Geral da disciplinaApresentar ferramentas, técnicas e métodos utilizados no gerenciamento de projetos esportivos, em especial eventos direcionados para o esporte. Específicos da disciplina• Preparar o aluno para gerenciar projetos esportivos.. Desenvolver um espírito de investigação na área de Gestão de Projetos Esportivos.. Caracterizar o mercado de eventos esportivos e os fatores que influenciam o comportamento de produtores, investidores e consumidores nesse mercado.
Análise, planejamento e elaboração, bem como avaliação de diversos tipos de projetos e eventos esportivos; A organização de projetos e eventos esportivos se torna um conteúdo de extrema importância, pois o gestor esportivo deve estar preparado e capacitado para desenvolver seu papel quando solicitado. A possibilidade de desenvolver a função de “empreendedor” em projetos esportivos e “produtor” de eventos na área é grande no atual contexto do esporte brasileiro e internacional. Planejamento de Projetos e Eventos Esportivos.
Elaboração de projetos;Planejamento de projeto em esporte;Áreas de conhecimento e elementos da gestão de projetos em esporte (escopo, risco, tempo, equipes e outros);Custos de execução do projeto;Captação de recursos para Projetos em Esporte;Controle e acompanhamentos de projetos;Possibilidades para planejamento financeiro do evento e captação de recursos financeiros;Contextualização dos eventos esportivos;Conceito, definição e classificação de eventos esportivos;Planejar um evento esportivo e as necessidades sociais; Análise e diagnóstico dos eventos esportivos;Organizar a inter-relação dos recursos humanos, físicos, financeiros e materiais para execução de um evento; Execução e coordenação dos eventos esportivos, plano de riscos;Planejar atrações que transformem o evento esportivo em entretenimento ao alcance de todos;Colocar o evento esportivo a serviço dos interesses sociais; Prognóstico, execução e avaliação de projetos esportivos.
ALLEN, J.; O´TOOLE, W.; McDONNELL, I.; HARRIS, R. Organização e Gestão de Eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARDOSO, Mauricio.: 100 anos de Olimpíada : de Atenas a Atlanta. São Paulo: Scritta, 1996.GARCAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003.MATIAS, M. Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas. Barueri: Manole. 2010.MATTAR, Michel Fauze; MATTAR, Fauze Najib. Gestão de Negócios Esportivos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.MELO NETO, Francisco Paulo de.: Marketing de eventos. Rio de Janeiro Sprint 2001.NICOLINI, Henrique. O Evento Esportivo como Objetivo de Marketing. São Paulo: Phorte, 2009.PAYNE, M. A Virada Olímpica. Rio de Janeiro: COI, Casa das Palavras, 2006.POIT, Davi Rodrigues. Organização de eventos esportivos. São Paulo: Phorte, 2006.PRIORE, Mary del; MELO, Victor Andrade (orgs). História do esporte no Brasil : do império aos dias atuais. São Paulo Unesp 2009.RUBIO, Kátia. Do Olimpo ao pós-Olimpismo: elementos para uma reflexão sobre o esporte atual. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 16, n. 02, p. 130-143, 2002. Disponível online.WESTERBEEK, H.; SMITH, A.; TURNER, P.; EMERY, P.; GREEN, C.; VAN LEEUWEN, L. Managing Sport Facilities and Major Events. Routledge: London, 2006.ZANELLA, Luiz Carlos.: Manual de organização de eventos : planejamento e operacionalização. São Paulo: Atlas, 2012.ZITTA, Carmem.: Organização de eventos : da idéia à realidade. Brasília Editora SENAC DF 2012.