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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Educação Física e Esporte
 
Esporte
 
Disciplina: EFE0159 - Ginástica Para Todos
Gymnastic for All

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
1.	Identificar os fundamentos da ginástica para todos (GPT) nos aspectos biomecânicos e pedagógicos;
2. Vivenciar os fundamentos das ginásticas sem auxílio de aparelhos oficiais (acrobática/aeróbica); nos aparelhos oficiais (artística/ trampolim: trave, argolas, paralelas, solo, salto, mini-trampolim, dentre outros) e com aparelhos oficiais (rítmica: bola, arco, corda, maças e fitas).
3. Adquirir resistência muscular local e condicionamento físico geral pela prática de elementos ginásticos
4. Refletir sobre a estética e técnica dos movimentos ginásticos
5. Propor composições de sequências de elementos de ginástica com criatividade e criticidade
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6657077 - Michele Viviene Carbinatto
 
Programa Resumido
Fundamentos das Ginásticas. Vivencia dos elementos de ginásticas com/sem e nos aparelhos oficiais das ginásticas. Composição de sequências de ginástica.
 
 
 
Programa
1.	A GPT: história, caminhos e proposta; 
2. As ginásticas e seus aparelhos;
3. Os elementos ginásticos e as demandas físicas;
4. Os fundamentos biomecânicos dos movimentos ginásticos;
5. A estética e a técnica no esporte.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Vivência prática no salão D ou CEPEUSP dos
fundamentos das Ginásticas. Verificação do
desenvolvimento dos elementos antes e após aulas.
e sequências de elementos
2. Composição de uma coreografia/ sequência de
Movimentos, com e/ou sem acompanhamento musical.
Critério
Para acompanhar a aprendizagem
Fase 1, de Aprendizagem: o exercício é apresentado para o aluno e sua execução ainda é muito é realizada com muito auxílio e apresenta muitas dificuldades.
Fase 2, de Assimilação: o aluno já executa o exercício, mas ainda precisa de algum auxílio.
Fase 3, de Aperfeiçoamento: o aluno executa o exercício e o professor corrige apenas pequenos detalhes.
Fase 4, de Domínio: o exercício está automatizado e o aluno executa com perfeição ou perto da perfeição, sendo assim, pronto para ser inserido em séries e/ou competições.
Para acompanhar a composição
1. Sequência lógica entre os elementos;
2. Temática, figurino, música e criatividade
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica

JEMNI, M (Ed) The Science of Gymnastics.Routledge: NY, 2011.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA. Regulamento Técnico de Ginástica Para Todos, 2015.
NUNOMURA, M. (Org.); TSUKAMOTO, M. (Org.). Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009.
PAOLIELLO, E. Ginástica Geral: Experiências e Reflexões. São Paulo, Phorte, 2008.
SANTOS, J. C. E. Ginástica geral- elaboração de coreografias, organização de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2001.


Bibliografia Complementar

BROCHADO, F.; BROCHADO, M. Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
TANI, G. (Ed.); BENTO, J. O. (Ed.); PETERSON, R. D. S. (Ed.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
MECHBACH, J.; WANEBERG, P.L. The World Gymnaestrada – a Non-competitive event. The concept “Gymnastics for All” from the perspective of Ling Gymnastics. Scandinavian Sport Studies Forum, v. 2, p. 99-118, 2011.
NISTA-PICCOLO, V.; TOLEDO, E.de. Abordagens Pedagógicas do Esporte: Modalidades Convencionais e Não-Convencionais. Papirus: Campinas, 2014.
 

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