunicação Estratégica para Organizações Esportivas.
• Componentes da Comunicação Estratégica no Esporte: Comunicação Pessoal e Interna; Comunicação de Massa (Produtos Editoriais, Comunicação Visual e Eletrônica e Novas Mídias); Comunicação de Serviços e Apoio ao Esporte (Publicidade e Propanda, Relações Públicas e Gestão de Crises e Pesquisa em Esporte).
• Marketing esportivo: conceito, natureza e caraterísticas.
• Os 4 Ps de marketing aplicados ao esporte
. O consumidor do esporte e seu comportamento.
. Segmentos do marketing esportivo.
. Promoção, patrocínio e comercialização de produtos e serviços esportivos.
. Elaboração de um Plano de Marketing
• O investimento empresarial no esporte.
• A importância da mídia para a indústria do esporte.
• Esporte e indústria do entretenimento.
• Os 4 Ps de marketing aplicados ao esporte
. O consumidor do esporte e seu comportamento.
. Segmentos do marketing esportivo.
. Promoção, patrocínio e comercialização de produtos e serviços esportivos.
. Elaboração de um Plano de Marketing e Comunicação no Esporte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas serão desenvolvidas de forma teórico-expositivas, discussões de textos em grupos, e palestras de profissionais da área.
Critério
Trabalhos práticos, leituras, visitas e participação - 20% - Prova 40% - Elaboração e apresentação de Projeto na área de Marketing e Comunicação no Esporte – 40%
Norma de Recuperação
Considerando a avaliação desenvolvida durante o curso, não
haverá sistema de recuperação.
 
Bibliografia
     
BILLINGS, A. C.; BUTTERWORTH, M. L.; TURMAN, P. D. Communication and Sport – surveying the field. Los Angeles: Sage, 2012.
BLACKWELL, R. D.; MINARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do Consumidor 9ª edição, São Paulo: Pioneira Tompson Learning, 2005.
CARDIA, Wesley. Marketing Esportivo e Administração de Arenas. São Paulo: Atlas, 2014.
COBRA, M. Marketing do entretenimento. São Paulo: SENAC, 2008.
GOLDMAN, R.; PAPSON, S. Nike culture. London: Sage, 1998.
HAWKIS, D. I.; MOTHERSBAUGH, D. L.; BEST, R. J. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de janeiro: Elsevier, 2007 – 2ª tiragem
HORNE, J. Sport in consumer culture. New York: Palgrave MacMillan, 2006.
KOTLER, P.; REIN, I.; SHIELDS, B. Marketing esportivo – a reinvenção do esporte na busca de torcedores. Porto Alegre: Bookman, 2008.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4a. ed. – revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003.
MATTAR, Michel Fauze; MATTAR, Fauze Najib. Gestão de Negócios Esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing esportivo. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
MOWEN, J., MINOR, M. Comportamento do consumidor. São Paulo, ed. Prentice Hall, 2003.
MULLIN, B. J.; HARDY, S.; SUTTON, W. A. Marketing esportivo. Porto Alegre: Bookman, 2000.
PEDERSEN, P. M.; MILOCH, K. S.; LAUCELLA, P. C. Strategic Sport Communication. Champaign: Human Kinetics, 2007.
PITTS, B. G.; STOTLAR, D. K. Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo: Phorte, 2002.
ROCCO JR, A. J. Marketing e gestão do esporte. São Paulo: Atlas, 2012.
SOLOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor Comprando, Possuindo e Sendo. Porto Alegre: Bookman, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para EFE0157

Clique para consultar o oferecimento para EFE0157

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP